Connect with us

Campo Grande do PI

Após criação do Território do Rio Itaim, Marcolândia sedia primeira plenária com prefeitos

Publicado

em

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio da Superintendência de Planejamento Estratégico (Suple), realizou, nesta terça-feira (26), a primeira plenária do Território Chapada do Itaim. No encontro, foram debatidas, com a presença de representantes dos municípios participantes, as prioridades do novo território criado há pouco mais de um mês, desmembrado do Território de Guaribas. O evento foi realizado no município de Marcolândia, localizado a 500 quilômetros de Teresina, na divisa com o estado de Pernambuco.

O secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, reforçou a necessidade da criação do novo território. “Tendo em vista que o Território do Guaribas se tornava muito grande e haveria uma dificuldade de você trabalhar essa quantidade de municípios, eram 36, então ficariam alguns municípios mais isolados. A criação do Território do Vale do Itaim vem no sentido de atender essa demanda e, ao mesmo tempo, nos dar a oportunidade de poder trabalhar essa estratégia de forma mais organizada”, explica o gestor.

Comissão provisória do território( Foto: Ascom Seplan)

Além do secretário do Planejamento, também participaram da plenária o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma; o presidente da Fundação Cepro, Antônio José Medeiros; e os prefeitos dos municípios de Caldeirão, João Vianney,  Paulistana, Didiu,  Marcolândia, Chico Pitú e Massapê, Chico Carvalho. Ao todo, estiveram presentes cerca de 70 participantes de 16 municípios.

Um dos temas de destaque na plenária foi a energia eólica. Hugo Baldi, da empresa de energia eólica Contour Global, apresentou no encontro a proposta da empresa de desenvolvimento para o estado. A Contour Global tem 247 torres de energia eólica da região.

Publicidade

O Vale do Rio Itaim

Com uma área total de 12.309,80 Km, o território do Itaim é formado pelos municípios de Padre Marcos, Francisco Macedo, Caldeirão Grande do Piauí, Marcolândia, Simôes, Caridade do Piauí, Curral Novo, Betânia do Piauí, Acauã, Queimada Nova, Paulistana, Jacobina do Piauí, Patos, Massapê do Piauí, Jaicós e Belém do Piauí.

Tem como principais produtos a mandioca, a castanha do caju e a banana. Traz como potencialidades a ovinocaprinocultura, a apicultura (mel, geléia real, própolis e derivados), a cajucultura (processamento de castanha, doces e cajuína), a mandiocultura, a mineração (mármore, granito, água mineral, calcário para a produção de cimento, gesso, argila e ferro) e a energia renovável (eólica e solar).

Governo do Piauí
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS