Connect with us

Alagoinha do Piauí

Profissionais do Nasf de Alagoinha participam de capacitação em Teresina

Publicado

em

Nos dias 14, 15 e 16 de março (quinta, sexta e sábado), os profissionais do NASF II – AB (Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica) do município de Alagoinha do Piauí, participaram, em Teresina, de uma capacitação promovida pelo Ministério da Saúde via FIOCRUZ sobre Apoio Matricial da Atenção Básica com Ênfase no NASF.

A finalidade da capacitação foi debater sobre o modelo estruturado e a mudança nas atribuições e execuções do processo de trabalho, enquanto suporte voltado para a Estratégia de Saúde da Família nos cuidados para com a comunidade.

Do município alagoinhense, estavam presentes a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Francidaves Sá, juntamente com a assistente social e coordenadora do NASF, Francisca Luanna da Rocha e a nutricionista, Antônia Fabiulene de Sá. As profissionais consideram o curso fundamental para o aprimoramento das atividades desenvolvidas pelas Nasf e Esf.

Para a coordenadora da Atenção Básica, o curso serve como estímulo aos educandos, agindo assim como mola propulsora para o bom desenvolvimento dos trabalhos e atividades de apoio do Nasf de Alagoinha do Piauí.

“O curso estimula os alunos a desenvolver os trabalhos com maior determinação, e assim obter resultados satisfatórios, dessa forma favorecendo a população com maior qualidade na saúde”, revelou.

Publicidade

Dentro da temática, foram trabalhados e discutidos assuntos pertinentes a carga horária, falta de lei que contemple a equipe do Nasf quanto ao recurso financeiro; falta de protocolo de procedimento entre os profissionais; ausência de fiscalização; a necessidade de educação; percepção de inadequação quanto a diretrizes e a efetivação do proposto pelo Ministério da Saúde; falta de uma correspondência entre a rede e MS e, assim, detectar as necessidades da população, entre outros pontos apresentados e discutidos.

Diante do que foi mostrado, no período do curso de aperfeiçoamento, a coordenadora e assistente social, Francisca Luanna, definiu a capacitação em duas palavras.

“Alívio e esperança são dois termos que posso destacar: O alivio porque pude perceber que as angústias dos profissionais do Nasf se assemelham com as que temos no território Vale do Guaribas. O outro, a esperança, de juntos, todos encontrarem e poder definir soluções de mudança para melhorar a atual situação dos Nasf do nosso Estado, e, em especial, do município de Alagoinha”, destacou.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família é um conjunto de profissionais que atuam em equipe com objetivo de apoiar as Equipes de Saúde da Família e também da Atenção Básica desenvolvendo a prestação de serviços para a comunidade. São vários os tipos de atendimentos oferecidos pelo Nasf.

-Veja fotos: 

Publicidade


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS