Connect with us

Belém do Piauí

Barragem de Estreito vai abastecer Padre Marcos e Belém em 60 dias, diz presidente da Agespisa

Publicado

em

A Barragem de Estreito vai abastecer as cidades de Padre Marcos e Belém em 60 dias. A informação foi dada na manhã desta terça-feira (4) pelo diretor presidente da Agespisa, José Augusto.

As cidades vem sofrendo com a falta de água. A barragem de Caboclo, situada na divisa dos municípios, e responsável pelo abastecimento da população urbana das duas cidades, registra o menor volume de água da história. A represa foi construída na década de 70.

Uma medida emergencial tem sido constantemente cobrada pelos gestores municipais. A adutora Sudeste, que levaria água da barragem de Estreito até a cidade de Jaicós, passando por Padre Marcos e Belém, nunca foi concluída. São muitas as promessas do governador Wilson Martins, mas o reinício da obra barra na burocracia. A população, porém, a beira de um colapso, não pode esperar. A pouca água ainda existente no Caboclo é insuficiente para abastecer as duas cidades até o final deste mês.

Atendendo as reivindicações dos prefeitos Netinho Araújo e Débora Carvalho e de vereadores, o governador determinou que fosse elaborado um projeto emergencial para levar água da barragem até as duas cidades. Na manhã de hoje, uma caravana governista visitou a barragens de Estreito e Caboclo. Estiveram presentes o diretor presidente da Agespisa, José Augusto, o secretário de Desenvolvimento Rural, Rubens Martins, além de engenheiros assessores técnicos do Governo. O grupo foi acompanhado por representantes dos municípios de Francisco Macedo, Padre Marcos e Belém.

http://cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/agespisapadremarcosbelem%20(9).JPG
Rubens Martins, secretário de Desenvolvimento Rural

A notícia foi positiva. “A determinação do governador Wilson Martins é que seja dada uma solução urgente, diante da problemática que é a eminente falta de água para abastecimento humano urbano nessas duas cidades. E isso será feito. Nós estamos aqui acompanhando o presidente da Agespida com sua equipe de engenharia, conversando com os prefeitos e buscando viabilizar o mais rápido possível essa solução”, disse Rubens Martins, irmão do governador Wilson.

Publicidade

http://cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/agespisapadremarcosbelem%20(8).JPG
Presidente da Agespisa apresenta projeto

Em entrevista exclusiva ao portal Cidades na Net, José Augusto, da Agespisa, detalhou como será o projeto, que visa transferir a captação para outra barragem. “É um projeto viável. Vamos retirar o flutuante que está na barragem de Cabloco, instalar na barragem do Estreito e aproveitar parte da adutora do Sudeste já existente na margem da rodovia, para levar água até as duas estações de tratamento, uma em Padre Marcos e outra em Belém, e em seguida, ofertar à população uma água de qualidade”, disse.

http://cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/agespisapadremarcosbelem%20(10).JPG
José Augusto, diretor presidente da Agespisa

A obra será executada com recursos próprios da Agespisa, com participação das Prefeituras Municipais. “Os prefeitos dos dois municípios estão assumindo esse compromisso de nos ajudar, sobretudo, com equipamentos para realizar as instalações. Esse é um projeto que nós pretendemos concluir emergencialmente em até 60 dias. Hoje a Agespisa está aqui reconhecendo a situação de dificuldade da população, e em breve virá comemorar junto a população e aos gestores municipais”, disse Augusto.

Estiveram presentes o vice prefeito Valdinar Silva e os vereadores Roberval Lima e Irmão Adão, de Padre Marcos; o vice prefeito Sherlyn, o vereador Luizinho Carvalho e os secretários municipais Ademar Carvalho e Luís José, de Belém do Piauí; o prefeito Cristóvão Alencar e o vice Eduardo Alencar, a vereadora Jacira Alencar e o secretário Sebastião Alencar, de Francisco Macedo; e da Agespisa, os engenheiros Antônio Rocha e Moacir Gaioso e o superintendente Jeziel Cruz.

http://cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/agespisapadremarcosbelem%20(6).JPG
Barragem de Estreito vai abastecer as cidades de Padre Marcos e Belém

http://cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/agespisapadremarcosbelem%20(11).JPG
Barragem de Caboclo está quase seca

http://cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/agespisapadremarcosbelem%20(12).JPG

http://cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/agespisapadremarcosbelem%20(7).JPG

http://cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/agespisapadremarcosbelem%20(1).JPG

http://cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/agespisapadremarcosbelem%20(13).JPG

http://cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/agespisapadremarcosbelem%20(3).JPG

http://cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/agespisapadremarcosbelem%20(15).JPG

http://cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/agespisapadremarcosbelem%20(2).JPG

http://cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/agespisapadremarcosbelem%20(4).JPG

http://cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/agespisapadremarcosbelem%20(14).JPG

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS