Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Cavalgada e missa em homenagem ao vaqueiro abrem os festejos de São José; veja fotos

Publicado

em

O domingo, 10 de março, foi de celebração, homenagens e muita alegria no município de Belém do Piauí. No amanhecer, uma alvorada festiva anunciou o início do tradicional festejo do padroeiro da cidade, São José, que acontece pela 33ª vez.

Após a alvorada festiva, diversos fiéis se reuniram para um grande café comunitário, momento de partilha e comunhão. O café encerrou a programação da manhã do festejo, que este ano reflete sobre o tema “Com São José, trilharemos caminhos da fraternidade, do direito e da justiça”, e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca!”.

Na continuidade da programação, durante a tarde, foi realizado um momento de grande expressão para toda a comunidade, em especial, os vaqueiros e homens do campo, a II Cavalgada de São José, que tem crescido e se fortalecido.

A concentração dos vaqueiros aconteceu às 16h, no açude Riacho do Padre, situado na divisa entre os municípios de Belém do Piauí e Padre Marcos, no povoado Caboclo, de onde os vaqueiros partiram em cavalgada em direção a antiga Fazenda Malhada Grande, hoje cidade de Belém do Piauí.

O pároco local, padre Fernando Amando e o prefeito municipal de Belém, Ademar Aluísio de Carvalho, montados, participaram também do importante momento, indo à frente da grande cavalgada.

Ao fim da cavalgada, os vaqueiros vindos de Belém e outros municípios da região, se concentraram ao lado da igreja matriz e participaram da primeira noite de Missa Novena, abrindo oficialmente os festejos do santo padroeiro.

Após a missa, que contou também com a participação do prefeito Ademar Carvalho, vice-prefeito Francisco Reis, o Tico, o secretário de Administração, Sherlim Oliveira e vereador Ildmar Honorato, mais homenagens foram realizadas, com a participação dos poetas e repentistas Netinho Macedo e Feliciano Alencar.

O prefeito Ademar Carvalho falou sobre o momento, destacando como muito importante a homenagem ao vaqueiro e agricultor. “É um momento marcante para a cidade de Belém do Piauí e a homenagem ao vaqueiro e agricultor é mais que justa, pois eles são muito importantes para o desenvolvimento do país. A grande maioria da população da nossa cidade também tem suas origens no campo, tornando esses profissionais ainda mais importantes para a história da nossa querida Belém” disse.

Entre os diversos participantes da cavalgada estava também o senhor Amando Gerônimo, mais conhecido como Mano, pai do padre Fernando. Ele reside na localidade Capim, zona rural de Patos do Piauí, distante mais de 100km de Belém, mas a distância não o impede de participar.

Em entrevista ao Cidades na Net, ele disse que participa de várias cavalgadas durante o ano. “Nunca perdemos, sempre fazemos dez cavalgadas durante o ano e este ano vai aumentar. É bom demais participar, é um esporte que a gente gosta mesmo. Na nossa região tem muito rapaz que trabalha a campo e são todos parceiros um dos outros, quando a gente diz ‘vamos participar’, já ficam todos ansiosos” falou.

Publicidade

Ele ainda disse que é muito bom ver o filho apoiando e valorizando o vaqueiro e o homem do campo. “Ver meu filho apoiando é uma alegria, ele tem o dom mesmo da agricultura, não esquece. Temos uma roça, animais, plantio e ele, mesmo como padre, sempre visita para ver como está, é um homem forte na agricultura” destacou.

 

O padre Fernando Amando, em entrevista, falou da alegria em poder homenagear os vaqueiros e homens do campo. “Estamos começando mais uma festa, já são 33. Esse momento é, sobretudo, de reconhecimento, reconhecimento a pessoas que em tempos anteriores, mais difíceis do que hoje, conduziram muito bem essa comunidade e hoje estamos colhendo frutos, pois Belém é uma comunidade viva, inclusive, que tem esse carinho em fazer essa homenagem aos vaqueiros e agricultores. Para mim, essa é uma das partes mais bonitas da minha vida de padre, homenagear aqueles que não tem vez e voz, pois vemos que tem muitas profissões valorizadas, mas a festa do vaqueiro ela veio suscitar a pouco tempo e nós temos muita alegria em saber que fazemos parte dessa pequena homenagem, mas temos feito alguma coisa para reconhecer o homem do campo” disse.

Ele disse que o evento é fruto da benção de Deus e esforço dos vaqueiros para participar. “É o segundo ano da festa em Belém e vai para o terceiro em Padre Marcos e isso é fruto da benção de Deus e do esforço deles. E para acontecer basta repassar o aviso que vai ter a homenagem que eles vem de longe e de perto, aqui temos pessoas de Vila Nova, do Munduri, que vieram a pé e certamente andaram muito, de Patos também, então para nós é muito gratificante começar a festa de São José com essa homenagem aos vaqueiros”.

O padre também falou da expectativa para os festejos, destacando que será um tempo muito forte. “A expectativa é muito boa, queremos partilhar a experiência de Deus ao longo desses dez dias e vai ser muito bom porque estamos no período da Quaresma, que temos que rezar mais, rever mais nossa vida e aproveitei para convidar o povo de Belém e pedir a eles para fazerem o propósito de não perder nenhum dia, fazer desse festejo um retiro espiritual. Vai ser um tempo muito forte, além de refletir sobre as políticas públicas, que a igreja nos convida nesses dia na Campanha da Fraternidade para ver em que podemos contribuir, refletindo sobre as políticas públicas que são tão necessárias em nossas vidas ” finalizou.

Publicidade

Programação

A programação do festejo de São José tem continuidade nesta segunda-feira (11), quando acontece mais uma missa novena às 19h, que terá como noitários a Pastoral da Pessoa Idosa de Belém do Piauí, Padre Marcos e Riacho do Padre, Localidades Baraúnas e Chapada do Belém, Setor 2 – Av. Deputado Júlio César e Comunidade Luzia e celebrante o Pe.Francisco Berto.

O novenário segue até o dia 18 de março. A cada dia, após a Santa Missa, acontecerá a quermesse, um momento de confraternização da comunidade.

Na Terça-feira (19), às 19h, acontece a Missa Solene de Encerramento dos Festejo de São José e logo após a procissão. Os noitários serão ECC (Encontro de Casais com Cristo) de Belém, Padre Marcos, Francisco Macedo, Alegrete do Piauí, Marcolândia, Simões, Jaicós e Picos setor 10- Beira Rio e Comunidades Fraga e Caraíbas e o celebrante o padre Fernando.

Fotos: 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS