Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Após chuvas, barragem do Caboclo acumula água e açude transborda no interior

Publicado

em

O período chuvoso de 2018, no Piauí, aos poucos está transformando a paisagem dos municípios e renovando a esperança da população, sobretudo, do homem do campo. Um dos exemplos é Belém do Piauí, onde a estiagem prolongada dos últimos anos deixou rastros de perdas e prejuízos, e hoje, os reservatórios de água já acumulam água.

A importante barragem do Riacho do Padre, situada no povoado Caboclo, que captou as primeiras águas. O volume acumulado é mínimo, mas já traz esperança para a população do povoado. A represa chegou a ficar totalmente seca, um fato nunca visto desde a sua construção há 35 anos.

Quando construída, o açude público tinha uma capacidade máxima de acúmulo de água de 2,2 milhões de metros cúbicos. Com o passar dos anos e o assoreamento, não se tem precisão da capacidade da represa.

Na comunidade Lagoa Grande, o açude de ‘Senhorzinho’, como é conhecida a represa, atingiu sua capacidade máxima e está transbordando desde o último final de semana. O açude, bastante utilizado para o consumo animal, também havia secado por completo no período da estiagem.

_Previsão de mais chuvas
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), no Piauí choveu quase 300 milímetros apenas no mês de fevereiro. O dado é perto do esperado, mas a previsão é de que o período chuvoso continue, principalmente no Centro-norte do Piauí. Para este final de semana, a expectativa é de chuvas localizadas, com vento forte e de maneira intensa.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS