Connect with us

Alegrete do Piauí

Em Alegrete, missa, inauguração de busto e shows celebram centenário de Antônio Elpídio Ramos

Publicado

em

Os familiares da saudoso Antônio Elpidio Ramos um dos fundadores da cidade de Alegrete do Piauí, homenagearam o pela data desta quinta-feira (12), dia em que completaria 100 anos de idade. Nas homenagens celebraram uma missa presidida pelo pároco local, padre Antônio Ismael, concelebrada pelo pároco de Marcolândia, padre Pio Feitosa. O ato religioso aconteceu na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Centro de Alegrete.

Antônio Elpidio Ramos foi quem construiu a igreja católica local e doou a imagem de Nossa Senhora de Fátima à comunidade onde há exatos 60 anos foi celebrada a primeira missa.

Na homilia, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, santa padroeira da cidade, foi conduzida por Telma Leal Ramos, filha do saudoso Antônio Elpidio. Em seguida o bisneto, Pedro Lucas Ramos Alencar, levou consigo a faixa que representa a vida pública do homenageado que adentrou na política ainda muito jovem como vereador e também vice-prefeito de Fronteiras. Posteriormente foi eleito o primeiro prefeito de São Julião do Piauí através do voto direto.

Durante a missa, o neto, Ricardo Ramos, conduziu em suas mãos os grãos de feijão que representa um dos produtos da agricultura mais produzidos pela Família Ramos.

A tataraneta e bisneta de Antônio Elpidio Ramos, Laila e Virna Ramos, respectivamente, entraram com as medalhas de maior produtor rural de feijão caupi do ano de 1981 e 1983 concedidas pelo Ministério da Agricultura e EMBRAPA condecorado com o título de produtor modelo, tornando Alegrete destaque no cenário nacional no setor de agricultura. Na ocasião o neto, Renebson Ramos, entrou com a Maquete representando o município de Alegrete do Piauí, cidade está que foi desbravada por Antônio Elpidio Ramos e consequentemente povoada. Antônio doou terrenos para construção do mercado, igreja e ainda foi defensor da passagem da BR – 316, pelos limites geográficos de Alegrete do Piauí, além de lutar pela independência do município.

O casal Terezinha Ramos e José Areolino filha e genro de Antonio Elpidio, respectivamente entraram com a bíblia e a vela que representam a vida de fé, oração e amor ao próximo.

Publicidade

Simbolizando os dons espirituais e materiais essenciais da vida transformados em corpo e sangue de Cristo o filho e nora de Antonio Elpidio, respectivamente,  levaram o Pão e Vinho seguido da oferta e canto.

Descerramento de Busto

Ao término da missa, aconteceu a solenidade de descerramento de busto na praça de mesmo nome do homenageado. O solicitante da memória instalada na praça, o vereador Paulo Lucemberg falou sobre a gratificação de homenagear.

“É com muita honra e prazer de ser contemplado e fazer esse requerimento. Quando foi pedido não pensei duas vezes porque é de grande importância para o nosso município. É de conhecimento de todos nós que seu Antônio Elpídio era uma pessoa digna que sempre trabalhou em prol do crescimento, da família, dos amigos e dos vizinhos. Creio e tenho a convicção que Antônio Elpídio deixou o seu legado e hoje se mostra representado pelos seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos. É gratificante ser o autor desse projeto porque é mais que merecedor e sou feliz também por fazer parte desta família Ramos. Me perguntam você é do Ramos? E eu, respondo que de sangue não, mas de respeito e carinho sim até porque me encontro pai do Pedro Lucas Ramos de Alencar e Diana existe hoje um DNA da nossa família e da família Ramos”, disse.

O vereador, Claudio do Milton, também fez uso da palavra.

“Primeiramente quero agradecer a Deus, grande arquiteto do universo por estarmos reunidos aqui hoje nesse momento festivo em completar os cem anos de tio Antônio Elpídio. Esse homem que já foi falado muito dele e todos aqui o conheceram e sabem da sua importância para Alegrete e região, tanto como fundador da cidade, como prefeito de São Julião, vice-prefeito de Fronteiras e deixou um legado de amizade com todas as famílias. Então é exemplo para todos nós alegretenses a história do seu Antônio Elpídio e esse momento do seu centenário queria apenas agradecer a todos que estão presentes”, relatou.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Constâncio Nicolau Ramos, fez uso da palavra e parabenizou a família.

Publicidade

 

“Quero cumprimentar as autoridades presentes em nome do prefeito Márcio Alencar, dos nobres caros vereadores presentes, filhos e demais familiares do seu Antônio Elpídio na pessoa do seu filho Pedro Alcântara e cumprimentar toda a comunidade neste momento em nome da Câmara Municipal de Vereadores de Alegrete do Piauí. Eu como presidente da casa legislativa quero expressar minha alegria em honra e por poder fazer parte deste momento histórico para o nosso município. Quero registrar que por solicitação do vereador Paulo Alencar, casado com a neta do seu Antônio Elpídio Ramos, a Andréia, aprovamos o requerimento para que fosse feito o busto em homenagem ao centenário de seu Antônio Elpidio. Quero parabenizar a família do seu Antônio pela iniciativa de celebrar esta data. Entendemos como um presente para a nossa população e um registro histórico para a nossa cidade. Para encerrar não poderia deixar de falar do exemplo de fé e união deixado pelo seu Antônio Elpídio Ramos, pois, feliz é o homem que tem lhe ao Senhor, família forte deixam legados e hoje a noite assistimos o legado de um grande cidadão alegretense chamado Antônio Elpídio Ramos”, parabenizou.

Pedro Alcântara Ramos, filho do seu Antônio Elpídio Ramos agradeceu pelas homenagens.

“Fico grato com a presença de vocês. São filhos de Alegrete onde ele sempre pensava em deixar uma continuidade da família. Papai chegou aqui e só tinha a casa do sogro dele, meu avô. Papai saiu daqui a cavalo até Campo Sales, foi pegando ônibus, chegou ao Rio de Janeiro, conseguiu subir no palanque de Getúlio Vargas e ele pediu a implantação de um colégio no povoado, hoje Alegrete. Getúlio Vargas mandou o recurso e foi feito o colégio. Essa homenagem que eu faço ao meu querido pai hoje comemorando os cem anos de sua passagem aqui na terra. Digo que você não foi apenas um pai, foi meu melhor amigo, meu mestre. Ser seu filho é sentir que a vida faz sentido e concluir que sou um pedaço de você para seguir o ciclo e prosseguir sua tradição. É ter a certeza que sua vida valeu a pena, não foi em vão. Saiba que você foi à pessoa mais forte que eu já conheci, foi meu super herói, e tudo que sou hoje devo a você. Todas as decisões em minha vida são baseadas em seus conselhos que guardo em minha memória e minha conduta sempre será inspirada no exemplo de vida que você foi para mim. Meu grande parceiro que sempre se orgulhava de mim. Prometo que não vou decepciona-lo e continuarei seguindo em frente sendo justo e passando afrente tudo que eu aprendi com você para meus filhos e consequentemente para as nossas gerações. Pai, a saudade que sinto é muito forte e já se passaram sete anos da sua partida e a cada dia você está mais vivo na minha memoria. Onde quer que você esteja saiba que você foi o melhor pai do mundo e luto para que eu consiga ser tão bom para a minha família como você foi para mim. Quero agradecer a presença de todos aqui presentes, a nossa família, e os amigos. Onde você estiver pode ter certeza que meu orgulho e admiração por você não tem fim. Ser seu filho é o maior presente que a vida me ofereceu e quero também agradecer a todas as homenagens a você dirigida. Agradecer ao meu sobrinho Renebson pela dedicação e memória do meu pai, as minhas irmãs e irmão em especial a Erivaldo pelo empenho e execução do evento e a todos que contribuíram para essa belíssima homenagem ao meu querido papai”, declarou.


Clique e veja a biografia de Antônio Elpídio Ramos


Tertuliano Ramos, neto e ex-vereador externou sentimento de gratidão.

Publicidade

“Quero dizer a todos que aqui já falaram que o exemplo do meu avô foi muito lindo e soube atender todas as famílias: os Alencar, os Maias, os Araújos, os Silvas, os Rodrigues e esse exemplo ficou marcado na minha memória. Quando ingressei na política ele falou: “Meu filho onde você passar jamais se envergonhe em falar que é meu neto” e onde eu passava me perguntavam se eu era neto de Antônio Elpídio, aquele grande homem, agricultor, pai, político e outros exemplos que eu sigo lutando todos os dias seguindo os seus ensinamentos”, disse.

Erivaldo Ramos, falou sobe de sua vida empresarial e de suas emoções ao lembrar dos incentivos de Antonio.

“Falar de Antônio Elpídio fico até sem palavras. Todos os meus contratos, o meu escritório e no meu dia a dia está presente. Ele sempre acreditou que eu seria um grande homem, acreditou em mim, chorou, e me deu a passagem de ida para São Paulo e a volta eu conseguiria. Hoje tenho uma empresa com muitas famílias que trabalham comigo e quando eu entro no meu escritório que é abençoado, Antônio Elpides Ramos, está sempre do meu lado e todos os dias quero honra-lo. Quando falo dele sempre me emociono, pois, ele me dá orgulho, criar todos esses filhos ajudando todos que precisaram e eu quero ser apenas 1% do que este homem foi”, lembrou.

O prefeito de Alegrete do Piauí, Marcio Willian Maia Alencar, o Marcinho, declarou sentir-se honrado em prestar homenagens.

Primeira-dama Andrea Sousa ao lado do prefeito de Alegrete Márcio Alencar.

“Para mim essa noite é uma noite de honra e inesquecível que ficará na memória de todos principalmente da família do Sr. Antônio Elpídio. Um homem carregado de adjetivos, visionário, visão ampla, e que enxergava longe. Naquele tempo de adversidades, Sr. Antônio Elpídio conseguiu criar seus filhos de maneira linda e sua família hoje é repleta de doutores, de pessoas formadas e estudadas. Apesar de toda dificuldade da época, enfrentou com coragem sua vida, tanto no comércio, quanto na política. Falar do fundador desta cidade me honra muito, por estar vivendo esse momento e ter a sorte de ser o prefeito nesta ocasião de inauguração de busto de Sr. Antônio Elpídio. É um prazer prestar essa homenagem na praça que merecidamente já leva seu nome”, declarou Marcio.

Publicidade

Neto de Antônio Elpídeo, Renebson Ramos, pontuou sobre a importância em conhecer os antepassados, precisamente as origens de si mesmo. Renebson recordou sobre alguns objetivos que seu avô tinha em prol do município de Alegrete.

“Minhas palavras são de agradecimento a Deus, Nossa Senhora de Fátima, todos da família Ramos e todos os colaboradores. Essa noite é de muito saudosismo e que nos faz voltar no tempo, nos faz parar e refletir sobre o passado e nossas atitudes. A história de vovô, vamos passar para os netos bisnetos e tataranetos. É para isso que existe essa noite. Para respeitarmos a história e saber para onde vamos, pois temos que respeitar nossa origem de onde viemos. É necessário que todos façam uma reflexão sobre o passado e suas origens. Quero agradecer ao tio Edvaldo e tenho certeza que vovô está muito feliz lá em cima. Temos que continuar nosso legado e nossa história e que assim continuemos nos reunindo”, lembrou.

“Quando tinha meus 22 anos ouvia suas histórias sentando no balcão da cozinha. Nunca escondi que o senhor sempre foi meu ídolo. Minha referência sempre foi o senhor. Amava ouvir suas histórias sempre de manhã durante o café. Recordo-me que um dos maiores desafios que ele enfrentou, perto de completar os quarenta anos de idade foi quando ele relatou que tinha desejo em fazer algo pelo município e foi exatamente com essa idade que ele trouxe a primeira missa para Alegrete do Piauí e, assim trouxe a fé e a religião de um povo. Obrigado por ser minha inspiração!” declarou Renebson Ramos.

A vice-prefeita de Alegrete, Hermilinda Gomes, cumprimentou todos os familiares elogiando o saudoso Antônio Elpídio.

“Antônio Elpídio é uma figura ilustre e lembrada hoje, amanhã e sempre pelo passado digno, correto, pela transparência, pelo homem que foi e ainda é na imagem de vocês e do povo deste município que receberam e recebem ações diárias vindas do pai através dele. Tenho imenso prazer de falar nessa família porque sabemos da história municipal e política, ele foi vereador e vice-prefeito com meu avô Kigo Gomes. Antigamente ele foi prefeito de Fronteiras mas fazia parte de Alegrete, São Julião, Caldeirão Grande. Foi que dois homens de fé e coragem desbravaram toda essa região andando a cavalo, batendo de porta em porta. Eles fizeram bem feito e por isso que são lembrados não só no município de Alegrete, mas em todos esses citados. Quando relatam Antônio Elpídio , foi é será. “Ele fez isso, me ajudou nisso e isso é o que ele deixou de geração em geração”. Enquanto vice-prefeita e, sobretudo, enquanto amiga da família deixo aqui o meu abraço de toda família Gomes e o respeito por essa essa tradicional e inesquecível família Ramos. Em nome de Antônio Elpídio o qual nos faz presente aqui nesta inauguração tão nobre e bela”, concluiu a vice-prefeita de Alegrete do Piauí.

Publicidade

Shows e Jantar

Após as homenagens na missa e descerramento do busto da praça de mesmo do nome do homenageado foi servido jantar ao som dos cantores Marquinhos Pernambucano, Rômulo Carlos cover de Roberto Carlos, o sanfoneiro Alvino Luz e o canto Andrews Robson imitando Luís Gonzaga.

Presenças

Estiveram presentes: o prefeito Márcio Willian Maia Alencar, o Marcinho, acompanhado da primeira – dama, Andrea Sousa; a vice-prefeita Hermilinda Gomes; os vereadores: o presidente da Câmara Municipal, vereador Constâncio Ramos, Erasmo Araújo (PSC), Claudito Rodrigues (Cláudio do Milton- PT), Manoel Alencar Ramos (BEL RAMOS – PSB), Paulo Lucemberg (PT), Mateus Vicente (PRP), Firmino Pedro (PSD), Manoel Ramos e Luís Carlos (PSD); o controlador – geral do município, Luiz Humberto de Carvalho Macedo; secretário de Obras e Urbanismo, José de Araújo Lima; secretário municipal de Transporte, José Clenildo de Alencar; gerente de Previdência Social, Francisco George Ferreira; secretário de Esporte e Lazer, Dedito Silva; secretária de Saúde, Rayara Carvalho; secretária de EDUCAÇÃO: Valdênia Silva; secretária de Assistência Social, Adrícia Sousa; secretário de Cultura, Iago Sousa; secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Joaquim Neto; secretário de Administração e Planejamento e ex-prefeito, Edilton Alencar; secretário de Finanças, Antônio Gean; Chefe de Gabinete, Diego Alencar; os ex-prefeitos: Joaquim Leal Neto Edilton Alencar.

_Veja abaixo fotos da missa, inauguração de busto e jantar

Publicidade

_Veja Fotos da Inauguração do Busto;

_Veja Fotos da Festa;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS