Connect with us

Alagoinha do Piauí

Seis pacientes de Alagoinha do PI são operados durante o Mutirão de Catarata em Picos

Publicado

em

Com o objetivo de eliminar a catarata, maior causa de cegueira no mundo, a Prefeitura de Alagoinha do Piauí, que tem à frente o prefeito Jorismar Rocha, através da secretaria de Saúde, dirigida por Amélia Sá, encaminharam seis pessoas para o Mutirão de Catarata em Picos, pacientes estes que foram submetidos a cirurgias e recuperaram sua visão.

A ação se deu por intermédio do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Piauí – SESAPI, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, a Prefeitura de Alagoinha do Piauí e mais 18 municípios da região que somaram juntos  mais de 500 cirurgias. Os atendimentos foram realizados no período de 20 a 26 de março na cidade de Picos.

No total, foi quatro viagens ao município de Picos, a primeira etapa, no sábado, 23, os pacientes passaram por uma triagem, momento em que foram submetidos a consultas, no domingo, 24, fez exames. Depois da consulta e dos exames, foram submetidos ao procedimento cirúrgico na segunda-feira, dia 25. Após a cirurgia, os pacientes receberam óculos escuros e colírio, para o tratamento. No quarto dia, já nesta terça-feira, 26, aconteceu a consulta de revisão.

O município ofereceu toda a logística necessária para o deslocamento até Picos, bem como a alimentação dos pacientes e ainda destacou a assistente social Luana Rocha e a técnica de enfermagem Celma para acompanharem os mesmos.

Em entrevista por telefone, Jorismar disse que elogiou a iniciativa do Governo do Estado e disse que seu trabalho é voltado para o povo. “A nossa gestão tem dado atenção muito especial à área da saúde. Por isto identificamos e encaminhamos a Picos estas seis pessoas que agora tiveram sua visão restaurada. Uma cirurgia com um valor alto na rede privada que foi feita gratuitamente. É uma ação social e solidária muito grande”, disse.

Publicidade

A secretária de Saúde, Amélia Sá, ressaltou que o município deu total apoio e suporte para a realização das consultas, exames e das cirurgias. “Demos total apoio aos pacientes desde identificação dos pacientes que necessitavam com mais urgência de cirurgias, até o transporte, a alimentação e ainda mandamos profissionais para acompanhar de perto o desenrolar dos atendimentos. Estamos felizes por sermos parceiros na realização do sonho de voltar e enxergar destas seis pessoas”, pontuou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS