Connect with us

Alagoinha do Piauí

Secretaria de Educação de Alagoinha disponibiliza transporte para alunos que prestarão o Enem 2019

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Alagoinha do Piauí, por meio da secretária Anatália Rocha e, do prefeito Jorismar Rocha, disponibilizam  transporte para locomoção de alunos que irão fazer o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, neste domingo, dia 03 de novembro, em Picos.

De acordo com a secretária Anatália Rocha, o ônibus sairá a partir das 07h30, da avenida 09 de Abril, Centro, com destino à cidade de Picos que será o município polo do Enem.

“É importante que todos os alunos que farão as provas do Enem estejam apostos no local e horário de saída para que não haja atrasos e assim prejudique os inscritos”, recomenda a secretária.

Veja abaixo informações sobre o Enem 2019 (Data, horários, conteúdos, resultados, documentação e material permitidos e, ingresso no ensino superior através de programas estudantis)    

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 será aplicado nos dias 03 e 10 de novembro. Confira abaixo os horários das provas e as disciplinas aplicadas em cada dia:

Publicidade

Dia 03 de novembro

Conteúdo:
►45 questões de linguagens
►45 questões de ciências humanas
►Redação

Horários – Duração da prova: 5h30
►12h: abertura dos portões
►13h: fechamento dos portões
►13h30: início das provas
►15h30: alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões
►18h30: alunos podem sair do local de provas, com o caderno de questões
►19h: término das provas

Dia 10 de novembro

Conteúdo:
►45 questões de ciências da natureza
►45 questões de matemática

Publicidade

Horários – Duração da prova: 5h
►12h: abertura dos portões
►13h: fechamento dos portões
►13h30: início das provas
►15h30: alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões
►18h: alunos podem sair do local de provas, com o caderno de questões
►18h30: término das provas

Data dos resultados – Gabarito oficial: 13 de novembro

Resultados individuais: janeiro de 2020

Declaração de Comparecimento – Na edição deste ano, os participantes poderão obter a Declaração de Comparecimento para justificar, por exemplo, ausência no trabalho. A declaração pode ser acessada na Página do Participante e deve ser levada impressa nos dias da prova e entregue ao fiscal da sala.

Haverá uma declaração para cada dia. Para o primeiro domingo, 03 de novembro, a declaração já está disponível no site. Já o documento para o segundo domingo, 11 de novembro, ficará disponível para impressão a partir da segunda-feira, 4 de novembro. O Inep não fornece comprovante de presença após as datas das provas.

Publicidade

O que pode levar para a prova do Enem 2019?

A caneta deve ser esferográfica, de tinta preta, fabricada em material transparente. O acesso à sala de provas só será permitido mediante a apresentação de um documento de identificação original e com foto, como: identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista (CNH).

Caso o documento tenha sido roubado ou furtado antes do exame, o candidato deverá apresentar o boletim de ocorrência expedido por um órgão policial há, no máximo, 90 dias. Também deverá passar por uma coleta de dados biométricos e assinar um formulário especial.

Candidatos que apresentem documentos permitidos e originais, mas danificados ou com foto infantil, poderão fazer a prova, desde que se submetam a uma identificação especial.

Participantes que solicitaram atendimento especializado para cegueira, surdo-cegueira, baixa visão e visão monocular podem utilizar os seguintes materiais: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e tábuas de apoio. Também podem ser acompanhados por cão guia. Todos esses recursos serão vistoriados pelo aplicador do exame.

Publicidade

Artigos religiosos, como quipá, são permitidos, mas devem ser verificados por um funcionário. O cartão de confirmação de inscrição, embora não seja obrigatório, traz dados importantes, como o endereço de aplicação da prova.

O que não pode levar para a prova do Enem 2019?

Documentos como certidão de nascimento ou de casamento, título eleitoral, CNH anterior a 1997, carteirinha de estudante, crachás, vias digitais ou cópias autenticadas não serão aceitos.

Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Entram na lista: calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipods, gravadores, pen drive, relógio, chaves com alarme, fones de ouvido e gravadores.

Durante a aplicação do exame, se algum aparelho, mesmo que devidamente guardado, emitir som, o candidato será eliminado. Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos – devem ficar guardados no envelope. Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens é vetado. Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros não são permitidos.

Publicidade

Para que serve o Enem?

O Enem possibilita que o candidato ingresse no ensino superior de cinco formas diferentes:

Sisu;
Prouni;
Fies;
Universidades particulares que usam o exame como vestibular;
Universidades portuguesas, parceiras do governo brasileiro.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS