Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Conferência Municipal discute consolidação do Sistema Nacional de Educação

Publicado

em

Para discutir a realidade e os desafios da política de educação,  a Prefeitura de Belém do Piauí, por meio da Secretaria de Educação, promoveu durante todo o dia desta  segunda, 02, a III Conferência Municipal de Educação.

O evento foi realizado do auditório da escola Monte Sinai, e contou com a participação de professores da rede municipal e estadual de educação, além de alunos e diversos seguimentos da sociedade civil organizada que debateram prioridades para a educação do município.

Com o tema, “A consolidação do Sistema Nacional de Educação-SNE, do Plano Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação”, a conferência que tem como desafio a  consolidação de um sistema nacional de educação articulado, promoveu o diálogo a respeito das proposições abordadas no ‘documento referência’ da Conferência Nacional de Educação, debatendo, principalmente, aspectos na educação municipal.

Na abertura, a secretária de Educação, Claudeci  Ribeiro, afirmou que   a  conferência municipal é um momento em que a sociedade civil se reúne para discutir as políticas públicas  que nortearão a Educação do município. Momento em que parabenizou  a gestão atual por sempre promover  eventos como o mesmo, que priorizam debates de valorização da Educação.

Claudia, como é conhecida,  disse  também, que a III Conferência de Educação de Belém tem como principal objetivo discutir novas estratégias, visando  melhorar ainda mais os índices Educacionais. “Uma  cidade cresce e desenvolve  a partir de  uma educação eficiente e de qualidade, e o  debate em torno das diretrizes vão contribuir para formação de propostas  que  trarão melhorias educacionais para nosso município. Meu desejo  como educadora,  é que possamos fomentar a qualidade  do ensino em toda as etapas e modalidades com a melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem”, pontou.

Publicidade

Para o prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, a conferência é uma das expressões mais fortes da necessidade de participação social junto a educação municipal. Ainda segundo ele, a gestão muito tem investido  para promover um ensino  de qualidade, onde reafirmou que continuará buscando realizar  políticas públicas que eleve  cada vez  mais a educação do   município.

O presidente do Conselho Municipal de Educação, José Benedito Neto,  afirmou que se faz  necessário a discussão  ampla sobre a educação.  “Precisamos debater a Educação, pois a sociedade brasileira precisa de sujeitos que possam garantir o direito a educação  e principalmente o direito dos alunos a ter um aprendizado eficiente,  e nos aqui estamos, na busca pela qualidade do ensino  de nosso País, pois somente com essa qualidade iremos avançar. Vamos aproveitar este espaço democrático de construção,   entre atores sociais , que com responsabilidade vai debater e propor diretrizes  para que Belém do Piauí, que sempre foi, continue sendo destaque regional no ensino aprendizagem”, disse.

Durante o evento houve apresentações voltadas a temáticas, e após a aprovação do Regimento Interno, aconteceu a palestra magna que foi ministrada pela professora, pós graduada e mestranda, JessykaO’hara Corrêa de Alencar Ramos. “Hoje se discute em todo  estado do Piauí e o País, as diretrizes da políticas educacionais  que estão em vigência do Brasil, então  esse momento tem essa finalidade se de colocar em pauta aquilo que se prevê e se discute nessas políticas públicas. Para tanto é  de grande importância a participação de cada um nessa conferência, onde  contribuirão  para a qualidade do processo educativo local”, disse.

A palestrante, ainda explanou sobre  os objetivos e metas  da CONAE 2018. Segundo ela, a meta da Conferência Nacional  2018 é monitorar, avaliar e propor políticas públicas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica. Por conta disso a necessidade de se  discutir o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação.

Após a palestra,    foram realizadas grupos de trabalhos que debateram em  consonância com a diretriz nacional, os 8 eixos temáticos. Em seguida houve a plenária para apresentação de propostas. Dentre elas,  revisar o plano de carreira, firmar parcerias com o Poder Judiciário, afim de que apenas pecuniárias fossem destinadas para a aquisição de livros  e computadores  para a biblioteca  escolar,  articular ações e metas para garantir  mais recursos para a educação, dentre outros.

As propostas serão levadas para Conferência Intermunicipal, a se realizar ainda no mês de abril em Picos. Ao término da conferência, foram entregues certificados aos participantes.

Estiveram  presentes no evento, a primeira dama, Francisca Carvalho, o professor Edson Ribeiro, que conduziu a conferência, o presidente de acampamento e controle social do Fundeb, Francisco Antônio de Carvalho, presidente da Câmara Municipal, Bernardino de Carvalho, os vereadores Francisco Zacarias, o Burenga, Rosiane  de Sousa, Luiz de Sousa Carvalho, o Luizinho, os secretários municipais  de Assistência Social, Anaias Carvalho, de Finanças, Josefa  Silva,  de Saúde, Juscenildo Boeiro,   a  presidente do Conselho Tutela, Francisco Carvalho, presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais, Margarida Silva e o   vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, João Manoel.

Publicidade

Veja fotos:

Veja fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS