Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Alunos do povoado Vista Bela apresentam culminância de projeto de leitura

Publicado

em

“O prazer de ler através das fábulas e dos contos de fadas”. Esse é o tema do projeto de leitura desenvolvido pela Secretaria de Educação do município de Belém do Piauí nas escolas da rede municipal de ensino. O tema foi trabalhado em sala de aula durante um mês e o resultado está sendo apresentado em culminâncias.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

O ciclo de culminâncias foi iniciado na última sexta-feira, 21, no povoado Vista Bela, comunidade situada a 23 km da sede. O evento reuniu cerca de 70 alunos do 1º ao 5º ano e do Ensino de Jovens e Adultos das escolas Joaquim Antônio de Lima e José Bento de Carvalho, além de professores, autoridades, pais e moradores da comunidade.

Fábulas da cultura popular como o ‘Chapeuzinho Vermelho’, ‘Os três porquinhos’ e ‘O desespero do leão’, foram apresentados pelos alunos através de peças teatrais. Além disso, poemas, poesias, danças e a apresentação do grupo de capoeira, também fizeram parte da programação.

Um dos destaques foi a apresentação de um histórico da comunidade. A aluna Francisca, do 5º ano, destacou o crescimento da comunidade, desde a sua criação, com poucos habitantes, quando tinha o nome de Capitão de Campo. A adolescente listou as conquistas da comunidade, desde a construção de escola, no início do ano 2.000, a implantação de energia elétrica, construção de casas populares e de um posto de saúde, o acesso ao transporte escolar, dentre outros.

Publicidade

Segundo histórico, o povoado Vista Bela fica localizado próximo às divisas do município de Belém do Piauí com Massapê, Simões, Caridade e Padre Marcos, tem uma população de aproximadamente 120 habitantes, predominante católica, cuja padroeira é Nossa Senhora Aparecida. A moradora mais idosa Antônia Josefa, com 93 anos, uma das fundadoras.

Um desfile com alunas revelou a miscigenação, a mistura de diferentes etnias entre moradores da comunidade. Foram representadas as etnias negra, branca, índia e cabocla.

O secretário municipal de Educação, Francisco Antônio, esteve presente na culminância. O gestor elogiou as apresentações e parabenizou os alunos, professores e ao coordenador das Escolas do Campo, José Benedito, pelo trabalho realizado.

Em seu pronunciamento, o secretário enfatizou a importância da realização dos projetos como uma metodologia de estimular os alunos a ler e escrever, de alfabetizar os alunos. “E os contos de fadas na se fazem importantes na formação das crianças, por proporcionar um caminho absolutamente infinito de descobertas, de interpretação e compreensão do mundo. Os contos fazem fluir o imaginário e levam as crianças a terem curiosidade”, pontuou.

Também estiveram presentes o secretário de Finanças, Ademar Carvalho, o vereador presidente da Câmara Municipal, Francisco Reis (Tico), o coordenador das Escolas do Campo, José Benedito, o diretor da Escola Monte Sinai, Jairo Dias, dentre outros.

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS