Connect with us

Alegrete do Piauí

Padre anuncia data de instalação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Alegrete do Piauí. Veja!

Publicado

em

O padre Antônio Ismael de Holanda, vigário paroquial da Área Pastoral de Alegrete do Piauí repassou com exclusividade ao Portal Cidades Na Net, a data e horário de instalação da nova paróquia de Nossa Senhora de Fátima na cidade alegria.

Leia mais: Assembleia aprova criação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Alegrete do Piauí

Na semana passada, um documento assinado pelo Bispo da Diocese de Picos, (foto acima) Dom Plínio José da Luz, e pelos padres do Conselho Presbiteral e leigos reunidos em assembleia, foi recebido pelo Vigário Paroquial, Padre Ismael e pelo Pároco Fernando Amando na paróquia de Santo Antônio, anunciando oficialmente a criação da paróquia e agendando a missa de instalação.

De acordo com Padre Ismael, a missa de criação e instalação será no dia 22 de dezembro, uma sexta feira a noite, ás 19 horas. Padres e leigos  de 42 municípios da microrregião de Picos estarão presentes. Autoridades constituídas dos dois municípios da futura paróquia também prestigiarão a instalação.

A nova paróquia será desmembrada da Paróquia de Santo Antônio, do município Padre Marcos, que tem como pároco o Padre Fernando Amando e vai compreender também o município de Francisco Macedo com extensão para as comunidades rurais.

Publicidade

A criação da Paroquia é um sonho antigo da comunidade. Desde de 1959 centenas de fiéis buscam a intercessão de Nossa Senhora de Fátima, no município de Alegrete.  Santa padroeira que surgiu há cem anos com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorzinhos no lugar da Cova da Iria, na freguesia de Fátima, em Portugal.

A santa é querida e venerada pelos alegretenses.  A história da cidade permeiam em torno do religioso Antônio Elpidio Ramos que trouxe a primeira imagem da santa e da capelinha que foi alicerçada no ainda Povoado de São Julião. Os tempos passaram e a fé a religião católica tem crescido na cidade, com isso, o desejo no coração de todos para a criação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

Emocionado o sacerdote responsável pelo pedido oficial apresentado em assembleia, Padre Ismael, falou sobre o momento. “Atendendo essa necessidade espiritual, pastoral e de evangelização no município, e após quase dois anos de instalação da Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima, criada em 24/10/2014, englobando os municípios de Alegrete e Francisco Macedo, apresentei em assembleia,  realizada no dia 01 de setembro, no Centro de Treinamento Diocesano de Picos – CTD –  o relatório que pedia ao Bispo Diocesano Dom Plinio José a criação e instalação da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no município  de Alegrete, e graças a Deus agora é oficial já temos data e hora da instalação da paróquia”, disse.

A Instalação

Como rito oficial, para celebrar a instalação, o bispo diocesano Dom Plinio irá presidir a missa solene e conduzir a posse canônica do primeiro pároco, Padre Antonio Ismael de Holanda.

Publicidade

No início da missa será feita a leitura do decreto de instalação que eleva a Área Pastoral à Paróquia. Posteriormente, acontece a leitura à portaria de nomeação do primeiro pároco. Dando sequência ao rito celebrativo, Padre Ismael fará a renovação das promessas sacerdotais, recebendo em seguida os sinais que lhe serão úteis na administração dos sacramentos.

Será uma benção! O Portal Cidades Na Net, fará toda a cobertura deste momento histórico para o povo cristão de Alegrete do Piauí.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS