Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE│Apresentações culturais e abertura de estandes marcaram o 3º dia do IV Festival Estudantil de Identidade Cultural da U.E. ASA; fotos

Publicado

em

O IV Festival Estudantil de Identidade Cultural da Unidade Escolar Antônia de Sousa Alencar que traz como tema “Universo Estudantil: Resgate Histórico” realizou durante a última segunda-feira, 21 de outubro, o terceiro dia do festival, marcado por apresentações culturais e abertura dos estandes.

Em sua quarta edição duas equipes disputam a gincana do IV Festival de Identidade Cultural em Alegrete do Piauí que tem como objetivo conhecer a evolução histórica da educação, suas mudanças positivas e negativas, em especial a de Alegrete, destacando o estudante como um sujeito protagonista, responsável, educado, cortê, respeitador e agente de transformação da sociedade.

As atividades do terceiro dia aconteceram na própria sede da escola. Com inicio às 07h a organização dos estandes iniciaram, sendo realizadas pelas duas equipes. Durante a tarde às 16h houve a abertura da Semana Cultural e, às 18hs, exposições e visitas aos estandes. As atividades tinham como público alvo pais e/ou responsáveis, alunos e a comunidade em geral. A comissão julgadora do evento foi formada pelos jurados: o secretário de cultura, Iago Sousa; a nutricionista, Luzileuda Rodrigues; os professores Washington e Janderson e a professora Celina.

Representando a equipe Ímpar Nova Geração, o líder Wanderson conta como realizaram as apresentações culturais e a organização do estande seguindo a temática da equipe.

“Realizamos uma dramatização mostrando a evolução da educação alegretense, um chá literário sobre as obras de autores piauienses, uma apresentação sobre o polo da Universidade de Alegrete e também uma breve apresentação sobre a primeira Universidade do Piauí. Fizemos um desfile sobre a evolução das gerações ressaltando os principais nomes da antiguidade e da atualidade, a Marie Curie, Pasteur, Einstein e Newton na antiguidade e Steve Jobs, Bill Gates e Mark Zuckerberg representando a atualidade. Na ocasião ainda homenageamos uma das primeiras professoras do município, Maria Elisa Ramos. No estande, usamos uma estante para colocar as obras literárias do Piauí, fizemos maquetes de isopor das principais escolas do município e pequenos cordéis recordando as gincanas passadas”, explica.

Publicidade

Wanderson ainda falou sobre as suas expectativas e disse que está confiante e orgulhoso com a equipe “Minha equipe foi muito bem, muitos ajudaram desde o primeiro instante e fizeram o seu melhor. Fizemos tudo sem nenhuma ajuda externa e por isso fico muito orgulhoso da minha equipe. Minhas expectativas para a gincana são as melhores possíveis. Acredito muito no potencial de cada membro da equipe Nova Geração e tenho certeza que vamos fazer muito bonito até o final”, disse o líder.

A líder da equipe Força Jovem, Simara, fala sobre as atividades apresentadas pela sua equipe.

“Trouxemos uma dinâmica que contextualizasse o tema proposto, apresentamos uma dramatização onde os alunos mostraram a diferença entra a escolas em 1990 e dos anos 2000. Mostramos a evolução da tecnologia desde o livro até o celular, dos meios de transporte e expomos algumas camisas antigas da escola. Aproveitamos também para homenagear os primeiros professores de Alegrete, em especial os da ASA. Falamos sobre o fundador de Alegrete, ou seja, o primeiro morador, o Tertuliano, e sobre a primeira escola do município que trás o seu nome”, explica.

Simara, ainda explicou como se deu a organização do estande e o que espera com as atividades que vem sendo desenvolvidas na gincana pela sua equipe.

“Nos estandes dividimos a sala de forma que desse para representar os anos que estamos trabalhando que são 1990 e 2000. Decoramos com cartazes e destacamos a educação como direito para todos. De um lado usamos um quadro negro, giz, cadeiras de madeira e objetos que representassem a escola daquele tempo. Já no lado que representa os anos de 2000 utilizamos objetos novos e atuais que demonstram a evolução que vem acontecendo como a utilização das tecnologias, o quadro a piloto, as novas carteiras, entre outros materiais. Estou confiante e acredito no potencial da minha equipe que vem dando o seu melhor e trabalhando em parceria para que juntos a gente consiga o troféu”, disse.

O supervisor de Ensino da Rede Estadual, Manoel José de Sousa, destaca. “Estou encantado com o empenho, dedicação, inteligência e a busca que essas duas equipes estão desenvolvendo para que essa Semana Cultural aconteça. Vocês são os protagonistas, eu fico lisonjeado em ver todos vocês se dedicando, é pra isso que a gente contribui e patrocina momentos assim. Quero dizer também que estou aqui como supervisor e vejo a luta dos professores e tudo que eles estão fazendo ao longo dessa semana. Enfim, parabenizo a todos que estão contribuindo para a realização do IV Festival Estudantil de Identidade Cultural da Unidade Escolar Antônia de Sousa Alencar. Que vença a melhor equipe!”.

Dentro da programação ainda haverá jogos estudantis, premiações e entregas de cestas básicas às famílias carentes no município. O cronograma segue até a próxima sexta-feira, 25 de outubro, com a Gincasa às 18hs com as duas equipes Nova Geração e Força Jovem competindo, logo após, desfile Garoto e Garota ASA 2019 e as 23h tem início a festa de encerramento com o DJ Micael – UTOPIA, no Centro Esportivo José Amirtes.

Publicidade

Veja as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS