Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM 23 ANOS | Eventos cultural e literário marcam o 3º dia de comemorações; veja fotos

Publicado

em

O terceiro dia da programação alusiva aos 23 anos de emancipação política do município de Belém do Piauí abriu espaço para a cultura e a literatura nesta terça-feira, 11, com a realização da III Conferência Municipal de Cultura e o II Chá Literário. Os eventos aconteceram no Ginásio Poliesportivo, coordenados pelo professor Edson Ribeiro, e reuniram autoridades, amantes da cultura, da literatura, artistas, poetas, artesão e a comunidade em geral.

No primeiro momento aconteceu a plenária final da etapa municipal da Conferência de Cultura, que teve como tema central “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafio do Sistema Municipal de Cultura”.

No evento, foram expostos diversos produtos do artesanato local. A moradora Francisca Maria da Conceição Sousa, moradora da comunidade Russim, expôs peças fabricadas à base de argila. “Chica dos Potes”, como é conhecida a artesã, fez questão de fabricar algumas peças durante a Conferência. O trabalho chamou a atenção do público.

A plenária de encerramento da Conferência se tornou um verdadeiro festival cultural, quando o município realizou diversas apresentações. A primeira delas, feita por um grupo de músicos locais, que apresentaram um novo arranjo musical ao Hino Municipal, respeitando letra e música original.

Outras apresentações foram feitas pelo Grupo Maranata, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Belém do Piauí, com uma coreografia musical; e pelo Grupo de Capoeira Anaconda, liderado pelo mestre Tota, com coreografias e roda de capoeira. Já o músico Rômulo Vinicius fez uma apresentação individual, fazendo solos de violão do Hino Nacional, Hino do Piauí e da música “Love of My Life”, do grupo Queen.

Publicidade

Da comunidade Russim, o grupo denominado “Flor da Pele” apresentou uma dança retratando a cultura afrodescendente e suas canções de roda no Brasil. Dentro do tema cultura afrodescendente no Brasil, os adolescentes do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Belém do Piauí, apresentaram uma dramatização do poema “Me gritaram negra”, de autoria de Victoria Santa Cruz, considerado um dos poemas e expressões antirracistas mais icônicos da história. A dramatização retrata os preconceitos contra a pessoa negra, a aceitação e adoção de suas características e a superação.

A Conferência de Cultura encerrou com apresentação da banda e grupo de canto “Embaixadores de Sião”, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Belém.

O segundo momento da noite foi o II Chá Literário de Belém do Piauí, quando correu o lançamento do livro de poesias de autoria do professor Leonard Duane, com o título “Rumo a Estação”, e o segundo volume do CD do professor Cláudio Leal, o Xiau Show, intitulado “Falando de Amor”, com 12 faixas.

O evento contou com a participação do professor, ator e escritor, Nonato Fontes, que declamou o último discurso de Charles Chaplin, e recitou outros poemas. Em seguida, o espaço foi aberto para autores locais, já experientes como Jairo Dias, Jaílson Araújo e Oziel Dias, e iniciantes, como Ana Carolina e Márcio Santos. O Chá encerrou com a participação do intelectual professor e escritor, Francisco de Assis Sousa, que é membro da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP.

O professor Edson Ribeiro, organizador dos eventos, salientou que a realização da terceira edição da Conferência Municipal de Cultura é um passo muito importante para que o município possa consolidar o Sistema Municipal de Cultura, e consequentemente, aderir ao Sistema Nacional, na busca de acessos a recursos federais na área da cultura.

Sobre o Chá Literário, afirmou que foi de uma qualidade indiscutível. “Nós esperamos que a cada ano possa vir aumentar esse público e criar o gosto pela cultura de qualidade. O nosso objetivo é mostrar para a população, e principalmente para os mais jovens, que cultura não é apenas a moda, apenas os paredões, o álcool, a chamada dança da bundinha, mas cultura se faz com sentimento, com coração, inclusive, voltada para questões religiosas e de diversa maneiras. Hoje nós mostramos uma cultura de qualidade, sadia e que esperamos que possa se propagar.”, disse, acrescentando que Belém tem muito o que mostrar. “Aqui foi apenas uma pequena amostra. Mas se todos aqueles que gostariam de mostrar seus trabalhos aqui estivessem, nós teríamos programação para um dia inteiro.”, finalizou.

O evento foi bastante prestigiado. Dentre outros, estiveram presentes o prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, e a primeira dama Francisca Gomes, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico), prefeito de Francisco Macedo Nonato Alencar, o presidente da Câmara de Belém, Bernardino Carvalho, os secretários municipais Sherlyn Oliveira (de Administração), Cláudia Ribeiro (de Educação), Josefa Silva (de Finanças), Juscenldo Boeiro (de Saúde), Anaías Carvalho (de Assistência Social), Ronnie Vieira (de Obras), Bruna Raflézia (assessora jurídica), os vereadores Luizinho Carvalho, Ildmar Honorato, Antônio Marcelino, Roseane Ribeiro, o secretário de Cultura de Marcolândia, Jonas Sousa, e o representante da Secretaria de Cultura de Vila Nova, Jonathas Araújo.

_Mais fotos

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS