Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Saúde realiza 1ª etapa da campanha ‘Alegrete Colorido’ e beneficia 363 homens. Veja!

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí na gestão “Alegrete continua para todos” do prefeito Márcio Willian Maia Alencar, o Marcinho, através da Secretaria de Saúde, administrada pela secretária, Ana Carlla, realizou a primeira etapa da campanha ‘Alegrete Colorido’.

A campanha ‘Alegrete Colorido’ visa atender o público masculino e feminino acima de 45 anos, e tem o apoio intensivo e a participação direta da primeira-dama, Andréa Sousa. Os exames serão voltados para a prevenção do câncer de mama e para a prevenção do câncer de próstata

_Realização da Primeira Etapa

Os primeiros atendimentos aconteceram nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, onde foram realizados no público masculino a partir de 45 anos da sede e da zona rural a coleta de material para realização dos exames de PSA Livre e PSA Total.

A secretária de Saúde, Ana Carlla, fala da importância da coleta do material para o exame de PSA e como aconteceram os procedimentos.

Publicidade

“A coletas de PSA é um pré-requisito que antecede as ultrassons, pois ele diagnostica precocemente o câncer de próstata   A primeira fase da Campanha realizamos em parceria com o laboratório Genesis da Dr. Elizangela, localizado aqui mesmo em Alegrete, e é da nossa inteira confiança. Conseguimos atingir um grande número tanto na sede como na zona rural e esperamos todas as pessoas para realizarem a segunda fase nos locais de atendimento”, disse.

Ana Carlla, ainda destacou: “Aqui em Alegrete temos casos reais diagnosticados precocemente nas campanhas, então sempre nos preocupamos em realiza-las e atingir o maior número de pessoas”.

_Coletas de PSA realizadas

Segundo informações repassadas pela Secretaria de Saúde, na comunidade Malhada Alta foram realizados 64 exames; na UBS Miguel Pereira Neto, 88 exames; na UBS Maria Francina de Alencar, 179 exames, e no povoado Pocinhos 32 exames, totalizando 363 coletas de PSA.

_Procedimentos para realização da Segunda Etapa

Publicidade

As ultrassonografias da mama e da próstata serão realizadas entre os dias 29/01 a 02/02. Os exames serão realizados a partir das 06h30 da manhã e todos os pacientes deverão portar o documento de identificação e o cartão do SUS.

Além da realização das ultrassons, no último dia de atendimento, vários profissionais da Saúde, como a psicóloga, fisioterapeuta, enfermeiros e técnicos estarão realizando atendimentos e testes rápidos, e desenvolvendo momentos educativos com palestras e atividades lúdicas.

Após os resultados dos exames, a gestão municipal irá fornecer o agendando de atendimentos médicos para dar continuidade e fornecer o suporte necessário para os pacientes que tiverem alterações nos exames.

Para mais informações os interessados podem procurar os Agentes Comunitários de Saúde do município que estarão disponíveis para tirar todas as dúvidas e também vão estar presentes nos dias de atendimentos.

Programação:

Publicidade

Exame de Ultrassonografia

29/01 – Malhada Alta e localidades próximas (HOMENS E MULHERES)

– Agentes de Saúde responsáveis: Elisa, Martinho e Luís.

30/01 – UBS Miguel Pereira Neto (MULHERES)

– Agentes de Saúde responsáveis: Rosa, Carmelita, Cícero, Manoel, Francisca e Ruthy.

Publicidade

31/01 – UBS Miguel Pereira Neto (MULHERES)

– Agentes de Saúde responsáveis: Genicarla, Silvani, Cosma e Francilândia.

01/02 – UBS Maria Francina de Alencar (HOMENS)

– Agentes de Saúde responsáveis: Rosa, Carmelita, Cícero, Manoel, Francisca e Ruthy.

02/02 – UBS Maria Francina de Alencar (HOMENS)

Publicidade

– Agentes de Saúde responsáveis: Genicarla, Silvani, Cosma e Francilândia.

_VEJA FOTOS EM MALHADA ALTA

_VEJA FOTOS NA SEDE

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS