Connect with us

Alegrete do Piauí

Campanha de vacinação contra a gripe segue até dia 01 de junho em Alegrete do PI

Publicado

em

A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), que está sendo realizada pela Prefeitura de Alegrete do Piauí, através da Secretaria de Saúde, segue no município até o dia 01 de junho, com atendimentos ao público prioritário.

A campanha teve início na cidade no dia 23 de abril nas Unidades de Saúde Maria Francina de Alencar e Miguel Pereira Neto, zona urbana do município. No dia 24, iniciou na localidade Malhada Alta, no dia 09 na localidade Boa Vista e na localidade Pocinhos, no dia 12 de maio.

No sábado, 12, foi realizado o “Dia D” de vacinação, nas unidades de saúde da sede, no horário de 08 às 17 horas. Aturam os profissionais da saúde enfermeira Janaína, agente Rosa, técnica Luzimar (Maria Francina de Alencar), na unidade Miguel Pereira Neto, a enfermeira Nadjane, Francislene, Rayla, Eva dos Santos, Cosma, Diego, Silvani e Francisca.

Os profissionais que estão atuando na  campanha na zona rural do município são enfermeira Lívia, agente de saúde Elisa Ramos e técnicas Do Carmo e Keyla, agentes Luiz e Martins, auxiliares Fátima e Valdênia, enfermeira Janaina Alencar, agentes comunitários Vildé e Cícero e auxiliares Josimeire e Solange.

De acordo com a coordenadora da imunização no município, a enfermeira Francislene, o público prioritário da campanha de vacinação são crianças entre seis meses e cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais de idade; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; professores das escolas públicas e privadas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional.

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe, que são: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Após a aplicação podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas.

Publicidade

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para orientações.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS