Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM 24 ANOS | Projeto “Cidade da Educação” e premiação de alunos destaques abrem as festividades de aniversário

Publicado

em

A ‘Cidade da Educação’. Este foi o  tema  do  projeto desenvolvido pela rede municipal de ensino de Belém do Piauí, que objetivou mostrar a história da educação do município, compartilhando com a comunidade  o ensino aprendizagem da sala de aula.

A culminância do projeto aconteceu na noite desta terça-feira, 10, e abriu as festividades em comemoração ao 24º aniversário de emancipação política do município.

O evento, que foi prestigiado por centenas de pessoas, permitiu a comunidade vivenciar experiências educacionais, onde os alunos e professores mostraram suas habilidades e competências por meio várias atividades.

Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, em parceria com as Secretarias de Saúde e Assistência Social, com a participação do NUCA, o evento aconteceu na Avenida deputado Júlio César, onde foram montados os  standes e realizadas apresentações.

Durante a culminância, foi exposto todo material trabalhado pelos alunos e professores, nos 10 standes – Rua de lazer, Conto e fantasia, Auto de natal, Viver a leitura, Cinema educação, Cordel, cantoria e repente, Stand Up – Internet sem vacilo, Ciências e tecnologia e Educação da cidade: história e memória, além de um stand com realização de exames biométricos.

Publicidade

O projeto foi desenvolvido pelas escolas da rede municipal de ensino, envolvendo desde a Educação infantil até a EJA, quando foram trabalhadas atividades lúdicas, de leitura e artísticas  literária.

No palco montado, também, na Avenida, aconteceram as apresentações. Inicialmente a aluna Janne Fábily, declamou uma poesia em homenagem a cidade, e em seguida, num ato simbólico, o prefeito Ademar Carvalho, fez a entrega da chave da Cidade da Educação 2019, para Janne.

Houve ainda  apresentações de coreografias  das música  ‘então é natal’, ‘é  natal das chiquititas’, ‘bate o sino pequenino’, ‘vem que está chegando o natal’, além das dramatizações  conto do chapeuzinho vermelho,  contos de fadas,  boneca de pano, adoletá, bem como, a  dança da caixa mágica da leitura,  a paródia internet sem vacilo,  a música conversando com Deus e uma  poesia de cordel.

Após as apresentações, foi realizada a entrega de certificados de excelência para os alunos destaques em 2019, sendo premiados 11 estudantes.

Foram premiados alunos destaques nos programas Mais Alfabetização e Novo Mais Educação, na Olimpíada Brasileira de Astronomia, Olimpíada  de Língua Portuguesa e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola públicas.

Com destaque para a aluna Yasmin Carvalho, que obteve a 1ª colocação no estado do Piauí no concurso Jovem Senador, do Senado Federal.

O prefeito de Belém, Ademar Carvalho, que visitou os standes,  parabenizou a educação  pelo projeto desenvolvido. “A educação é um grande desafio, mas temos juntos superado e contribuído para as melhorias no processo de ensino aprendizagem. Esse excelente trabalho aqui apresentado nesse projeto pelos nossos professores e alunos mostra isso. Parabéns aos envolvidos e a nossa gratidão pelo empenho de todos  em fazer a nossa educação cada dia melhor”, disse.

“Temos avançado  muito e melhorado nossos índices, isso mostra que estamos no caminho certo, por isso, peço que continuemos engajados e compromissados em promover  uma  educação de qualidade”, finalizou o gestor.

Publicidade

A secretária de Educação, Claúdia Ribeiro, falou sobre o projeto. “Estamos finalizando o ano letivo com esse grandioso projeto que foi elaborado para que possamos levar a escola além das fronteiras da sala de aula, visando  multiplicar saberes na cidade. E  quero expressar meu sentimento de alegria e te dever cumprido,  pois quando a gente  faz educação com amor o resultado é muito positivo”, pontuou.

Por fim, a gestora avaliou positivamente o ano letivo. “Foi um ano de muitas conquistas.  Belém vem se destacando cada vez mais no cenário educacional, nossos índices tem apresentado médias superiores as nacionais no IDEB e IOEB, por isso  a minha  gratidão a todos que fazem a educação, gestores,  professores, alunos, pais, e ao prefeito Ademar que nos dá todo suporte nas ações na educação”, finalizou.

O evento encerrou com uma paródia de agradecimento, feita por  um coral formado por todos os professores da rede municipal de ensino.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS