Connect with us

Alagoinha do Piauí

ALAGOINHA│Procissão leva multidão às ruas no encerramento do 73º festejo de São João Batista; fotos

Publicado

em

Os católicos do município de Alagoinha do Piauí viveram dez dias de plenitude da fé cristã durante a realização do 73º Festejo de São João Batista. Entre os dias 15 e 24 de junho as festividades religiosas do santo padroeiro agraciaram toda a população alagoinhense e de cidades, povoados e localidades da região. A Área Pastoral de São João Batista pertence a Paróquia Santa Ana, situada na cidade de Monsenhor Hipólito.

O município de Alagoinha do Piauí está localizado há 386 quilômetros de Teresina. Desde o ano de 1946 é celebrado o festejo de São João Batista ainda quando pertencente a Pio IX.

O 73º Festejo de São João Batista deste ano trouxe como tema  “A exemplo de São João Batista, sejamos uma Igreja servidora e missionária”. Seguindo o lema “Por uma Igreja missionária em prol dos empobrecidos”,  as novenas e missas reuniram centenas de fieis e devotos de São João Batista que durante os dez dias rogaram e agradeceram pelas graças alcançadas através da interseção do santo padroeiro.

Para a escritora e devota de São João Batista, Fidélia Rocha, que marcou presença em várias noites de novena e missa fez uma avaliação do festejo sagrado e disse que as expectativas foram alcançadas.

Escritora Fidelia Rocha e irmão José Rocha

“Fiquei muito feliz pela grande participação do povo. Os objetivos do festejo com certeza foram alcançados quer na presença do povo nos momentos de oração (igreja lotada todos os dias), bem como na partilha nas diversas atividades com objetivo financeiro para construção de uma cozinha e refeitório para atender as necessidades da igreja durante os encontros. Houve a participação de todas as pastorais, grupos de oração, de municípios vizinhos como Monsenhor Hipólito, Campo Grande e São Julião do Piauí, comunidades do interior, entidades, Poderes Públicos, padres de outras Paróquias, a presença do Bispo e de muitos visitantes e filhos da terra que residem em outros lugares. Foi um festejo lindo, onde tivemos oportunidade de reflexão, de penitência e de congraçamento familiar e fraternal”, relatou a escritora Fidélia Rocha.

Publicidade

Membro do coral Vozes da Igreja, Givanilda de Jesus, participou todas as ocasiões e destacou que as pessoas participaram ativamente das novenas e missas.

Fernanda, Givanilda de Jesus e Adriana Rocha

“É emocionante ver que o povo de nossa cidade é norteado pela fé e o amor a Deus. Portanto, o festejo de São João Batista é mais uma oportunidade para olharmos para ele e pedir sua intercessão para que nos ensine a ter fé, a escutar Deus, responder sim, a ser discípulo de Jesus, a ser missionária, a perdoar, acolher, amar, servir, rezar, partilhar, compadecer-se, doar-se”, disse.

O festejo iniciou no dia 15 do corrente mês às 05h com alvorada, ocasião em que a saída da imagem de São João Batista na entrada da cidade, encerrando com oficio na Igreja marcou a abertura das festividades religiosas. No primeiro dia, às 17h30, houve a Carreata de São João Batista com início no povoado Serra Velha. A noite, às 19h, foi a primeira Novena e Missa.

O encerramento do festejo ocorreu nesta segunda-feira (24) com missa solene às 9h. Durante a tarde, última cerimônia, foi o momento da procissão pelas principais ruas.

-Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS