Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Escola realiza “Sarau de Leitura” e apresenta trabalhos produzidos com alunos

Publicado

em

A Escola Municipal José de Moura Leal, da Rede Pública Municipal de Ensino de Belém do Piauí, reuniu professores, alunos e pais de alunos em um evento denominado “Sarau de Poesias”, realizado na noite da última sexta-feira, 25, para apresentar os resultados de um projeto desenvolvido em sala de aula.

Clique aqui e veja todas as fotos do evento!

O projeto teve com o tema “Todo dia é dia de poesia” e teve como objetivo tornar o aluno um proficiente produtor de textos poéticos, valorizando a leitura e oportunizando aos alunos aprender a utilizar novas palavras, ampliando seu repertório vocabular na produção escrita e oral, e com isto, incentivar o gosto pela leitura e sua integração com as demais linguagens artísticas.

Realizar um Sarau foi uma estratégia para atrair as famílias para dentro do ambiente escolar e valorizar os talentos culturais presentes na comunidade escolar, sejam alunos ou professores.

Alunos recitaram poemas de autores reconhecidos, como Vinícius de Moraes, Pedro Bandeira, Noele Berlger e Cecília Meireles, cantaram e dramatizaram músicas. O poema “O menino que virou história”, de Nanna de Castro, foi tema de uma peça teatral interpretada pelos alunos.

Publicidade

Professor Jairo Dias doa livros para a biblioteca da escola

Alguns professores também participaram das apresentações, dentre estes, os escritores Jairo Dias e Jailson Araújo, que declamaram poemas de autoria própria. Também participaram das apresentações os professores com talentos musicais, Francisco Cláudio e Ozanam Leal. O evento contou com a participação da dupla de repentistas Viturino Bezerra e Netinho Macedo.

As apresentações foram seguidas de calorosos aplausos.

A diretora da escola, Juliana Carvalho, afirmou que muitos esforços estão sendo feitos no sentido de promover uma adequada a escolarização da Literatura Infantil. “O projeto propõe a levar diariamente poemas para sala de aula, pois o seu pressuposto básico está na ideia de que a formação de um leitor competente está vinculada a constante presença de textos no contexto escolar. Esse projeto também propõe, particularmente, a formação de leitores e produtores de poemas”, disse.

A diretora acredita que somente é possível produzir bons textos a partir de um processo de inserção em um universo poético em que circulam poemas todos os dias. “A nossa garantia é que a escola está contribuindo para inseri-los significativamente no mundo letrado”, pontuou Juliana.

Diversas autoridades do município prestigiaram o evento, dentre estas, a secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, que, em seu pronunciamento, teceu elogios a tudo o que foi apresentado no Sarau. “Meus parabéns aos professores e alunos envolvidos na realização desse projeto. Não tenho dúvida de que foi um trabalho proveitoso, que muito contribuiu e vai continuar a contribuir com o desenvolvimento educacional das nossas crianças. A Escola José de Moura Leal está de parabéns pela iniciativa”, disse.

Publicidade

Também estiveram presentes o vice-prefeito Francisco Reis (Tico), o presidente da Câmara, Bernardino Carvalho, o vereador Raimundo Sousa, os secretários municipais Sherlyn Oliveira (de Administração), Josefa Silva (de Finanças), Jossemar (de Meio Ambiente), o advogado José Benedito, dentre outros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS