Connect with us

Alagoinha do Piauí

ALAGOINHA | Gestão de Jorismar incentiva a produção do Caju; 60 mil mudas já foram distribuídas

Publicado

em

O cultivo do Caju é uma das principais atividades agrícolas e fonte de renda de centenas de produtores rurais de Alagoinha do Piauí, município localizado no semiárido piauiense.

Pensando nisto, a Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Jorismar Rocha e do vice Cícero Alberto, tem incentivado a produção de Caju no município.

Desde 2017, ano que o atual prefeito assumiu a gestão até os dias atuais, já foram distribuídas mais de 60 mil mudas de Caju anão – precoce, para cerca de 60 produtores.

A ação foi possível graças a uma parceria da Prefeitura, com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), escritório do EMATER e distribuidas através da Secretaria Municipal de Agricultura, que tem à frente, o secretário Rossiny Carvalho.

Além da distribuição de mudas, a gestão tem buscado junto com o Banco do Nordeste, executar o Plano de Desenvolvimento Territorial – PRODETER, que tem como objetivo melhoramento da produção agrícola da Cajucultura, visando promover a capacitação, assistência técnica e modelo de plantio.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, Alagoinha conta hoje com 600 hectares de plantio de Caju que produzem uma grande quantidade da fruta, que são vendidas para fabricas de processamento de polpas e doces da região, bem como há uma grande produção de Castanha.

Publicidade
Resultado de imagem para 30 mil mudas de caju alagoinha prefeitura

Prefeito faz aquisição de mudas de Caju para 60 produtores. Foto: ASCOM

_Visita a propriedades que receberam as mudas de Caju:

O prefeito Jorismar Rocha, o vice-prefeito Cícero Alberto e secretários da gestão, visitaram na última terça-feira, dia 27 de agosto, duas propriedades na localidade Morro da Acauã. Lá foi comprovado in loco que as mudas distribuídas já estão frutificando, gerando emprego e renda para as famílias de baixa renda.

“A Cajucultura é muito importante para a produção agrícola de Alagoinha. Com mais de seis anos de seca, a cultura do Caju foi enfraquecida na região. Quando assumimos a gestão, priorizamos essa atividade e fomos buscar recursos para a aquisição de mudas, agora a reestruturação da plantação de Caju é uma realidade”, pontuou o gestor.

Jorismar falou sobre as propriedades visitadas e disse que a meta da prefeitura é ampliar cada vez mais a Cajucultura na região. “Estamos aqui em mais uma propriedade em plena 14h, mostrando a plantação de caju na roça de seu João Neném. Vê a produção do Caju assim é muito gratificante para todos nós”.

“Viemos à localidade Morro da Acauã, mostrar o nosso trabalho no município. Devido aos anos de seca tivemos uma perca de sessenta a setenta por cento da cultura do Caju. Durante dois anos conseguimos 60 mil mudas de caju na Secretaria de Desenvolvimento Rural e fomos visitar algumas propriedades para mostrar o resultado deste projeto. Na propriedade de Joaquim Neto, já há também uma produção com as mudas que foram adquiridas na secretaria e isso é, muito gratificante, ficamos muito felizes com a conquista realizada pelos nossos trabalhadores que foram em torno de 60 beneficiados com as mudas”, concluiu Jorismar.

Publicidade

O Diego, filho de seu Joaquim Neto, acompanhou a visita do prefeito e do vice à propriedade de seu pai e fez agradecimentos. “As mudas nos deram alma nova. Tivemos muitas perdas de Caju com a grande seca, mas graças ao trabalho dos que estão na Prefeitura conseguimos mudar essa história e estamos produzindo Caju, castanha, melhorando assim a vida de nossas famílias”, pontuou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS