Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Social reúne gestantes para discutir sobre parto e distribuir kits enxoval

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, através da Secretaria de Assistência Social e CRAS, realizou na última quinta-feira, 10 de novembro, o primeiro encontro com o grupo de gestantes do município, que são acompanhadas pelo programa Criança Feliz.

Lançado no mês de novembro, no município de Belém, o objetivo do programa é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, através de visitas periódicas de profissionais do serviço social, educação e saúde, que repassam orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, e estimular o desenvolvimento infantil.

Na abertura da reunião com as gestantes, a secretária de Assistência Social, Anaías de Carvalho Coelho, manifestou sua satisfação com o início do grupo de gestantes do município, enfatizando que a proposta do mesmo é a formação de um espaço para levantamento das principais demandas das gestantes, como futuras mamães, favorecendo a troca de experiências e a construção de um saber conjunto.

De acordo com a secretária, nos encontros de grupo serão trabalhados temas diversos, relacionados aos direitos da gestante e do recém-nascido, a importância do pré-natal e outros exames, os tipos de parto, cuidados no pós-parto e cuidados com o recém-nascido, amamentação, dentre outros.

Em seguida, a supervisora do Criança Feliz no município, a assistente social Olisabel Macedo Silveira, enfatizou que o programa tem como objetivo dar suporte às gestantes e às crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do programa Bolsa Família, e de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada, na busca da promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. A supervisora registrou o seu contentamento com o desenvolvimento do programa no município, destacando que as famílias têm abraçado de forma bem positiva a equipe do programa e suas em suas residências durante as visitas domiciliares. “O trabalho de visitação colhe, hoje, os seus primeiros frutos com a formação do grupo das gestantes”, disse.

Publicidade

Tendo em vista que muitas gestantes acompanhadas estão às vésperas do parto, o primeiro encontro abordou o tema “Parto: normal ou cesári?”, que teve como palestrante a Dra. Daniela Pires, médica da Equipe de Saúde da Família no município de Belém do Piauí.

Após a palestra, que foi muito participativa e interativa, a secretária Ananias Carvalho Coelho fez novamente uso da palavra, destacando todo apoio e aparato por parte do prefeito Ademar no desenvolvimento das ações do programa Criança Feliz, e realizou a entrega a todas as gestantes do kit de enxoval.

O evento foi encerrado com o bolo das gestantes.

Veja fotos:

                              

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS