Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí realiza Fórum rumo ao bicampeonato do Selo Unicef

Publicado

em

Em 2012, o município de Belém do Piauí conquistou o prêmio Selo Unicef, um importante título de reconhecimento público de âmbito internacional concedido aos município que, de forma mais eficiente, desenvolveram ações visando a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.

Agora, o município se articula para a conquista do bicampeonato. A prefeita Débora Carvalho aderiu à quarta edição do prêmio e nomeou a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, que terá a missão de planejar, executar e acompanhar as ações previstas na metodologia do Selo Unicef – 2013/2016.

Nesta quarta-feira, 30, foi realizado no auditório da Câmara Municipal o I Fórum Comunitário. O evento contou com a participação da prefeita Débora Carvalho, da presidente do CMDCA, Sara Leal, da articuladora Olisabel Silveira, além de outros representantes poder público municipal, entidades não governamentais e sociedade civil organizada.

Clique aqui e veja fotos do I Fórum Comunitário!

A assistente social Sara Leal, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, abriu o Fórum, deu as boas vindas aos participantes e explicou o objetivo do encontro. “O Fórum é o espaço de escuta da população e levantamento de propostas para a elaboração do Plano de Ação para a proteção integral das crianças e adolescentes de Belém. Por isso, é importante a participação efetiva de todos”, disse.

Publicidade

O adolescente José Fabrício representou o público alvo das ações do Selo. Ele agradeceu à prefeita a adesão do município ao Programa Selo UNICEF. Para ele, a adesão significa a confirmação do compromisso do Governo Municipal na busca por melhorarias nas condições de vida das crianças e dos adolescentes. “Quero convocar a todos os presentes para realmente abraçarem o programa no intuito de conquistarmos o bicampeonato”, disse.

Ao final da cerimônia de abertura, foi apresentada a Comissão Intersetorial.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_1001.jpg

Comissão Intersetorial

A articuladora Olisabel Silveira continuou os trabalhos apresentando a metodologia, os objetivos e a importância do 1º Fórum Comunitário, esclarecendo, ainda, que essa é uma ação estratégica de participação social obrigatória. A Assistente Social fez uma demonstração da ligação entre o 1º e 2º Fórum.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_1022.jpg

Olisabel Silveira, articuladora municipal

O enfermeiro Wolney Barros, da Secretaria Municipal de Saúde, a professora Ana Célia, da Educação, e a assistente social Sara Leal, da Secretaria de Assistência Social, que integram a Comissão, apresentaram o diagnóstico da situação das crianças e dos adolescentes de Belém do Piauí.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_1080.jpg

Adolescentes explanaram os direitos previstos no Estatuto e conselheiros tutelares apresentaram os seis fatores de desigualdade no acesso aos direitos das crianças e adolescente – o gênero, a raça e etnia, idade, condição pessoal, a renda e o território.

Publicidade

Com essas informações, os grupos de trabalho formados por todos os participantes elaboraram e apresentaram uma série de proposta para o enfrentamento das referidas discriminações no município. A plenária aprovou as propostas, que farão parte do Plano de Ação.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_0980.jpg

Prefeita Débora Carvalho

Também estiveram presentes os vereadores Bernardino Geraldo e Luizinho Carvalho; os secretários municipais, Luís José (de Agricultura), Anaias Carvalho (de Assistência), Alda Coelho (de Saúde), Francisco Antônio (de Educação), dentre outros.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_0963.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_0950.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_1097.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_10591.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_0953.jpg

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS