Connect with us

Belém do Piauí

Povoado ganha praça e sistema de abastecimento de água em Belém do Piauí

Publicado

em

Ações do poder público têm transformado a vida de dezenas de famílias que moram na comunidade Vista Bela, situada na zona rural de Belém do Piauí, distante cerca de 20 km da sede do município, onde recursos públicos têm sido aplicados de forma eficiente, aproximando os serviços e levando benefícios aos moradores.

A comunidade, que já tinha energia elétrica, casas populares, escola, posto de saúde e estrada de qualidade, e na noite da última sexta-feira (5) ganhou mais duas importantes benfeitorias, o sistema de abastecimento de água e uma praça pública, que foram inauguradas prefeito do município, Ademar Carvalho – MDB.

O abastecimento de água é fruto de um projeto do Governo Municipal, denominado de “Água na Torneira”, uma ação de combate à seca que visa levar água para todas as comunidades rurais do município. Nessa etapa, na perfuração de 15 poços tubulares e implantação dos sistemas de distribuição, estão sendo investidos mais de R$ 1,4 milhões, a partir de um convênio entre a Prefeitura Municipal e a Funasa.

Uma das comunidades contempladas foi Vista Bela, onde já existia um poço antigo que não atendia mais a demanda local. Diante disso, um novo manancial foi perfurado e equipado com reservatório, chafariz e um sistema adutor de 3,8 mil metros e 35 ligações, levando água para as residências, igreja, escola e posto de saúde.

Outra obra entregue foi a praça, que recebeu o nome de Manoel Camilo de Sousa, em homenagem a um dos primeiros moradores da comunidade. A obra foi construída em tempo recorde, apenas 15 dias, com recursos próprios do município, tendo sido aplicado um montante de 73 mil reais. A construção da praça deu um novo visual ao povoado, que agora passa a contar com um espaço para a convivência, lazer e até propício para a realização de atividades físicas.

Publicidade

A inauguração foi realizada com festa. Após a solenidade, um show artístico com o cantor Joãozinho dos Teclados foi promovido pela Prefeitura Municipal para comemorar com os moradores as novas conquistas da comunidade.

O evento contou com a participação de muitas pessoas, dentre estes, autoridades do município e os moradores, como a senhora Paulina, filha do homenageado Manoel Camilo de Sousa. Emocionada, a moradora descerrou a placa inaugural ao lado do prefeito Ademar Carvalho, do vice-prefeito Francisco Reis (Tico) e das demais autoridades presentes.

Em conversa, Ademar falou da evolução do povoado e da alegria de, como prefeito municipal, ter contribuído com a construção do povoado Vista Bela. “Antigamente, aqui só tinha algumas casas, bem simples, e agora é um povoado com escola, posto de saúde, muitas casas boas, a igreja e uma estrada de boa qualidade, com os vinte quilômetros todos piçarrados. E hoje estamos entregando o abastecimento de água e uma praça. A gente fica feliz em ter conseguido essas obras e estar melhorando a vida do povo dessa região.” Para o futuro, o projeto é pavimentar as ruas do povoado.

Na cerimônia, oradores como o secretário de Obras, Ronnie Vieira, e o médico Raimundo Neiva, destacaram o desenvolvimento do povoado e o trabalho do prefeito Ademar em Belém.

“O prefeito Ademar está de parabéns pelo que tem feito no município de Belém do Piauí, e o povoado Vista Bela tem sido beneficiada por esse grande trabalho. Aqui, pra onde a gente olhar, tem uma obra feita por Ademar. E a prioridade agora é ver essas três ruas com calçamento.”, disse o vereador Luizinho.

Publicidade

O presidente da Câmara, Bernardino Carvalho, também dirigiu elogios à gestão do prefeito Ademar e destacou a contribuição do Poder Legislativo Municipal. Em sua fala, também parabenizou a comunidade Vista Bela pelas conquistas. “Gostaria de parabenizar ao povo de Vista Bela, pois poucas cidades da região de Picos tem uma praça bonita como essa.”, disse.

Também estiveram presentes a primeira dama Francisca Gomes, os vereadores Ildmar Granja, Francisco Felipe (Cicisso), Francisco Zacarias (Burenga) e Antônio Marcelino; os secretários municipais Sherlyn Oliveira, Manoel Neto, Cláudia Ribeiro e os assessores jurídicos Francisco Antônio e José Benedito; as lideranças políticas Epifânio Olegário, Luís de Zé Dedé, Francisco Elias (Cleó), dentre outros.

       

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS