Connect with us

GERAL

WD negocia com Anatel expansão da internet móvel e banda larga

Publicado

em

O governador Wellington Dias se reuniu, na quinta-feira (25), em Brasília, com o vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e ex-senador pelo estado Acre, Aníbal Diniz. Ele apresentou o projeto Piauí Conectado e discutiu a necessidade de expansão da rede de telecomunicação e de internet móvel e banda larga no país.

Segundo o governador Wellington Dias, a demanda por conectividade, em especial nas regiões mais afastadas dos grandes centros populacionais, torna imperativo um plano de ação, capitaneado pelos Estados e a agência reguladora, que possibilitaria a garantia de mais oportunidades de trabalho e educação, a criação de novas demandas econômicas, gerando emprego e renda, além de todo o desenvolvimento inerente.

“É importante garantir as condições de respostas de atendimento, especialmente para as regiões que mais precisam, como a Amazônia Legal, o Nordeste e mesmo os estados mais desenvolvidos, no que diz respeito às comunidades mais isoladas, mas que demandam uma infraestrutura em comunicação que atenda  à uma potência mais elevada, ofertando ao menos serviços de 3G e 4G. Ou seja, uma estrutura focada na necessidade de investimentos para fibra óptica e uma rede que possa, de forma moderna, atender a verdadeira demanda”, complementa Dias.

Durante o encontro, o vice-presidente da Anatel conheceu o projeto Piauí Conectado, que deve ser expandido para todo o Nordeste a partir da aprovação no Consórcio Nordeste, já neste mês de agosto. O projeto prevê uma cobertura abrangente nos nove estados da região, contemplando entre 80% a 90% da população.

A iniciativa está sincronia com o planejamento da Agência Nacional de Telecomunicações, recém aprovado no conselho da autarquia. “Pra mim, é uma alegria completa encontrar o governador Wellington, meu parceiro de Senado, fazendo essa revolução no Nordeste e convencendo os nove governadores da região a embarcarem nesse projeto que, com certeza, vai levar muito desenvolvimento pra região. O Piauí Conectado está muito sintonizado com o espirito que nós trazemos, que aponta para a necessidade de conectar as comunidades que estão ‘off-line’, em um contexto em que cada vez mais as pessoas dependem de conectividade para estarem incluídas no mundo”, destaca Aníbal Diniz.

Publicidade

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS