Connect with us

Alegrete do Piauí

Município de Alegrete realiza campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã deste sábado (21) a campanha anual de vacinação para cães e gatos contra o vírus da ‘raiva’.

A doença prevenida em tal campanha, é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso do animal, provoca uma encefalite (inflamação e infecção do cérebro) e leva o doente à morte em alguns dias após o início dos sintomas. É transmitida, principalmente, por um animal contaminado para pessoas ou outros animais, através de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras de mucosas (olhos, boca, etc.).

A mobilização de campanha contou com o envolvimento das equipes de Agentes de Endemias e Agentes Comunitário de Saúde com o apoio da SMS, com ampla divulgação à população, resultando em um sucesso de volume recorde, com 380 animais vacinados somente neste sábado (21). O que geralmente, em anos anteriores, não chegava a 300.

Ao todo na manhã de hoje (21), foram vacinados 229 cães e 151 gatos de estimação dos alegretenses que residem na sede do município.

A SMS espera vacinar, até o final da campanha, mais de mil animais. Para tanto, nos próximos dias a vacinação será realizada em toda zona rural de Alegrete do Piauí. Aos proprietários de cães e gatos da sede do município que não vacinaram seus animais neste sábado, a orientação é procurar a Secretaria Municipal de Saúde para a efetivação da vacina.

Publicidade

O cronograma de campanha na zona rural será divulgado na próxima semana.

Confira as imagens:

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Alegrete

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS