Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Missa celebra aniversário da cidade e Dia do Católico; Padre Wagner recebe título de cidadania

Publicado

em

Centenas de fiéis se reuniram na noite desta quarta-feira (12) e lotaram o adro da Igreja Católica de São José, durante a celebração da Missa em Ação de Graças pelo aniversário de 23 anos de emancipação política do município de Belém do Piauí e também em alusão ao Dia do Católico.

Além de fiéis de Belém, estiveram presentes também caravanas de Padre Marcos, Picos, Alegrete, Paulistana, Araripina, São José do Piauí e Vila Nova do Piauí. A missa foi presidida pelo padre José Mairton da Silva, de São José do Piauí e concelebrada pelos padres Fernando Amando, da igreja local e Wagner Carvalho.

Álbum de fotos completo:  BELÉM 23 ANOS | Fotos da Missa em Ação de Graças e entrega de Título de Cidadania ao padre Wagner Carvalho

A celebração foi marcada por momentos de louvor, comunhão e oração, onde os fiéis demonstraram a devoção ao santo padroeiro da cidade, São José e o amor a Deus e aos companheiros na fé.

Após a celebração, foi realizada a Sessão Solene de entrega de Título de Cidadania Belenense ao padre Wagner Francisco de Sousa Carvalho. A honraria foi entregue ao padre pelo prefeito municipal Ademar Aluísio de Carvalho e pelos vereadores Ildmar Honorato Granja e Bernardino Geraldo de Carvalho.  A homenagem foi concedida através do Projeto de Decreto Legislativo nº 04 de 2017, de autoria de vereador, Ildmar Honorato Granja (PMDB), subscrito pelos demais vereadores.

Padre Wagner atuou na Área Pastoral de Belém do Piauí por três anos e seis meses, período em que foi pároco da Paróquia Santo Antônio, sediada em Padre Marcos, da qual o município de Belém faz parte. Durante sua atuação, o padre foi responsável pela dinamização dos grupos e movimentos, criando novas pastorais e renovando as já existentes, destacando-se a articulação da Pastoral do Dízimo e criação do ECC e da Pastoral da Acolhida.

Publicidade

O homenageado, em sua fala, disse que a honraria é resultado de um trabalho conjunto. “É com imensa satisfação que retorno a querida cidade de Belém para receber o Título de Cidadão Belenense, aonde cheguei em agosto de 2012 e fui acolhido por um povo generoso e hospitaleiro. […] Esse título é uma prolongamento de toda nossa dedicação vivida em conjunto, porque aqui tentei trabalhar não sozinho, mas junto com todos os seguimentos da sociedade. Gostaria apenas de agradecer, essa homenagem não é feita somente a mim, mas a uma multidão de pessoas que naquele período se doaram e me ajudaram” disse.

Ele ainda agradeceu pela homenagem e desejou que Belém do PI sempre cresça. “Minha profunda satisfação pela titulação honrosa que me é conferida. Ao vereador Ildimar, ao senhor prefeito Ademar Aluísio, a primeira dama, ao vice-prefeito, aos reverendíssimos padres, às irmãs que falaram, aos meus familiares, amigos e paroquianos, meu muito obrigado. Ao padre Fernando, seu gesto padre foi muito bonito, muito obrigado pelo seu gesto de abertura humildade e acolhida. Meu desejo é que Belém cresça e se torne sempre um sinônimo de modelo para tantas outras cidades. […]. Hoje entro não apenas nessa igreja, mas nessa cidade como um filho. Muito obrigada pela acolhida e o carinho, vocês me deixaram entrar no coração de vocês e vocês há muito tempo já moravam em meu coração” concluiu.

O vereador Ildmar Granja, autor da preposição, destacou ações realizadas pelo padre durante sua atuação na cidade. “Agradeço a Deus pela oportunidade de divulgar os trabalhos realizados pelo padre Wagner em Belém do PI. Foi retomada a construção da igreja, realizado primeiro encontro para criança da infância missionária em Belém do PI, criação da Pastoral da Pessoa Idosa […] Mediante a esses serviços nada mais justo que essa honraria com aprovação unânime de todos os vereadores que compõem a Câmara de Belém do Piauí. Padre Wagner, o senhor agora é belenense e eu só posso dizer a Deus muito obrigada por ter enviado o senhor para fazer esse trabalho de evangelização na nossa igreja, nossa comunidade e toda cidade de Belém do Piauí. Muito Obrigado!” falou.

O padre Fernando Amando, em breves palavras, falou que a homenagem é uma forma de reconhecimento. “Vocês não sabem a felicidade do coração de um padre testemunhar um momento como esse. Aqui padre Wagner, está o reconhecimento de um trabalho, uma dedicação. Acredito que todos aqui são testemunhas do trabalho e determinação do padre Wagner. Estou muito contente em saber que o povo de Belém, na pessoa dos vereadores, reconhecem esse trabalho, que é marcado por essa homenagem. Que Deus abençoe sempre mais a cada belenense que tem esse coração tão bondoso de reconhecer aquilo que os sacerdotes fazem aqui nessa terra em nome de Deus e por Deus” destacou.

O presidente da Câmara, Bernardino de Carvalho, parabenizou e gradeceu ao padre Wagner e a todos os pressentes. “Gostaria de agradecer a Deus, a toda população de Belém, dos municípios participantes, meu agradecimento de coração ao padre Fernando por ter nos concedido fazer essa solenidade. […]. Gostaria de agradecer e dizer ao padre que o reverendíssimo foi o único homenageado da cidade que foi por unanimidade. Isso é reconhecimento e essas são minhas palavras de agradecimento pelo que o senhor fez pela nossa terra. Só tenho que agradecer a Deus pelo senhor ter participado da nossa comunidade” falou.

Publicidade

Após a solenidade, a programação da noite teve continuidade com show católico com a banda Vozes do Altar, de São José do Piauí.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS