Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Mutirão leva serviços para povoado e aproxima a Saúde da população

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (8) um mutirão de atendimentos no povoado Vista Bela. O objetivo do Governo Municipal é aproximar os serviços públicos da saúde e garantir mais acessibilidade à população que reside na zona rural, numa região que fica a cerca de 23 km de distância da sede.

A abertura aconteceu na igreja da comunidade, com a presença do prefeito Ademar Carvalho, do vice-prefeito Francisco Reis (Tico), do secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, profissionais da saúde e moradores. Na oportunidade, toda a logística do mutirão foi apresentada aos moradores, desde os profissionais e os serviços que seriam ofertados por estes.

De acordo com o secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, o evento marcou a abertura da campanha “Belém Azul e Rosa”, uma ação unificada de prevenção a dois tipos de câncer, o de próstata, considerado o segundo mais comum na população masculina, e de mama, o segundo tipo mais frequente no mundo, em sua grande maioria, entre as mulheres.

“A Saúde está aqui com força máxima. Nós trouxemos para Vista Bela uma equipe com cerca de 30 profissionais de diversas áreas e especialidades. Ao longo da manhã nós vamos realizar esse mutirão de saúde e realizar centenas de atendimentos, começando pela triagem, com a aferição da pressão arterial e teste de glicemia capilar, até exames especializados, como ultrassom, que serão feitos por uma equipe da Uniclinic do Araripe, liderada pelo médico Rian Lacerda, de Araripina.”, disse Nil.

Também foram ofertados serviços de avaliação auditiva, postural, atualização do cartão de vacina, avaliação dentária e aplicação de flúor tópico e consulta com a nutricionista. Os pacientes também receberam os resultados dos exames de sangue, o hemograma, e de imagem, as ultrassonografias. Com os resultados em mãos, os usuários eram encaminhados para o consultório médico, que analisava os exames e avaliava a necessidade de encaminhamento para algum tipo de tratamento.

O agricultor Valdecir de Carvalho, de 54 anos, que reside na localidade Pajeú, participou do evento acompanhado da esposa, Maria Isabel de Carvalho. O casal aproveitou o mutirão com a oferta de diversos serviços para cuidar da saúde. “Organizaram esse mutirão aqui e eu e a mulher aproveitamos pra cuidar da saúde. É mais perto e ficou mais fácil. Aí eu vim receber o exame de sangue, fazer a ultrassom e passar no médico pra ver como é que tá.”, disse.

Publicidade

Após os atendimentos, foram distribuídos camisetas para os homens, um par de chinelos para as mulheres e um kit de saúde bucal para as crianças. Também foi servido o café da manhã e almoço para todas as pessoas presentes.

Em entrevista, o prefeito Ademar Carvalho destacou o objetivo do mutirão, que é aproximar os serviços da população. “Aqui é uma das comunidades mais distantes da cidade. Então a gente trouxe o mutirão para aproximar os serviços da saúde do povo dessa região, que engloba a Vista Bela, Russim, Retiro, Serrote, Volta e Pajeú.”, disse.

Segundo ele, as pessoas encontram dificuldade de ir até a cidade, mas, se a Saúde vai até a comunidade, aumenta o número de pessoas beneficiadas. “Você ver que a população abraçou a nossa iniciativa e veio aqui pra o povoado Vista Bela participar do mutirão e cuidar da saúde. A gente vê a satisfação dos moradores em receber um exame de imagem na sua comunidade.”, disse Ademar, afirmando que vai reforçar os serviços na comunidade.

O mutirão aconteceu em um período estratégico, quando a comunidade está movimentada com a realização dos festejos religiosos. Paralelo à programação católica, a Prefeitura de Belém do Piauí preparou diversas outras atividades. Na quarta-feira, dia 9 de outubro, pela manhã, acontece uma palestra com engenheiro florestal Gedeones Brito, voltada para os pais de alunos, como tema “Educação Ambiental”, seguida da entrega de mudas. À tarde, no campo da comunidade, acontece um Torneio de Futebol Amador. E a noite, apresentações culturais, dentro da culminância do projeto “África na gente: memória que se evidenciam na literatura, na arte e na cozinha.”

Na quinta-feira, dia 10 de outubro, pela manhã, a Assistência Social promove ações por uma infância sem racismo e oferece o plantão jurídico. À noite, na Igreja local, será celebra a missa e em seguida, a inauguração das obras de pavimentação e a festa com Zé Armando e Joãozinho dos Teclados.

_Mais fotos

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS