Connect with us

Caridade do Piauí

Dia da Independência é comemorado em Caridade do Piauí com grande desfile

Publicado

em

A Prefeitura de Caridade do Piauí através da Secretaria Municipal de Educação promoveu no final da tarde e início de noite desta quinta-feira, 06 de setembro, um grande desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Autoridades municipais e a comunidade estudantil desfilaram pelas principais ruas da cidade.

A organização do evento cívico abordou neste ano o tema “Educação Fortalecendo os Valores e a Cultura do Nosso Povo”. Participaram do desfile e foram também convidados para o palanque de honra o prefeito Antoniel de Sousa Silva (Toninho) e a primeira-dama Tatiana Danuse; o vice-prefeito Nalvin; o ex-prefeito Justino Silva; o presidente da Câmara, Wellington Santos e demais vereadores, além dos secretários municipais.

O desfile teve início em frente à Escola Municipal Antônio dos Santos e prosseguiu pelas principais ruas da cidade até a Praça da Matriz, onde estava montado o palanque oficial.

As portas-bandeira Maria Aparecida, Raila Leal e Gracilda apresentaram as bandeiras do Brasil, Piauí e de Caridade do Piauí, respectivamente. Em seguida se apresentaram os alunos da Escola Municipal Antônio Santos que destacaram a história do município, desde a sua origem até a emancipação política, lembrando de personalidades que contribuíram com a história, e ainda, de alguns fatores que fizeram parte deste desenvolvimento, como a chegada da iluminação.

Já a escola Bom Jesus, representada pelos seus alunos, levou a reflexão sobre a importância da família na educação dos filhos, e ainda, sobre alguns valores que devem ser cultivados, como por exemplo, a união, a paz, o amor e a fé.

Publicidade

Acompanhados por professores e familiares, alunos da sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) também desfilaram na Festa da Independência. Já os alunos da Escola Fausto Marques da Silveira fizeram um paralelo entre as brincadeiras do passado, dentre elas, de roda, bolas, bonecas, etc, com as atuais, que são limitadas em computadores e celulares.

Alunos da zona rural também deixaram seus recados durante o desfile. Adolescentes da Escola Municipal Manoel Barbosa, do povoado Ingazeira, apresentaram algumas manifestações da cultura local, religiosidade e a importância de “Ler e Escrever com Prazer”.

Já a escola São José, da Localidade Cabaceira, trouxe em um dos seus pelotões o nome das 12 comunidades que atualmente formam a referida escola, como também, personalidades destas comunidades. Produtos da medicina caseira e religiosidade do lugar também foram destacados pelos alunos.

O próximo pelotão a se apresentar em frente ao palanque oficial foi o das crianças da Creche Constâncio Bento. Elas desfilaram com o tema “O mundo encantado dos contos Infantis”. Já os alunos da Creche Municipal São Francisco, de Ingazeira, expressaram “O Mundo Encantado da Leitura”.

As crianças da Creche Tio Alexandre destacaram a paixão dos brasileiros pelo futebol, sendo seguidos, pela Creche Municipal Abel Nonato que fez um resgate dos valores folclóricos. A Creche Santo Antônio apresentou o tema “O Brasil e suas Riquezas Naturais”.

Publicidade

O desfile de 2018 em Caridade do Piauí foi encerrado com os participantes do Programa Projovem Campo que destacaram produtos da agricultura produzidos no município, e ainda, com alunos do Programa Novo Mais Educação que trouxeram uma faixa com os dizeres: “Letramento, Esporte e Lazer, parceria com as escolas na busca por um futuro melhor”.

“Um evento muito importante que valoriza a nossa história e a história do Piauí e de nosso Brasil. Posso afirmar que é muito gratificante estar aqui hoje comemorando junto com nossas crianças, que são o futuro de nosso país, esta comemoração de independência. Observei nas mensagens apresentadas por nossos alunos o direcionamento para as famílias, e isto é muito bom, pois a família é a base de tudo. Família e escola, com certeza as coisas vão andar no caminho certo”, disse o prefeito Toninho.

Já o secretário de educação, Aldo César, frisou que tudo transcorreu com muito sucesso e paz. “Contamos com a presença de mais de 3 mil pessoas, entre alunos, equipe da educação, autoridades e a população em geral que veio assistir o desfile. Aproveito para agradecer a todos que vieram participar e que contribuíram com este grandioso evento”, finalizou.

O ex-prefeito, Justino Silva, destacou a importância de se comemorar e Independência do país. “Muito importante esta comemoração. Quero deixar aqui os meus agradecimentos as autoridades e a todas as pessoas que vieram participar deste desfile”.

Durante todo percurso do desfile as Bandas Marciais José Antônio Lopes e Mestre Zezinho, de Caridade do Piauí, como também a Banda Marcial SERU, de Araripina, e a Banda Avelar Dantas, de Simões, abrilhantaram o evento cívico com suas apresentações.

Publicidade

Confira mais imagens: http://folhaatual.com.br/2015/?page=shpic&id=2431&cat=geral&pasta=desfilecaridade18

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS