Connect with us

Alegrete do Piauí

Saúde de Alegrete intensifica campanha contra o Sarampo e vacinação chega ao Pov. Malhada Alta

Publicado

em

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo inciou em municípios do país. A vacina tríplice viral, além do sarampo, protege contra caxumba e rubéola, e esta disponível nos postos de saúde de todo o Brasil, com foco em dois grupos: crianças de 06 meses a menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos.

Em Alegrete do Piauí, há 395 km de Teresina, a campanha teve inicio nesta quinta – feira (17). De acordo com a secretária de Saúde, Anna Carla, a vacinação ocorreu na zona rural do município, na localidade Malhada Alta, há 14 km da sede.

Saúde de Alegrete intensifica campanha contra o Sarampo e coloca faixa no centro da cidade para chamar atenção da população

Na manhã desta quinta, na Unidade Básica de Saúde Januário João de Oliveira, a campanha teve à frente a enfermeira da Estrategia de Saúde da Família, Lívia Leal, juntamente com os agentes comunitários de Saúde onde imunizaram crianças de 06 meses a menores de 5 anos, obtendo êxito de 100%  de abrangência do publico-alvo.

“Quero deixar meus agradecimentos e carinho a todos os profissionais envolvidos na campanha. Pude estar presente e ver o zelo e cuidado de cada um para obtermos resultados tão satisfatórios como esses. Obrigada por entenderem a importância de tal imunização e vestirem a camisa dessa causa”, agradeceu a secretária de Saúde, Anna Carla.

É valido salientar que a campanha será dividida em duas etapas. De 07 a 25 de outubro, os pais devem levar as crianças dentro daquela faixa etária para receber a vacina em qualquer Unidade Básica de Saúde do município. No dia 30 de novembro haverá vacinação para adultos de 20 a 29 anos nas duas UBS´s, na Unidade Básica de Saúde Januário João de Oliveira e na Unidade de Saúde Miguel Pereira Neto.

Publicidade

Haverá ainda o Dia “D” de vacinação que será no dia 26 de outubro, um sábado, na Unidade de Saúde Miguel Pereira Neto e na Unidade  de Saúde Maria Francina Alencar (vide cartaz).

Após um intervalo, o dia 18 de novembro marca o início da vacinação contra o sarampo entre brasileiros de 20 a 29 anos. Para essa segunda etapa o município também contará com o “Dia D”, no dia 30 de novembro nas UBS´s da sede municipal. Para essa etapa o Ministério da Saúde espera proteger 13,6 milhões de adultos.

“É importante ressaltar que tanto a vacina tríplice viral como a tetravalente – que evita também a catapora – são aplicadas na rede pública o ano todo em brasileiros de até 49 anos que cumprem certos requisitos, dentro ou fora de surtos. Siga as orientações do Calendário Nacional de Vacinação para proteger você e sua família desde cedo” , frisou Francislene, coordenadora de imunização.

O Ministério da Saúde pretende imunizar 2,6 milhões de pequenos. Eles estão entre os grupos mais suscetíveis às complicações do vírus.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS