Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Vereadores aprovam projetos e reagem às críticas do ex-prefeito contra a Câmara

Publicado

em

O vereador Francisco Reis de Carvalho Bento, o Tico (PP), presidiu na última sexta-feira (10), mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Belém do Piauí. Na ocasião, foram votados e aprovados por unanimidade, dois Projetos de Lei e uma Indicação.

Os dois Projetos são de autoria do Poder Executivo Municipal. O PL 50/2016, institui o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de produtos de origem animal no município de Belém do Piauí. O PL 55\2016 autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio de cooperação com o Estado do Piauí para fim de estabelecer colaboração federativa da organização, fiscalização e prestação dos serviços públicos municipais de abastecimento de água e esgotamento sanitários.

A outra matéria aprovada no plenário foi uma Indicação de autoria do vereador Bernardino Geraldo de Carvalho (PMDB), para que sejam realizados estudos no sentido de se elaborar um Projeto de Lei visando a concessão de folga ao servidor municipal na data do seu aniversário.

Segundo ele,  esse é um benefício já praticado em alguns municípios e seria uma forma de presentear o servidor municipal no seu aniversário, garantindo ao mesmo um dia de folga remunerada do serviço público, para que possa se dedicar a si mesmo, bem como a suas pessoas queridas. “Representando ainda uma forma de valorização do trabalhador”, disse.

DSC_5784

No segundo expediente, dois vereadores ocuparam a tribuna da Casa. O vereador Luz de Sousa Carvalho, o Luizinho, destacou as boas notícias veiculadas nos meios de comunicação a respeito do município de Belém do Piauí, como a  assinatura de um convênio no valor de  R$ 976 mil para piçarramento  de estradas do município, como também, a boa colocação do Belém no ranking  da transparência  do Ministério Público Federal, em que o município aparece em 15º no Piauí. “Isso muito nos orgulha, pois mostra que poder público municipal está trabalhando com transparência, com responsabilidade”, disse.

Publicidade

O parlamentar, que é líder do governo na Câmara, agradeceu aos nobres colegas pelas aprovações dos Projetos do Executivo Municipal e repercutiu uma postagem feita pelo ex-prefeito Jurdan Gomes nas redes sociais, em que cita o vereador Luizinho. “Quando cheguei a esta Casa recebi a informação de que meu nome foi citado por um ex-prefeito desse município, porque o nome dele saiu a lista suja do TCU. Sugiro ao mesmo que procure o TCU e verifique o processo dele, não sou eu o responsável e nem a Câmara de Belém, para se referir daquela forma a nós vereadores, pois com aquelas palavras, ele não atingiu não só a mim, como a Câmara Municipal. Então, cada um responsável por si, se alguém foi citado pelo TCU ou TCE, ele procure seu processo”.

O vereador Bernardino Geraldo de Carvalho reforçou o pronunciamento do vereador Luizinho. Ele disse ter ficado perplexo com atitude do ex-prefeito Jurdan, ao afirmar que o Poder Legislativo é parte da corrupção de Belém do Piauí. O parlamentar rebateu as críticas e relembrou que a cidade, na quando Jurdan foi prefeito, “era jogada para aqueles que viviam fora da cidade de Bélem”.

“Todos sabem que esse cidadão, no seu governo, quem mandava no dinheiro do município de Belém eram os agiotas. Os vereadores mais antigos dessa Casa sabem o que aconteceu. […] Digo mais senhor presidente, eu, vossa excelência e vereador Sherlyn, na época fizemos empréstimo para o presidente dessa Casa  pagar os demais vereadores, porque ele [Jurdan] não pagava”, disse.

DSC_5788

Bernardino relatou que na mesma época foi autor de um Requerimento, que foi provado por unanimidade, forçando o município a fazer um contrato para seus servidores, para que dinheiro fosse passado por conta, porque os mesmos trabalhavam 30 dias e quando chegava o fim mês não recebiam, porque o dinheiro não ficava em Belém. Todos eram testemunha que o dinheiro não vinha para cá”, disse.

Para o vereador, Belém vive um novo tempo. “Hoje, tanto a gestão de Ademar, como da prefeita Débora, tem feito um belíssimo trabalho na cidade de Belém do Piauí. Sinceramente, não sei porque a raiva daquele cidadão com esta Casa. Eu, como presidente da época, dei apoio àquela administração, não entendo porque hoje, por não estar do lado daquele homem, não presta mais”, disse. Bernardino defendeu a Casa. “Eu pergunto: Aprovar um orçamento do município de Belém no qual necessita a saúde, educação, assistência social e as demandas deste município é corrupção?”, questionou.

Publicidade

Ao finalizar seu pronunciamento, Bernardino disse que a Câmara foi agredida pelo ex-prefeito. “Fica aqui a minha decepção, minha indignação com essa agressão feita à Câmara Municipal. Se os gestores que passaram por este município estão sendo penalizados, deve ter feito alguma coisa de irregular,  porque as contas de 2005 até 2012 do ex-prefeito Ademar não constam em nenhuma  lista do TCE ou do TCU. Então, não é culpa de vereador se nome deste cidadão esta na lista de inelegíveis”, pontuou.

DSC_5768 DSC_5769 DSC_5770 DSC_5771 DSC_5772 DSC_5773 DSC_5774 DSC_5775 DSC_5776 DSC_5778 DSC_5779 DSC_5780   DSC_5794 DSC_5797

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS