Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Educação promove encontro para seleção de Livros Didáticos PNLD 2020

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 04 de setembro, seguindo os critérios do Ministério da Educação, através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a Prefeitura Municipal de Alegrete através da Secretaria de Educação reuniu os diretores, coordenadores e professores das escolas Pedro Cazé e Maria de Juceneuda Maia para escolher os livros didáticos para o próximo ano curricular.

O Programa Nacional do Livro Didático, o PNLD é a política pública do Ministério da Educação (MEC) responsável pela seleção, compra e distribuição de material didático, o que inclui os livros de literatura, os dicionários e outros suportes para a prática educativa, é  através deste acervo disponibilizado pelo Ministério da educação que nossas crianças,  jovens e adolescentes viajem o mundo através do conhecimento.

O encontro aconteceu na Escola Maria Juceneuda Maia, e a secretária de Educação Valdênia Silva fala sobre a importância e o cuidado para a escolha dos livros didáticos.

“Os livros didáticos chegam para milhares de crianças, ele é o primeiro contato com o universo do livro. Para outros milhares, durante muitos anos, ele seguirá como único suporte de conhecimento cultural, científico e literário, sendo assim, os livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), distribuídos nas escolas públicas brasileiras, requer um cuidado todo especial e colaborativo”, explica.

As escolhas dos livros são feitas por professores formados e qualificados em suas determinadas áreas, são eles que fazem a escolha do seu componente curricular sem visar o seu próprio benefício como explica a diretora da Escola Pedro Cazé, Verônica Alves.

Publicidade

“A escolha do livro didático é importante porque sempre temos que está em busca de um material bom para os nossos alunos que contemplem a realidade deles, e não bom para os professores Os livros devem suprir as nossas necessidades visando assuntos do nosso interesse e da nossa região” frisou.

Durante a reunião não é permitido representantes de editoras a virem e venderem o seu trabalho, porque este ato é proibido segundo o Ministério da Educação. O diretor da Escola Maria Juceneuda Maia, José Sabino de Lima explica como é realizado o processo de seleção dos livros.

“Recebemos as coleções de livros antecipadas e são organizadas em salas com seus componentes curriculares. Inicialmente é feito um passo a passo de como escolher com as coordenadoras das escolas, e os diretores estão aqui para dá um suporte e logo em seguida os professores se dirigem as salas para que cada um possa fazer sua escolha que é dividia em duas opções como pede o Ministério da Educação para se não tiver a quantidade na primeira opção, eles mandam na segunda. Por isso, é bastante importante escolher bem as opções” disse.

A escolha do livro é de forma democrática, a reunião é organizada pelos diretores e coordenadores que direcionam os trabalhos. Os professores que fazem as escolhas usam os critérios de acordo com os dizeres do Ministério da Educação.

Na ocasião o diretor, José Sabino ainda contou que serão adquiridos novos em disciplinas que não eram ofertadas livros na matriz curricular e fala sobre os projetos que serão desenvolvidos.

Publicidade

“Uma novidade para este ano são os livros de educação física que virá a partir do próximo ano para os nossos alunos e também os projetos integradores que eu já tive a oportunidade de presenciar nos livros. Os professores irão trabalhar alguns projetos durante os próximos anos que serão realizados a partir de 2020” explica.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS