Connect with us

Alegrete do Piauí

Educação de Alegrete do Piauí inicia Jornada Pedagógica; veja fotos

Publicado

em

O município de Alegrete do Piauí está nos preparativos para iniciar os trabalhos do ano letivo da Rede Municipal de Educação com a realização da 6ª Jornada Pedagógica.

Com o tema “Currículo, planejamento e avaliação: ressignificando falas e práticas”, a 6ª Jornada Pedagógica iniciou nesta segunda-feira (25) através da administração municipal que tem como gestor, o prefeito, Márcio Willian Maia Alencar, em trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Educação.

Inicialmente, na abertura do evento, a mesa de honra foi composta pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Constâncio Ramos juntamente com a coordenadora do polo UAB de Alegrete e supervisora de Ensino da Rede Municipal, Jéssyca O’hara; o supervisor de Ensino da Unidade Escolar ASA, Manoel de Zé Pedro; o vereador Luís Carlos; o secretário municipal de Cultura, Iago Sousa; a inspetora Municipal de Ensino, Virginia Célia e a secretária municipal de Educação, Valdênia Silva.

A Semana Pedagógica é um período em que profissionais da Educação Municipal se preparam com várias atividades para iniciarem o período das aulas.

No primeiro dia das atividades, foi ministrada palestra pela psicóloga e membro da ABRAPEE-Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional,  Amanda Brito. A palestra ministrada por Amanda teve como tema: “O processo de enfrentamento diante dos desafios da rotina escolar”, e tratou sobre a educação na atualidade e também desenvolveu dinâmicas onde a mesma fez perguntas aos participantes.

Durante o momento a palestrante tratou também sobre variados temas. Entres os temas estava: Desafios comuns a todas as escolas; a motivação como fator de enfrentamento na qualidade de vida e do trabalho; a Formação Continuada aplicada a Rotina Escolar; Comunicação – Problema e Solução; Gestão de Tempo; Um momento de reflexão, com perguntas para os participantes e Empatia: fator facilitador no enfrentamento da rotina e relacionamentos.

Publicidade

A supervisora de Ensino, Jéssica O`hara, também fez uso da palavra e acrescentou que os resultados já podem ser vistos por conta do empenho da administração assim como o papel fundamental do professor.

“Nós estamos dando passos em uma caminhada longa e uma nova imagem que vamos continuar construindo para o município de Alegrete e o professor é fundamental nesse processo junto conosco porque tudo que nós conquistamos na educação foi fruto do seu trabalho na sala de aula”, pontuou a supervisora Jéssica O`hara.

Representando o prefeito municipal de Alegrete, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Constâncio Ramos, felicitou todos os membros que compõem a equipe da Educação Municipal desejando a todos que exerçam um trabalho produtivo ao longo do ano de 2019.

“É um prazer estar aqui hoje representando o prefeito Márcio Alencar, e,  desde já, quero parabenizar a toda equipe da educação e dizer que são merecedores de muito respeito. Afirmo que estaremos sempre à disposição para assim trabalharmos juntos”, parabenizou o presidente da Câmara de Vereadores.

Complementando o pronunciamento acerca da educação, a secretária de Educação, Valdênia Silva, salientou sobre a importância da adaptação aos novos métodos de ensino e adequação às metodologias.

Publicidade

“Neste ano o novo formato da Educação necessita de práticas novas e adaptações, pois temos que discutir esses novos métodos durante a Semana Pedagógica para aplicarmos durante o ano”, salientou a secretária.

No tocante à melhorias da educação, Valdênia afirmou que haverá maior intensidade no trabalho tendo em vista o crescimento e adequações ao Currículo Municipal.

“É necessário nós professores, realizarmos um planejamento para se adaptar às novas mudanças e trabalharmos a respeito da Base Nacional Comum Curricular porque são os professores que estão lidando com o dia-a-dia dos alunos e sabem da realidade. São os professores que conhecem nossos alunos”, salientou a secretária de Educação de Alegrete do Piauí.

A inspetora de Ensino da Rede Municipal, Virgínia Célia, fez uma observação em relação às necessidades de adaptação aos novos paradigmas da Educação.

“Existem muitas mudanças e temos que nos adaptarmos a muitas coisas porque os municípios têm a obrigação de acompanhar todas as mudanças que estão acontecendo, pois nossa função aqui na educação é cumprir a tudo aquilo que vem de cima e portanto, temos que estar antenados para que nossas crianças também colham os frutos dessas mudanças”, concluiu a inspetora.

Publicidade

Primando pela qualidade da Educação no município, a Secretaria de Educação firmou parceira com a Secretaria Municipal de Cultura. As pastas vão inserir uma sexta aula. As Unidades Escolares de Ensino Infantil, Francisco Elpídio Ramos e creche Mãe Maria terão como sexta aula, aulas de ballet.

O secretário de Cultura do município de Alegrete do Piauí, Iago Sousa, durante discurso falou sobre a parceria com a Secretaria de Educação e destacou as atividades executadas ao longo dos anos de 2017 e 2018. O biênio contemplou a cultura do município com danças, capoeira, ballet, forró e diversas atividades que envolvem a população alegretense.

“Nossa parceira vai se intensificar ainda mais este ano de 2019. A Secretaria Municipal de Cultura ao longo de 2017 e 2018 vem executando diversas atividades que vão desde o ballet, a capoeira, a dança, o forró e demais atividades que envolvem um público com mais de trezentos pessoas. Nós trabalhamos direto e indiretamente com o mesmo público que está na Educação e no Social”, destacou o secretário.

O secretário Iago Sousa, reforçou a importância do trabalho em equipe que compreende todas as áreas da administração, pois há sempre a preocupação em desenvolvimento de modo geral onde todas as secretarias devem trabalhar de forma coletiva.

“Sempre trabalhei com o espírito de unidade porque não estamos na turma da competição. Pensamos que todas as secretarias devem trabalhar de forma alinhada e coletiva porque esse é o nosso objetivo e assim os resultados virão. Os resultados que temos na cultura são frutos do trabalho desenvolvido na Educação. O IDEB que cresceu é fruto do trabalho de alguém do social, da cultura. É muito importante que a gente trabalhe nessa unidade e nessa união. Por conta disso o IDEB melhorou e isso é fruto de uma gestão que tem lutado, frisou o secretário de Cultura de Alegrete do Piauí.

Publicidade

A programação teve continuidade na manhã desta terça-feira (26), no Espaço Cultural, com palestras que trataram sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O tema desta terça foi “Currículo na Educação Municipal”  ministrada pela supervisora de Educação da Rede Municipal, Jéssica O´hara. Além da supervisora e palestrante de Alegrete, contou ainda com a presença do professor Carlos Alberto onde foi abordado o tema; “ Currículo no Piauí”.

Nesta quarta-feira (27) inseridas na programação da 6ª Semana Pedagógica, duas oficinas serão desenvolvidas com os educadores alegretenses: A primeira oficina será tratado o tema: “Construção do Currículo” e, na segunda oficina com o tema “Novo formato de planejar” acontece às 16h.

A Jornada Pedagógica terá continuidade na manhã desta quinta-feira (28), na Unidade Escolar Maria Juceneuda Maia com Planejamento Pedagógico.

Na sexta-feira, 1º de março, haverá reunião com diretores  da educação marcando encerramento da Jornada Pedagógica.

As aulas do município terão início no próximo dia 07 de março.

Publicidade

Veja fotos:


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS