Connect with us

Belém do Piauí

Belarraiá é realizado com sucesso e promove o desenvolvimento do povoado Caboclo

Publicado

em

O povoado Caboclo, populosa comunidade do município de Belém do Piauí sediou, nos dias 12 e 13 de julho, a 8ª edição do “Belarraiá do Caboclo Nordestino”, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Belém do Piauí com o objetivo de valorizar e manter viva a cultura popular nordestina, promover entretenimento e lazer à população e visitantes, como também, movimentar a economia local.

O primeiro dia do evento foi marcado pela entrega de importantes obras à comunidade – praça pública, pavimentação de rua, iluminação pública, calçadão, redutor de velocidade, abrigo de passageiros e placa indicativa do povoado – e pelo show de apresentações culturais organizadas pelas Secretarias Municipal de Cultura e de Educação.


CONTEÚDO RELACIONADO:
– Em Belém, inaugurações e apresentações culturais abrem o Belarraiá
– BELÉM | Confira fotos das apresentações e shows no Belarraiá


No segundo dia do evento, o povoado, situado cerca de 5 km da cidade, às margens da rodovia PI 243, recebeu um grande número de pessoas do próprio município e visitantes. O público pode prestigiar a apresentação cultural realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com um grupo de adolescentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Em seguida, duas quadrilhas juninas estilizadas realizaram um verdadeiro espetáculo de coreografias, o colorido dos figurinos e a alegria dos dançarinos. A primeira foi a junina Chamego Bom, de Jaicós, que já conquistou vários títulos em festivais pelo Piauí com o espetáculo denominado “Festança”.

Depois, a junina “Chapéu de Palha”, de Trindade-PE, apresentou na quadra de eventos a temática “Luiz Canta o Sertão”, uma homenagem ao “rei do baião”, Luiz Gonzaga. A quadrilha utilizou muitos recursos e chamou a atenção do público.

Publicidade

Após as apresentações, no palco cultural, foram realizados shows de forró. A primeira atração a se apresentar foi o cantor Rafael Nyedson. Em seguida, o principal nome do evento, Guilherme Dantas, e encerrando, o cantor Lamarck, que animou o público até o amanhecer.

O secretário de Cultura, Edson Ribeiro, comemorou o sucesso do evento e anunciou outros projetos culturais. “Em outubro estaremos realizando durante os festejos da comunidade Vista Bela, uma programação com shows, brincadeiras, gincanas, apresentações culturais, inclusive, com o deslocamento de todos os serviços da prefeitura para aquela comunidade durante um dia. Em dezembro, reeditaremos o festival cultural durante a semana do aniversário da cidade. E a grande novidade está prevista para o final de janeiro de 2020, a realização de um festival de reisado, poesias matutas, cordel e violeiros na localidade Mundo Novo.”, disse.

Edson finalizou afirmando que a cultura vive um momento de ascensão no município. “Ultimamente a gente vem se organizando mais na cultura e no turismo. Vale destacar que Belém do Piauí é uma das poucas cidades na macrorregião de Picos que faz parte do mapa do turismo brasileiro. Isso tudo é reflexo do trabalho da gestão do prefeito Ademar.”, pontuou.

O vereador Francisco Felipe de Sousa Filho, o Cicisso, como é conhecido, tem suas origens no povoado Caboclo. Em entrevista, ele comentou sobre a importância do evento para a comunidade do ponto de vista cultural e festivo, e, também, econômico. A movimentação, segundo ele, não se restringe aos dois dias de festa. “A movimentação aqui no povoado começa bem antes com a realização das obras e aumenta na ainda mais uma semana antes. Todos os dias tem gente comprando nos bares, nas lanchonetes, e isso ajuda na economia local.”, disse.

O parlamentar falou, também, sobre as obras. “E além da festa, tem, também, as obras. Todos os anos o prefeito Ademar entrega uma obra nova. Esse ano foi a praça, o calçamento com os canteiros, a iluminação, parada de ônibus e o calçadão, e o quebra molas, que precisava muito para trazer mais segurança aos moradores. A gente fica muito feliz e grato por tudo, pelo prefeito Ademar estar sempre atendendo os nossos pedidos.”.

Publicidade

O deputado estadual Severo Eulálio esteve presente no “Belarraiá do Caboclo Nordestino”, visitou as obras inauguradas e expressou a alegria de ver o povoado em processo de desenvolvimento. “Anualmente participo dessa grande festa cultural, que valoriza as nossas manifestações culturais, que é promovida pela Prefeitura Municipal, através do prefeito Ademar e toda a sua equipe. Mas a gente fica mais feliz ainda em constatar que o povoado ganha não somente pela festa, mas, pelas obras que são entregues todos os anos. Belém e o povoado Caboclo estão de parabéns pela gestão que tem, que retribui com o trabalho a confiança que depositado no prefeito Ademar.”, disse.

O parlamentar informou que recebeu do prefeito a reivindicação de recursos para a construção da cobertura da quadra de eventos. “Nós vamos amadurecer essa ideia e trabalhar essa parceria para que a gente possa melhorar ainda mais essa estrutura.”, disse, reafirmando sua parceria. “Nós temos a honra de representar o município de Belém e ser parceiro de uma gestão que é exemplo para toda essa região e que quer o bem da população. Ademar é um grande prefeito, organizado, que paga suas contas em dia e ainda faz obras com recursos próprios, mesmo diante das dificuldades que o país está passando.”, pontuou.

Em entrevista, o prefeito Ademar Carvalho falou sobre o evento. “Por mais um ano estamos aqui no povoado Caboclo trazendo cultura, shows e, também, entregando obras. O Belarraiá não é grande só pela festa, mas pelas obras que todos os anos a gente entrega para a população. Nós investimos mais de 125 mil reais nessas obras, dinheiro que dava pra contratar uma banda grande, mas a gente prefere investir também na melhoria da infraestrutura do povoado, que fica para a população. E desse jeito o Caboclo tá ficando cada dia mais bonito, mais organizado, com estrutura de cidade, e a gente fica feliz em promover a cultura e contribuir com o desenvolvimento dessa comunidade.”, disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS