Connect with us

Belém do Piauí

Saúde de Belém do PI  faz entrega de equipamentos ortopédicos e beneficia mais de 70 pessoas 

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, 01, a entrega de  96 equipamentos ortopédicos para pessoas com deficiência e com dificuldade de locomoção.

Os equipamentos ortopédicos,  foram adquiridos pelo  programa ‘Passo à Frente’,  através de uma parceria firmada entre o município e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e Centro Integrado de Reabilitação (CEIR).

A cerimônia de entrega aconteceu na quadra poliesportiva e contou a participação de diversas autoridades e das mais de 70 pessoas que foram beneficiadas.  Foram entregues cadeiras de banho, cadeiras de rodas, muletas e bengalas,  calçados neuropáticos, para pés diabéticos, coletes para estabilização da coluna,  andadores  e palmilhas  de silicone.

 

Na oportunidade, a fisioterapeuta, Ilana Almeida, com auxílio da também fisioterapeuta, Gabriela,   orientaram as pessoas  beneficiadas,  a forma correta de como utilizar os equipamentos. “São equipamentos adequados para cada caso específico, e são  de fácil uso e manuseio”, relatou Ilana.

Ela ainda ressaltou sobre a necessidade de conservar o equipamento recebido. “Uma  cadeira de rodas,  por exemplo, tem um custo alto, para tanto, é importante  conservar para que tenha uma maior duração”, explicou.

Publicidade

Em entrevista, o secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, o Nil, falou sobre  o processo de aquisição dos equipamentos.  “Estamos encerrando a última etapa de todo o processo de aquisição. Primeiro levamos os pacientes  para cidade de Jaicós para fazer a avaliação, depois houve, o   recebimento dos equipamentos, também,  em Jaicós,  e hoje estamos  entregando os equipamentos aos  pacientes”, disse.

Nil ainda comentou sobre  a importância da descentralização do programa, que dá maior agilidade ao processo beneficiando um grande número de pessoas de uma só vez. “Agente nunca recebeu essa quantidade, são 96 equipamentos que vão beneficiar a população que mais precisa, então nosso sentimento é de  muita alegria, por ajudar a promover  melhorias para esse público que de fato é mais necessitado pelas suas limitações”, afirmou.

O secretário, ainda reafirmou o compromisso da pasta.  “O trabalho, continua, estamos sempre atentos  a necessidade dos usuários, e quando é preciso, fazemos do processo de aquisição. A diferença é que nos  vamos até o Ceir,  e dessa vez,  eles vieram até nós, e essa  parceria que já  tem muito tempo, vai continuar”, finalizou.

O prefeito, Ademar Carvalho agradeceu a atuação o empenho  da equipe da Saúde na realização de todo o processo de aquisição dos equipamentos, bem como, o trabalho que é realizado diariamente em prol da população.

Ademar ainda frisou sobre a importância  do programa ‘Passo a Frente’. “Esses  equipamentos  são de suma importância para a nossa população, que precisa de ajuda para se locomover, promovendo melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência. Fico muito feliz de ver nosso município sendo  beneficiado pelas ações do programa”, enfatizou.

Publicidade

O idoso Honorato Jacob,  de 67 anos, que tem dificuldade de locomover por problemas na coluna, recebeu uma cadeira de rodas e outra de banho.  Ele agradeceu pelos equipamentos que recebidos, completando que gasta muito com remédios pelas fortes dores que sente e não teria condições financeiras de comprar uma cadeira.

 O idoso Felipe de Sousa, que também,  tem dificuldades de locomoção, e chegou a evento utilizando  como auxílio para caminhar  um ‘Bastão’ (vara  de madeira), recebeu uma cadeira de rodas, uma cadeira de banho e uma bangala.

Participaram do evento, além do profissionais de saúde e do  prefeito Ademar Carvalho, o vice-prefeito Francisco Bento, o Tico, o presidente da Câmara, Bernardino Carvalho, os vereadores Luiz de Sousa, o Luizinho e a vereadora Rosiane Ribeiro, a secretária de Assistência Social, Anaías Carvalho, o secretário de Cultura, Edson Ribeiro,   dentre outros.

 

  Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS