Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Saúde realiza campanha de rastreamento ao câncer de próstata em mais de 300 homens

Publicado

em

O município de Belém do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 30, mais uma etapa da campanha “Belém Azul e Rosa”, uma ação unificada de prevenção a dois tipos de câncer.

A campanha foi aberta no início do mês de outubro, com um mutirão no povoado Vista Bela com a participação de mais de 30 profissionais de diversas áreas e especialidades realizaram centenas de atendimentos para homens e mulheres, desde a triagem, com a aferição da pressão arterial e teste de glicemia capilar, até exames especializados, como ultrassom.

Nesta quarta, o público alvo foi a população masculina com a faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde e o foco foi o rastreamento ao câncer de próstata, considerado o segundo mais comum entre homens.

A mobilização teve início logo cedo, por volta das 6h, na Unidade Básica de Saúde, com a coleta da amostra de sangue para a realização do PSA total, exame utilizado na detecção precoce do câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. Mais de 300 homens foram atendidos.

“Nós estamos realizando mais uma etapa da campanha com a coleta do sangue para o exame do PSA com os homens, e nos dias 15 e 16 de novembro eles vão receber o resultado desses exames de sangue, irão fazer a ultrassonografia e serão avaliados pelo médico. Caso seja constatada alguma alteração, serão tomadas as providências.”, explicou Juscenildo Boeiro, secretário de Saúde.

O gestor da Saúde informou, ainda, que nos dias 08 e 09 de novembro o público alvo da campanha “Belém Azul e Rosa” serão as mulheres, na prevenção ao câncer de mama. Nestes dias serão realizados os exames de ultrassonografia da mama, importante na detecção de alterações mamárias, como nódulos, cistos, secreções nos mamilos, espessamento do tecido mamário, entre outras.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS