Connect with us

Alegrete do Piauí

Em Alegrete, 1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA é aberto com sucesso; veja fotos

Publicado

em

Alegrete do Piauí e Vila Nova uniram as Secretarias de Cultura para realizar neste domingo (28) o I Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA. Com o objetivo de promover interdisciplinaridade e integração, a gestão dos dois municípios através dos referidos órgãos realizaram o evento que é dividido em quatro dias. Na primeira etapa, a cidade de Alegrete recebeu os grupos de Vila Nova, onde acolhida aconteceu no Espaço Cultural. O início do evento foi marcado pelo discurso das autoridades e em seguida dado início às apresentações culturais.

A primeira apresentação foi com a oficina de ritmos, ministrada pelo professor, Edilberto Lima, que trabalhou com as monitoras Taynara Oliveira, Thalia Oliveira e Carla. A segunda oficina ficou a cargo do professor Thallys Oliveira que trabalhou com Hip Hop, estilo de música surgido na década de 70 oriundo de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. As bases Old School, foi entre outras características existentes do estilo desenvolvida na segunda aula. Taynara Oliveira, Thalia Oliveira, Rodrigo Aquiles e Carla foram os monitores da apresentação.

Seguindo o cronograma, aconteceu o intervalo para o lanche. No retorno das atividades ocorreu a terceira aula  ficou com com o professor David Dourado ministrante da aula de capoeira e integrantes do grupo Palmares de Picos. A quarta e última oficina ficou com os monitores Taynara Oliveira, Thalia Oliveira, Rodrigo Aquiles e Carla que auxiliaram o professor Edilberto Lima ministrante do tema Afro que trabalhou sobre o tribal, afoxé e ijexá. Ao término das das apresentações ocorreu o momento de relaxamento muscular marcando o encerramento das atividades do primeiro dia do encontro municipal de danças em Alegrete do Piauí.

►Falas

O evento iniciou com discursos das autoridades e foi aberto pelo secretário municipal de Cultura de Alegrete, Iago Sousa, que saudou e deu boas-vindas à todos os grupos. Durante a acolhida o secretário destacou como surgiu a ideia e realização do evento que une os dois municípios.

“Como secretario de cultura desse município, nos sentimos imensamente orgulhosos de poder estar proporcionando juntos este evento. O evento surgiu a partir da ideia da professora de ballet Patrícia Sousa, que também coordena a Secretaria de Cultura de Alegrete junto comigo e ao assistir uma das aulas de dança do professor Edilberto lá em Vila Nova, sentimos essa necessidade de integração entre os grupos. Os objetivos do evento é fazer essa integração entre os municípios, valorizar a cultura e fazer com que percebam a importância do que estar sendo feito. Durante esses dois anos e seis meses que estamos na pasta conseguimos efetivar o grupo de dança, o grupo de ballet, capoeira, o forró dos idosos e temos agora o grupo de zumba da cidade expandido para os interiores”, ressaltou o secretário falando sobre outros projetos que têm levado para a população.

Em seguida foi a vez da Secretária de Cultura de Vila Nova do Piauí, Marli Veloso, que falou sobre o encontro e elogiou a organização do evento.

Publicidade

“Esse cenário é maravilhoso. Sempre fomos parte de muita efervescência cultural. Alegrete é um lugar que os jovens têm um potencial muito grande. E para mim hoje a oportunidade de juntar Alegrete e Vila Nova no AlêVila é um momento importante e serve também como um marco para nossas escolas. A gente entende que a cultura é nossa raiz. Ela nos conecta com a nossa identidade e eu estou muito feliz por estar aqui vendo pessoas que conheço desde muito pequenas engajadas com a cultura. Quem trabalha com cultura não é um trabalho qualquer, porque faltam politicas públicas que garantam as ações culturais, falta organização da cultura, e falta à gente discutir cultura como prioridade. A cultura tem que estar na nossa vida. É um desafio diário pra nós defender as politicas publicas de cultura e fazer com que elas apareçam na pauta do dia como prioridade”, pontuou a secretária Marli Veloso.

Veja vídeo:

Carla Cristina aluna de Vila Nova do Piauí participou do primeiro dia e declarou que a dança proporciona sentimentos de altivez.

“É um sentimento grande de felicidade. É muito gratificante e importante para união dos dois grupos interagirem entre si, fazer novas amizades e aprender muito mais. A dança é um sentimento que eleva o ser humano”, disse.

Como aluna de Alegrete, Érica afirmou que a realização do I Encontro Intermunicipal de Danças Populares Alêvila proporciona felicidade.

Publicidade

Ao meio a aluna Érica

“Como aluna me sinto mais que maravilhada participar desse evento e também por ter um acontecimento como esse em Alegrete. Uma junção com Alegrete e Vila Nova que se tornou o Alêvila. Faço ballet clássico e nunca tinha feito Hip Hop, aula de dança e nem capoeira. Foi uma experiência maravilhosa e espero que continue sendo o primeiro de muitos”, declarou a aluna.

Virgínia Célia que é inspetora da Rede Municipal de Ensino de Alegrete do Piauí, marcou presença no primeiro dia, representando a gestão municipal do prefeito Márcio Alencar e da primeira-dama, enfermeira e entusiasta apoiadora cultural, Andrea Sousa. A inspetora teceu elogios aos mentores do evento e aos jovens.

“Quero dizer para vocês que é muito gratificante ver os jovens se envolverem com esses grupos de música, rever um pouco de cultura. A cultura é arte do povo e ela abrange todos os sentimentos da nossa existência desde as raízes até os dias atuais. Vocês são jovens que estão se dedicando a engrandecer o nome da nossa cidade como também crescer culturalmente como ser humano. Eu queria parabenizar a todos vocês por essa iniciativa, quero parabenizar o nosso secretário Iago e a todos que fazem parte dessa secretaria. O prefeito Marcio e a primeira-dama Andrea têm mostrado o interesse de envolver vocês jovens, de tirar da rua, tirar da assiduidade e colocar vocês num patamar que cada dia mais venha enaltecer o nome da nossa cidade, por que a nossa cidade cresce à medida que o povo cresce”, parabenizou a todos os jovens.

A coordenadora de Cultura da “Cidade Alegre” Patrícia Sousa fez seus agradecimentos a todos os participantes.

“Eu queria agradecer à secretária Marli de Vila Nova que acolheu essa ideia da gente. Ao secretário Iago Sousa também por ter me atendido. Só eu sei o quanto foi difícil para nós. A gente sempre pensou em fazer esse evento nas férias para que todos pudessem participar, mesmo assim houve alguns imprevistos, mas a gente tentou da melhor forma atender a todo mundo, do ballet, da dança. Quero agradecer a presença de todos e dizer que estamos aqui”, agradeceu a coordenadora.

Publicidade

O professor Edilberto Lima que ministrou oficinais ressalta que a dança é uma das manifestações culturais mais expressivas. O professor e membro  da organização do evento destacou ainda sobre a importância do encontro de danças entre os dois municípios.

“A dança ela se consolida como uma das manifestações culturais mais expressivas da atualidade e para nós que estamos à frente da organização do primeiro encontro intermunicipal de danças populares AleVila. É de grande importância a interação dos grupos de dança dos municípios de Alegrete e Vila Nova, uma vez que essa expressão cultural é capaz de levar sentimentos inarráveis na vida das crianças. Elas podem dentro dessas atividades desenvolverem habilidades físicas, mentais, corporais e elas também têm a oportunidade de saírem do mundo das drogas, de ter alternativa e o que fazer na semana ou no fim de semana. Então pra mim o sentimento de fazer parte é de gratidão”, disse o professor Edilberto.

Ministrante da oficina sobre o Hip Hop, Thallys Oliveira, professor de Vila Nova e coreógrafo, ressalta que o momento propicia a disseminação de diversas culturas ampliando o movimento cultural pelas cidades.

“Para mim é uma honra estar ministrando aula no AlêVila em Alegrete. É um momento maravilhoso, um momento em que a gente pode estar espalhando diversas culturas e pode estar também crescendo o movimento cultural pela a cidade, estando em Vila Nova ou em Alegrete para mim foi um prazer participar desse evento”, declarou.

De acordo com o professor Deivid que trabalhou com a aula de capoeira com o contra-mestre Catraca e o intermediário Negueba, o propósito dentro do encontro com vários grupos é a interação, diversão e privilegiar as duas cidades tanto Alegrete como Vila Nova do Piauí.

“O evento é importante, pois é onde vários estilos se encontram com um único proposito: diversão e integração dos grupos de cultura. Para mim é um privilégio estar aqui na cidade de Alegrete juntamente com a cidade de Vila Nova, fazendo essa integração entre alunos. Foi muito divertido e fundamental para as crianças o que teve aqui nesse evento”, ressaltou Deivid.

Publicidade

A programação segue no dia 10 de agosto com a segunda etapa onde será a vez dos grupos de Alegrete se apresentarem em Vila Nova do Piauí, no Ponto de Cultura Cidade Poesia. Nesse encontro os professores alegretenses presidirão as aulas para os vila-novenses.

Abaixo segue a programação dos demais dias e logo em seguida a galeria de fotos.

• DIA 10/08

07h40min – Credenciamento.
08h00min – 4º Aula: Bases do clássico, Prof. Patrícia Sousa e Prof. Anatalia Nogueira.
Monitoras: Érika e Maria Laura.
09h30min – 5º Aula: Afro (Maculelê, puxada de rede, coco de roda), Prof. Rodrigo Aquiles.
Monitores: Laio e Arnaldo
11h00min – Intervalo (lanche).
11h30min –6º Aula: Correção de postura no Ballet Clássico, Prof. Dayron Abreu.
13h00min – Relaxamento muscular e encerramento das atividades

• DIA 25/08

Publicidade

07h40min – Credenciamento.
08h00min – 7º Aula: Bases da dança contemporânea, Prof. Anatalia Nogueira.
Monitores: Taynara Oliveira, Rodrigo Aquiles, Patrícia Sousa e Thalia Oliveira.
09h30min – 8º Aula: Bases da dança popular (forró, xaxado e baião) Prof. Edilberto Lima.
Monitores: Taynara Oliveira, Thalia Oliveira, Laio, Arnaldo e Carla.
11h00min – Intervalo (lanche).
11h30min – 9ª Aula: Bases da dança popular (Carimbo e Frevo) Prof. Rodrigo Aquiles
13h00min – Relaxamento muscular e encerramento das atividades

• DIA 06/09

13h30min – Credenciamento.
14h00min – Abertura.
14h15min – Preparação Muscular (Prof. Thallys Oliveira)
14h30min – 11º Aula – HIP-HOP: Street Dance New school, Prof. Thallys Oliveira.
Monitores: Taynara Oliveira, Thalia Oliveira, Edilberto Lima, Rodrigo Aquiles e Carla.
15h45min – Intervalo (lanche).
16h00min – Afro (tribal, afoxé, ijexá, Maculelê, puxada de rede, coco de roda), Prof. Edilberto Lima e Prof. Rodrigo Aquiles.
Monitores: Taynara Oliveira, Thalia Oliveira, Thallys Oliveira e Carla.
17h:30min Integração das oficinas e roda de capoeira Prof David Erison e Prof. Rodrigo Aquiles.

Sugestão para a noite: Apresentações culturais – integração das oficinas (OBS: Beleza Negra Vila Nova, conforme a programação proposta).

Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS