Connect with us

Belém do Piauí

Festival de Cultura Belenense valoriza arte e tradições e reúne grande público em Belém do Piauí  

Publicado

em

A cultura, arte e tradições, ocuparam lugar de destaque durante o segundo dia da programação alusiva aos 24 anos de emancipação política do município de Belém do Piauí. Quem participou, teve a oportunidade de acompanhar várias manifestações artísticas e conhecer talentos.

Foi realizado na noite desta quarta-feira (11), no Ginásio Poliesportivo, o Festival de Cultura Belenense. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, foi prestigiado por um grande público.

Quem chegava ao local, já era recebido com uma bela exposição de materiais feitos no município. Crochê, peças produzidas com palha e até um carro feito a partir de uma motocicleta, foram expostos e chamaram a atenção do público.

Com o tema “A arte de viver fazendo arte”, o evento também contou com diversas apresentações. Com um belo toque de criatividade, o festival foi apresentado em forma de programa, homenageando o icônico humorista e apresentador Jô Soares, que foi representado pelo secretário de Cultura, Edson Ribeiro.

A primeira participação foi com a professora de dança Maria Clara, que falou sobre o trabalho desenvolvido no município e trouxe três apresentações, com os grupos Belém Dance, A Flor da Pele e Ballet Infantil.

O professor Ozanam Leal veio em seguida, com a Orquestra Mirim Padim Oscar, que surgiu na cidade de Vila Nova.  Ao som de sanfonas, os jovens músicos apresentaram o Hino de Belém do Piauí. O aluno mais novo do grupo, de 6 anos de idade, ainda tocou a música “Asa Branca”.

As próximas participantes do “Programa do Jô”, foram as professoras Perciliana Carvalho e Elisângela Carvalho, da escola José de Moura Leal. Alunos da escola apresentaram a peça “O tesoura da Emília”, destacando a importância da leitura.

As professoras Lindalva Leal e Joana Neta, das creches Jeude José Dias e Tia Joaninha, também participaram. Como uma amostra das atividades desenvolvidas com os alunos da educação infantil, professoras apresentaram um Teatro de Fantoches, com o conto “Chapeuzinho Vermelho”.

Dando espaço também a artistas locais do cenário musical, participaram os cantores Cláudio Leal, o Xiau Show e Joãozinho dos Teclados, que além de terem falado sobre a trajetória na música, também cantaram.

O grupo de canto “Embaixadores de Sião”, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Belém, entoou as músicas “Hora do Salvador” e “Ainda que a figueira”.

A última apresentação da noite ficou por conta do poeta e cantor Jurdan Gomes, que além de falar um pouco sobre sua trajetória, declamou um cordel e cantou duas músicas do rei do baião, Luiz Gonzaga.

Também foi apresentado durante o festival o quadro “Personalidades Virtuais”, que exibiu vídeos de populares da cidade de Belém do Piauí.

Em entrevista ao Cidades na Net, o secretário de Cultura, Edson Ribeiro, disse que o intuito é realizar mais eventos de valorização da cultura. “Pretendemos fazer outros eventos como esse. E o evento é feito de pequenas coisas, quem assista não imagina a carga de tensão, sacrifício para que a gente possa chegar a culminância de tudo. Houve uma grande preparação por trás disso e é isso que engrandece o espetáculo. Como exibimos aqui, todo artista tem que ir aonde o povo está e é assim que a gente pretende continuar durante o ano de 2020, concedendo essa oportunidade e fazendo mais eventos como esse”.

Ele ainda destacou o apoio do prefeito Ademar Carvalho. “Destaco o trabalho, apoio e acima de tudo, a liberdade que o prefeito Ademar nos dá para trabalhar, se não fosse ele não conseguiríamos chegar aqui. Ademar sempre nos deu todo apoio e as vezes ele faz é reclamar porque não investimos mais. E é importante ressaltar que o dinheiro não compra cultura, pois a arte é genuína, um dom, vem de dentro. E aqueles que estavam nessa quadra hoje não tem preço, eles tem valor” disse.

Publicidade

Dentre outros, estiveram presentes o prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, e a primeira dama Francisca Gomes, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico), o presidente da Câmara de Belém, Bernardino Carvalho, os secretários municipais Sherlyn Oliveira (de Administração), Cláudia Ribeiro (de Educação), Juscenildo Boeiro (de Saúde), Anaias Carvalho (Assistência Social), os vereadores Luizinho Carvalho, Ildmar Honorato, Antônio Marcelino, Roseane Ribeiro e Francisco Felipe.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS