Belém do Piauí promove IV Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente 
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 14/11/18

Belém do Piauí promove IV Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente 

A cada dois anos, o município de Belém do Piauí, realiza a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que discute políticas públicas de proteção para este público.

Este ano, em sua 4ª edição a Conferência tem como tema central “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento as Violências”. Com o objetivo de mobilizar os integrantes do Sistema de Direitos e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

O evento foi realizado nesta quarta-feira, 14, no anexo do CRAS, promovido pela Prefeitura de Belém do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

 A  Conferência reuniu representantes da sociedade civil e do poder público, que debateram sobre políticas voltadas a garantia de direitos da infância e  juventude  no âmbito municipal.

A presidente do CMDCA, Leyse Barroso Dantas Martins, frisou a importância da conferência.  “É um espaço democrático de discussão,  visando  garantir  o pleno acesso de nossas crianças e adolescentes  as políticas sociais, fortalecendo a proteção da infância e juventude”, disse.

A secretária de Assistência Social, Anaias Carvallho, também representando o prefeito Ademar Carvalho, disse que a Conferência é um momento importante para  planejar as estratégias e ações de atendimento às crianças e adolescentes. Ela ainda frisou o compromisso da gestão na busca pela garantia dos direitos desse público, quando frisou que cuidar das crianças é cuidar do futuro.

Após uma apresentação cultural, o conferencista Tancredo Paiva, ministrou a palestra magna, onde  explanou sobre  os cinco eixos temáticos da Conferência à cerca da garantia dos direitos, prevenção e enfrentamento à violência, orçamento e financiamento das políticas públicas, participação social e espaços de gestão e controle das políticas públicas.

Após a explanação, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para análise e proposição de ações. As propostas foram apresentadas, discutidas e aprovadas pela plenária. Implementação da semana da juventude,  palestras interativas,  institucionalização do fundo dos direitos da criança e do adolescente, orçamento público para políticas participativas e transformações de combate à exploração sexual,  trabalho infantil e a semana do bebê e  fortalecer e ampliar o grêmio estudantil,  foram algumas das propostas aprovadas.

No final do evento, foi realizada a eleição dos delegados municipais para participarem XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e a entrega de certificados aos participantes.

Participaram do evento, vice-prefeito Francisco Bento, o Tico, a assistente social, Olisabel Silveira, a assessora Jurídica Bruna Raflezia, o controlador,  Manoel Neto, a vereadora Roseane Ribeiro, o secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, o coordenador do Emater, Luiz José, a secretária de Finanças Joseja Silva, controlador jurídico, João Deusdete,  além do Conselho Tutelar, Conselhos de Direitos e os adolescentes do NUCA.

 

Veja fotos:

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

No Piauí, 400 candidatos com ‘zero voto’ podem sofrer ações se forem fictícios

Em todo o Brasil, cerca de 15 mil candidatos não obtiveram nenhum voto. No Piauí, 422 pessoas que concorreram às eleições deste ano não obtiveram voto algum, de acordo com

NOTÍCIA DESTAQUE

Mais de 100 concursos ofertam 25 mil vagas com salários de até R$ 25 mil

Pelo menos 106 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (10) e reúnem 25.815 vagas para cargos em todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a

NOTÍCIA DESTAQUE

Justiça anula provas encontradas na casa do suspeito de assassinar a ex-namorada Aretha Dantas

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) decidiu pela nulidade do procedimento de busca e apreensão na casa do acusado de matar a ex-namorada, Aretha Dantas, no dia 14 de maio