Connect with us

Alegrete do Piauí

Paróquia de Nossa Senhora de Fátima é instalada em Alegrete do Piauí e empossa seu primeiro pároco; fotos

Publicado

em

Desde de 1959 centenas de fiéis buscam a intercessão de Nossa Senhora de Fátima, no município de Alegrete do Piauí, localizado a 370 km da capital do Estado.

A santa é querida e venerada pelos alegretenses. A história católica da cidade permeiam em torno do religioso Antônio Elpidio Ramos que realizou a primeira missa e trouxe a primeira imagem da santa ao município, onde a colocou na capelinha que foi alicerçada no ainda Povoado de São Julião –PI. Os tempos passaram e a fé a religião católica tem crescido na cidade, com isso, o desejo no coração de todos que motivou a assembleia diocesana de Picos criar a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

Confira aqui e veja todas as fotos!

E na noite desta sexta -feira, 22 de dezembro de 2017, foi oficialmente instalada a 20ª Paróquia da Diocese de Picos, que foi desmembrada da Paróquia de Santo Antônio, do município Padre Marcos, e compreende também o município de Francisco Macedo com extensão para as comunidades rurais dos dois municípios. Milhares de pessoas participaram da cerimônia, onde também, por meio de um provisão canônica tomou posse o Pe. Antônio Ismael de Holanda, como seu primeiro pároco.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada pelos padres, Antônio Cristo, Expedito, Sebastião, Miguel Feitosa, Jonas de Moura, Chiquinho, Carlos Danilo, Fernando Amando, Francisco Berto, Edivaldo dos Santos, João Pereira, Antônio Mendes, Ismael de Holanda, Gregório Lustosa, Manoel Moura, Francidilson Silva, Feliciano, Paulo, Adauto, Mairton e seminaristas presentes.

Publicidade

Após a saudação inicial, Dom Plínio convidou o vigário geral da diocese de Picos, Padre Antônio Mendes Neto, para fazer a leitura do Decreto de Ereção (Criação) da Paróquia Nossa Senhora de Fatima. Em seguida, deu-se início a Posse Canônica do primeiro Pároco de Alegrete do Piauí-PI, com a leitura da Provisão Canônica, proferida pelo Pe.  Carlos Danilo de Araújo, por um período de seis anos.

A seguir, o bispo pediu a mãe do recém pároco para que colocasse a estola sacerdotal sobre os ombros no novo pároco e o revestiu com a Casula. A estola é símbolo do poder sacerdotal que se transforma em serviço, entrega e doação.  Pe. Ismael, antes de iniciar o seu trabalho de pároco, rezou a profissão de fé, conforme determina a disciplina da Igreja, aos fiéis chamados a exercer um cargo em seu nome.

No Rito da Palavra as leituras foram proclamadas como de costume, salvaguardando, o momento em que o Bispo entrega ao Novo Pároco o Livros dos Evangelhos, admoestando-lhe com as seguintes palavras: “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas”.

Durante a celebração, Pe. Ismael fez a renovação das promessas sacerdotais manifestando sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe foi confiada.

Depois da homilia, que aconteceu no adro da Igreja, Dom Plínio entregou ao Pe. Ismael, Pároco, as chaves da Igreja e apresentou os lugares de culto e alguns instrumentos dos quais fará uso no seu ministério sacerdotal: apresentou-lhe a cadeira presidencial. Ao abri-la a Igreja, tocou o sino e visitou a Capela do Santíssimo onde se encontra o sacrário, a Pia Batismal com os Santos Óleos e o Confessionário.

Logo após, retornaram ao adro da Igreja, onde lhe fora apresentado os livros de Registros Paroquiais: Livro de Tombo, Casamentos, Batizados, Inventário e Livro Caixa. E, assim, este momento foi concluído com a leitura do Juramento de Fidelidade, proferido pelo Pe. Ismael, conforme a fórmula aprovada pela Santa Sé.

Ao final da missa de instalação da nova paróquia e da sua posse como primeiro pároco, Padre Ismael fez agradecimentos e falou da sua alegria em Deus. “Foram muitas fases e etapas vividas até aqui: a 1ª a graça de ter nascido, a 2ª a entrada no seminário e a terceira vivência importante na minha vida foi quando entregaram os municípios de Alegrete e Francisco Macedo para eu cuidar. Me senti acolhido nestas terra de gente humilde e trabalhadora, agora a palavra é compromisso e pedir a Nossa Senhora de Fatima que nos der força para a evangelização”, disse.

Em entrevista ao Portal Cidades na Net, a empresária Telma Ramos que é filha do religioso Antônio Elpidio ( In Memorian) declarou sua alegria. “É uma honra muito grande, fui criada e educada pelo meu pai nos ensinamentos da fé e no amor a Nossa Senhora, santa padroeira que foi trazida pelo meu pai e que hoje se tornamos paróquia, a alegria é imensa e completa o sonho de muita gente da terra”, afirmou.

Para o Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, a criação da nova Paróquia é um marco na vida da comunidade. “Fui motivado muitas vezes a criar esta paróquia, até chegar o momento concreto em que se fortalece o compromisso de todos com a Igreja de Cristo, todos são chamados a responsabilidade e o compromisso de servir a Igreja”.

Publicidade

Após a missa de implantação foi servido um jantar para mais de 2.000 pessoas no Salão Paroquial.

Dezenas de autoridades estiveram presentes na missa de instalação, dentre outros o prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar acompanhado da primeira dama Andrea Sousa, os vereadores de Alegrete, Constâncio Ramos, Firmino do Pedro, Cláudio do Milton, Luís Carlos e Erasmo Araújo; vereadores de Padre Marcos, Antônio Chiquinho e Iranildo; vice prefeita de Marcolândia Vanete e demais pessoas de vários municípios da região.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS