Connect with us

Alagoinha do Piauí

ALAGOINHA | PV Estadual realiza seminário, promove curso e discute política cidadã; fotos

Publicado

em

A cidade de Alagoinha do Piauí, localizada a 390 km da capital do Estado, sediou um grande seminário, organizado pela Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD), em parceria com o Partido Verde – PV do Piauí, denominado de: “O Piauí na Rota da Sustentabilidade II”.

O evento aconteceu na tarde deste sábado, 05/05, no Salão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município e contou com a presença da presidente estadual do PV, vereadora e pré-candidata a deputada estadual Teresa Britto, o coordenador do PV na região de Picos, o radialista Iago Sousa, o presidente do PV de Belém do Piauí, Lúcio Barros, o coordenador do seminário no Piauí, Dr. José Antônio, o técnico em agropecuária da Prefeitura de Teresina,  Sebastião Moreira,  a coordenadora da Pastoral da Criança de Alagoinha, Maria Brito, as advogadas Elizangela Almeida e Cláudia Fernanda, trabalhadores rurais, professores, estudantes e demais convidados.

A pré-candidata e equipe do seminário, foram recebidos em Alagoinha do Piauí, pelos integrantes do Partido Verde, que tem a frente o jovem presidente Janiqueles Cândido.

O seminário tem como objetivo contribuir para a educação política da população piauiense, bem como, discutir as questões referentes a cada região onde foi realizado o Seminário, envolvendo principalmente as pautas ambientais, de sustentabilidade e cidadania. O evento foi dividido em três momentos, primeiro houve uma palestra sobre “Política Cidadã”, proferida pela vereadora Teresa Britto, no segundo momento houve um curso de “Horta orgânica em Quintais Produtivos” que foi ministrado pelo o técnico em agropecuária da Prefeitura de Teresina, Sebastião Moreira. Em seguida o seminário foi aberto ao público. Onde se manifestaram sobre os problemas vivenciados por Alagoinha, o sindicalista, João de Doia e outros convidados presentes.

Na palestra da vereadora Teresa Britto, ela destacou o papel do cidadão no acesso as garantias que lhe são permitidas por Lei. Como o acesso a água, a saúde, a educação e isso sem politicagem. “Nós vivemos no Piauí, um desgoverno, um descaso com o cidadão. É preciso que tenhamos educação política, primeiro para saber votar, depois para saber cobrar, reivindicar os nossos direitos. Este governo que aí está virou as costas para o povo”, afirmou.

Na ocasião a pré-candidata a deputada estadual destacou em seu discurso, o sofrimento vivenciado pela população de Alagoinha, pela falta de água, evidenciou a politicagem eleitoreira que é feita no município e questionou os presentes sobre o trabalhos dos deputados que foram votados em Alagoinha, que até agora não destinaram emendas para resolver os problemas existentes.

Publicidade

Em outro trecho, a parlamentar elogiou a iniciativa do Partido Verde, em sediar o seminário e serem protagonistas da sua própria história. “Parabéns Janiqueles e todos os verdes de Alagoinha, vocês podem e devem escrever a história do município e isso se faz com conhecimento e Participação Cidadã. Vejo aqui uma equipe organizada, pensando no bem comum de todos”.

Por último a vereadora Teresa Britto, foi lançada pré-candidata a deputada estadual. “Assim como este seminário que fomos buscar, para contribuir com a formação cidadã dos alagoinhenses, esperamos continuar a contribuir com este povo em instâncias maiores”, finalizou.

Após a palestra com a vereadora, um curso sobre horta orgânica marcou o seminário. O técnico da Prefeitura de Teresina, Sebastião Moreira, apresentou os processos de plantio, cuidados e colheita das hortaliças, destacando que com pouco espaço e com pouco dinheiro, é possível produzir hortaliças em variedade e quantidade suficiente para toda família e garantir uma renda extra.

O presidente do PV de Alagoinha, o jovem professor Janiqueles Cândido, em entrevista ao Cidades Na Net, avaliou como positivo o seminário. “Agradeço imensamente a presença de todos. Foi um momento de ampla discursão política cidadã e também um momento de aprendizagem sobre a Horta Orgânica. Declaro de público o nosso apoio a pré-candidatura da vereadora Teresa Britto, ao cargo de deputada estadual, pois precisamos de uma pessoa como ela para dar voz ao nosso município na assembleia legislativa do Piauí”, disse.

Ao final foi servido um lanche para todos os presentes.

_Veja mais fotos:

               

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS