Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí avança em Educação e ultrapassa metas do IDEB

Publicado

em

Belém do Piauí volta a se destacar no que diz respeito à educação, é o que mostra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB.  A meta para ano de 2017, que é de 4. 4, foi superada pelo município desde o ano de 2015, quando atingiu a nota 4.5.

No IDEB 2017, para os anos iniciais que compreendem o  4º \5º ano, o município atingiu a nota 5.3 e ultrapassou a meta projetada para o ano de 2021, que é de 5.0.  Nos anos finais,  Belém do Piauí alcançou a meta, 4.6, superando a meta projetada para o ano de 2019 que é 4.4.

A secretária de Educação de Belém do Piauí, Claudeci Ribeiro, disse estar muito satisfeita com os índices que o município alcançou, superando e ultrapassando as metas estipuladas.  “Os resultados foram muito exitosos, tivemos um avanço considerável que mostra que estamos no caminho certo, assim como também, nos traze a responsabilidade de continuarmos avançando, buscando incessantemente uma educação de qualidade”, afirmou.

A gestora atribui o resultado a todos que fazem a educação, e  agradeceu a contribuição. “Quero agradecer o apoio incondicional do prefeito municipal, dos gestores escolares, coordenadores, professores e diretores pela dedicação e esforço,  as famílias pela  contribuição e incentivo no processo educativo  e aos alunos pelo  empenho e por  corresponderem  ao  ensino-aprendizagem que receberam” disse.

A Educação de Belém do Piauí é prioridade na gestão do Prefeito Ademar Aluízio de Carvalho que investe no fardamento escolar,  na formação de professores, em  reformas e manutenção de escolas, em aulas de reforços para os alunos, na merenda escolar de qualidade, dentre diversas outras ações, que vem refletindo a cada resultado alcançado.

Publicidade

“Estamos garantindo uma educação de qualidade, investindo em nossas crianças e professores. Esses resultados positivos mostram que estamos no caminho certo, o que  nos motiva, ainda mais, para fazer os investimentos que a educação de Belém precisa”, ressaltou o prefeito Ademar Carvalho.

O IDEB foi criado pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. O índice é divulgado de dois em dois anos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS