Connect with us

Alegrete do Piauí

Em Alegrete, Cultura e Saúde promovem atendimento coletivo no zumba em Malhada Alta e Pocinhos

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí, na gestão “Alegrete Continua Para Todos” do prefeito Márcio Alencar e a primeira – dama Andréa Sousa, através das secretarias de Cultura e Saúde junto ao NASF, realizaram na última segunda-feira, 09 de dezembro, um atendimento coletivo no zumba, na comunidade Pocinhos. E na terça-feira, 10 de dezembro, os atendimentos aconteceram no povoado Malhada Alta.

Participaram dos encontros, o secretário de Cultura, Iago Sousa e a professora de zumba e coordenadora da Cultura, Patrícia Sousa. Nas ocasiões, os atendimentos foram realizados pela coordenadora do NASF, Brotas Oliveira, a nutricionista, Ana Kelly Ramos, a fisioterapeuta, D’Ávila Mylena e a psicóloga, Rayane Oliveira.

O secretário de Cultura, Iago Sousa, agradeceu a parceria com a Saúde, a participação das profissionais do NASF, a gestão municipal por apoiar os eventos e as alunas que participam do grupo de zumba.

“A gestão se preocupa com a prática esportiva e a realização de atividades físicas para que as pessoas tenham uma boa qualidade de vida, melhorem a saúde. É possível ver a alegria das mulheres que participam do grupo, e pensando nisto resolvemos em parceria com a Saúde promover esse atendimento e contribuir com a saúde delas em outras áreas. Agradeço as profissionais do NASF pela presença e por prestarem os atendimentos, e a nossa gestão municipal, o prefeito, Márcio Alencar e a primeira-dama Andréa, além de parabenizar e agradecer a presença de todas as alunas que compõem os grupos de zumba”, destacou.

A coordenadora do NASF, Brotas Oliveira, parabenizou a gestão e a Cultura pela realização das aulas e as alunas por praticarem atividades físicas.

“Estou muito feliz, é uma honra está aqui novamente. Conheço todas vocês, pois já trabalhei aqui durante 04 anos e criei um vínculo de amizade muito forte. Quero parabenizar vocês, a Cultura, e a primeira-dama pela iniciativa em realizar essas atividades físicas. Me formei a pouco tempo em Educação Física e agora tenho entendimento do que é poder proporcionar pra vocês este momento. Sabemos que é pouco um dia só, mas antes não tínhamos nada. Quem sabe logo mais outra pessoa da comunidade de destaque e passe a assumir mais dias. Fiquei bem contente em encontrar várias dessas mulheres que estão aqui fazendo caminhada, e isso mostra que podem fazer outras atividades além do zumba”, disse.

Publicidade

A nutricionista do NASF, Ana Kelly, esclareceu dúvidas sobre alimentação pré e pós-atividades, falou sobre os seus atendimentos no município e parabenizou a organização do evento.

“Gostaria de dizer que estou feliz em participar desta aula como nutricionista do NASF, pois já tive várias pacientes que estão aqui hoje que foram alunas de atendimento particular. Sei que muitas das mulheres sempre me procuram querendo uma dieta e atendimento, pois agora estou atendendo todas as terças e quartas manhã e tarde, no Miguel Pereira. Parabenizo a iniciativa do encontro e a gestão do município e as alunas por comparecerem”, disse.

A psicóloga, Rayane Oliveira, que participou do encontro, em Pocinhos, tirou dúvidas e falou sobre os benefícios de cuidar do corpo e da mente juntos.

“O zumba é uma atividade que assim como outras danças, caminhadas e outras atividades físicas contribuem com a melhora da saúde mental, por isso estou aqui para falar dos benefícios. Não devemos cuidar só do corpo, se a nossa mente ainda não está preparada para dança ou para o regime. Temos que trabalhar corpo e mente ao mesmo tempo”, explicou.

A fisioterapeuta do NASF, D’Ávila Mylena, levou para os encontros a atividade ‘Mitos e Verdades’, onde as alunas respondiam as perguntas feitas com base nos seus entendimentos, e em seguida as profissionais convidadas esclareciam as dúvidas que surgiam no decorrer da brincadeira.

Publicidade

Nos encontros, D’Ávila Mylena, destacou: “Primeiramente quero parabeniza-las por não terem desistido, pois sabemos que não é fácil começar e continuar em uma atividade, principalmente na zumba que é uma atividade de alto impacto e requer flexibilidade e, é ótima para a saúde de vocês. Estou aqui junto à psicóloga para esclarecer as dúvidas, vocês como praticantes sabem os benefícios que a atividade proporciona”.

A aluna da comunidade Pocinhos, Jéssica Sousa, avaliou o grupo e falou da sua experiência nas aulas, além de parabenizar a professora.

“As participações nas aulas estão me fazendo muito bem, tem me tirado o estresse do dia a dia, pena que só é uma vez por semana, mas mesmo assim a aula de zumba tem desenvolvem a minha alta confiança. A professora Patrícia, é uma excelente profissional, sempre atenta e atenciosa com as alunas. O grupo não deixa nada a desejar”, relatou.

A aluna do povoado, Malhada Alta, Keila, agradeceu ao secretário, Iago Sousa, a gestão municipal, e as profissionais que participaram do encontro e realizaram os atendimentos.

“As aulas de zumba nos proporcionam melhorias positivas para a nossa vida tanto na saúde quanto na nossa autoestima. Adoro participar do grupo e agradeço ao nosso prefeito, a primeira-dama e ao secretário pelo projeto. Parabenizo e agradeço as funcionárias do NASF pelos trabalhos realizados”, disse.

Publicidade

O projeto de expansão da aula de zumba para a zona rural tem como objetivo de descentralizar os serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Cultura de Alegrete do Piauí e os encontros acontecem semanalmente.  Atualmente o grupo é integrado por 55 mulheres, sendo 30 na comunidade Pocinhos e 25 no povoado Malhada Alta.

As aulas e todas as logísticas necessárias são custeadas com a ajuda da Prefeitura através do prefeito Márcio Alencar e pela a sensibilidade da primeira dama Andréa Sousa.

Confira as imagens:

_Veja Fotos Zumba Pocinhos

_Veja Fotos Zumba Malhada Alta

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS