Connect with us

Alegrete do Piauí

Secretaria de Saúde de Alegrete do Piauí promove ‘Dia D’ de vacinação contra Sarampo e Poliomielite

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí, que tem como prefeito Márcio Alencar – PT, através da secretaria municipal de Saúde, que tem a frente Rayara Carvalho, realiza neste sábado, dia 18, das 8h às 17h, o ‘Dia D’ de vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) e o Sarampo.

Durante todo o dia, as Unidades Básicas de Saúde Maria Francina de Alencar e Miguel Pereira Neto, estarão abertas para realizar a vacinação nas crianças. Devem ser imunizadas crianças de 1 ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias.

O município aderiu à campanha nacional de vacinação, que vai até 31 de agosto. De acordo com a Secretaria de Saúde, Rayara Carvalho, o principal objetivo da campanha é vacinar quem nunca tomou a vacina, completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses, e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente, ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção.

“A meta é vacinar, pelo menos, 305 crianças o que representa 95% de cobertura, para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil”, disse a secretária alertando ainda que para conferir, é necessário que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação.

A coordenadora de imunização, Francislene Isabel explicou a redação do Portal Cidades Na Net, que a vacina do Sarampo é tríplice viral que protege ainda contra a rubéola e a caxumba. Já para a poliomielite, as crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa gotinha.

Na Unidade de Saúde Maria Francina de Alencar, os atendimentos estão sendo feitos pela enfermeira Nadjane, as técnicas de enfermagem Raila e Aparecida e pelos os Agentes Comunitários de Saúde, Silvanir, Francilândia, Francisca, Cosma, Rute e Mikael.

Publicidade

Já na Unidade Básica de Saúde, Miguel Pereira Neto, a enfermeira responsável é Janaína Alencar, as técnicas são Luzimar, Eva Lima e os ACS são Carmém Lúcia e Rosa Alencar.

_Na zona rural:

Além das unidades de saúde da sede, a campanha segue também na zona rural do município. No povoado Malhada Alta, já foi realizado a vacinação. Lá a enfermeira responsável foi Livia, a técnica Do Carmo e os ACS Eliza Ramos, Luis Alencar e a recepcionista Keila.

No próximo dia 22, a equipe de saúde realizará vacinação no Posto de Saúde de Boa Vista e posterior em uma data a ser divulgada também será realizado a vacinação no Posto de Saúde de Pocinhos.

_Veja fotos do ‘Dia D’ nas duas unidades de saúde da sede:

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS