Connect with us

Alagoinha do Piauí

Saúde de Alagoinha do Piauí desenvolve ações do PSE na Escola Joaquim José da Silva

Publicado

em

A equipe da Unidade Básica de Saúde da Família de Barra e São João composta por médico, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e técnicos de enfermagem realizaram durante toda dia desta quarta-feira (04) diversas ações do Programa Saúde na Escola (PSE) com professores da Unidade Escolar Joaquim José da Silva, localizada na comunidade São João, zona rural do município de Alagoinha do Piauí.

A ação da Prefeitura na gestão do prefeito Jorismar Rocha por meio da Secretaria Municipal de Saúde visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

A enfermeira, Alane Maria, na parte da manhã com alunos entre 03 e 08 anos falou sobre doenças como dengue e suas formas de prevenção. Durante a tarde para alunos com idade entre 09 e 18 anos orientou sobre a fase de iniciação da vida sexual a partir da adolescência em diante, bem como as formas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis entre outros.

“É importante inciar a vida sexual quando existir sentimento de segurança e para isso é recomendável a consulta com os profissionais de saúde, pois esses podem repassar informações corretas. É uma consulta que fica em sigilo total”, ressalta.

“Estamos à disposição para ajudar a escolher os métodos adequados de prevenção tanto relacionados também a gravidez precoce quanto à contração de doenças sexuais transmissíveis. Existem como métodos de prevenção preservativos masculino e feminino. Há também os medicamentos injetáveis e os de via oral como comprimidos que devem ser antes de usados prescritos por médicos. Não é recomendável se auto medicar ou por orientações de terceiros. A falta de cuidados podem acontecer a gravidez precoce ou a contaminação de doenças” orientou a enfermeira.

Publicidade

No decorrer das ações o médico Manoel Nascimento ministrou palestra preventiva sobre acidentes e violência e também procurou alunos que sofressem com tosse com duração igual ou maior ao período de três semanas, manchas, e alunos com dificuldade visual ou auditiva. Os discentes da unidade de ensino diagnosticados foram encaminhados para consulta com médico.

As atividades realizadas foram: Avaliação nutricional e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde bucal e aplicação tópica de flúor; palestra sobre direitos sexuais e reprodutivos e prevenção de DSTs  e AIDS; verificação da acuidade visual; prevenção ao mosquito Aedes Aegypti; prevenção ao uso de drogas como cocaina, crack e consumo de bebida alcoólica; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos  humanos; identificação de educando com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção da saúde auditiva e identificação da possíveis sinais de alterações; promoção de saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

O coordenador da escola Wilson Rocha falou sobre a importância de integração entre as secretarias de Saúde e Educação e agradeceu às equipe pelas ações trabalhadas com os educandos durante todo o dia.

 

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS