Connect with us

MUNICÍPIOS

Atuando há 20 anos, Pastoral dos Coroinhas de Simões forma jovens para servir

Publicado

em

A pastoral dos coroinhas, da paróquia São Simão, atua há 20 anos na sede do município e nas comunidades Soledade I, Soledade ll, Curtume, Veneza, Curralinho.  A pastoral têm atualmente 92 membros e suas  reuniões acontecem semanalmente aos domingos.

O grupo têm direção formada por Adonias Carvalho, coordenador, Mateus Erisvaldo, vice-coordenador, Maria Caroline Reis, tesoureira, Samara Nonato, secretária, Laisa Silva e Ezyle, Auxiliares de coordenação, que se reúnem semanalmente para traçar metas e planejar os trabalhos.

Na sede da paróquia os coroinhas são divididos por escala semanal, ficando toda semana 12 Coroinhas responsáveis por todas as missas da referida semana, exceto, se a missa acontecer no horário escolar. Para fazer parte da Pastoral dos Coroinhas basta o interessado ter feito a primeira comunhão, e juntamente com seus responsáveis, procurar um membro da direção.


“O grupo tem como objetivo formar crianças, adolescentes e jovens entre 7 e 18 anos para o ministério do serviço da igreja, além de prepará-los para servir o altar e auxiliar o padre na Santa Missa, colocando como meta o amor e zelo pela liturgia. Quando vou servir ao altar de Deus, sempre lembro de uma frase muito linda de um santo, “Deus nos colocou neste mundo para os outros” (São Dom Bosco). Ou seja, eu tenho a grande missão de estar sempre a serviço, a disposição para Deus”, afirmou  Adonias Carvalho, Coordenador da Pastoral.

O adolescente, Edgar Neto, tem 15 anos e faz parte da pastoral desde os 11, participando ativamente dos eventos da paroquia de São Simão e se diz honrado em fazer parte da Pastoral. “O  grupo de acólitos é como uma segunda família para mim. Me sinto bem participando, pois conheço a maioria das pessoas e tenho uma certa intimidade com elas. Um dos benefícios de estar no grupo de acólitos é que eu ganho conhecimento sobre a Santa Missa  e seus símbolos litúrgicos” disse.

O Jovem vem de uma família tradicionalmente religiosa. Sua mãe, Edileusa Leonor, que  participou dos mais variados grupos religiosos, atuando tamtam, como Ministra da Eucaristia e membro do Conselho Econômico da Paroquia de São Simão.

Seu pai, Airton Carvalho, também foi coroinha em sua juventude, seu irmão, Airton Junior, foi membro da Pastoral da Juventude e sua Irmã, Ana Tatiane, faz parte dos grupos de orações, em Teresina.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS