Semana do Bebê é aberta com caminhada, recreação e cinema infantil em Belém do Piauí
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 26/11/19

Semana do Bebê é aberta com caminhada, recreação e cinema infantil em Belém do Piauí

Pelo sexto ano consecutivo, a atenção e os cuidados com a primeira infância são reforçados no município de Belém do Piauí com a realização da Semana do Bebê, uma mobilização promovida pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, e apoiada pelo Unicef.

O objetivo principal do Unicef é garantir o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos como prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Com essa perspectiva, no município de Belém do Piauí, a Semana do Bebê foi instituída através de Lei Municipal, e desde então, integra o calendário de eventos oficiais do município e acontece anualmente.

A cada edição ocorrem discussões sobre temas como aleitamento materno, gravidez na adolescência, mortalidade infantil, formação de vínculo e estimulação do bebê, dentre outros. Os temas são trabalhados com gestantes, pais e mães, profissionais e crianças por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.

A abertura da Semana do Bebê 2019 aconteceu na noite desta segunda-feira, 25, com uma caminhada “Todos juntos pela primeira infância”, que percorreu a principal avenida da cidade, saindo da praça Canaã, seguindo até a praça Evangelista Elóia Ribeiro, com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância dos cuidados com a primeira infância.

Ao final da caminhada, foi realizada a cerimônia de abertura da VI Semana do Bebê, com a bênção ecumênica realizada pelos líderes religiosos, padre Fernando Amando, da igreja católica, e o evangelista Antônio Marcos, da Assembleia de Deus, e um momento lúdico e recreativo com a participação do grupo de palhaços Mímicos da Alegria, distribuição de lanches, pipocas e a exibição de um filme infantil.

O secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, declarou aberta a Semana do Bebê, destacando a importância da mesma. “Estamos abrindo a 6ª edição da Semana do Bebê de Belém do Piauí, um trabalho realizado em conjunto pelas Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, com todo o apoio e logística da administração do prefeito Ademar. A Semana do Bebê é uma das principais mobilizações que a gestão faz ao longo do ano, por se tratar de um trabalho voltado para a primeira infância, onde a vida começa”, disse.

O gestor da Saúde elencou as ações que o município realiza continuamente em prol da primeira infância. Segundo ele, o município já promove a qualidade de vida das crianças com ações que maximizam aleitamento materno, como foi o Agosto Dourado, que aconteceu com oficinas, palestras e entrega de certificado para as mães que amamentam.

“Hoje contamos com o quantitativo de 227 crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, temos 14 gestantes acompanhadas e com pré-natal em dias, sendo acompanhadas pelas equipe de Estratégias de Saúde da Família. Implantamos também o pré-natal odontológico, onde todas as gestantes passam por avaliação odontológica durante a gravidez, e as gestantes que são beneficiários do programa Bolsa Família são devidamente assistidas pela Secretaria de Assistência Social”, disse o secretário.

Além das crianças, pais e mães, dos servidores das Secretarias envolvidas na Semana do Bebê, autoridades também participaram da abertura, como o prefeito Ademar Carvalho e a primeira-dama Francisca Gomes, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico) e a esposa Cristiana Carvalho, o presidente da Câmara, Bernardino Carvalho, os vereadores Luís de Sousa (Luisinho), Antônio Marcelino e Roseane Ribeiro, os secretários municipais Cláudia Ribeiro (de Educação), Juscenildo Boeiro (de Saúde), Anaías Carvalho (de Assistência Social), Luís José (de Agricultura), Sherlyn Oliveira (de Administração), Jossemar Dias (de Meio Ambiente), o padre Fernando Amando (pároco local) e o evangelista Antônio Marcos (da Assembleia de Deus),  dentre outros.

_Veja todas as fotos

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Casos notificados de dengue caem 45,6% no Piauí

O Piauí notificou 547 casos suspeitos de dengue, em 2018, e no mesmo período do ano passado, foram 1.005 notificações, o que representa uma redução de 45,6% dos casos. Foi

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeitura de Monsenhor Hipólito realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef

O Município de Monsenhor Hipólito deu mais um passo importante para melhorar a garantia dos direitos e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Isso se deu

Belém do Piauí 1Comments

Barragem de Estreito vai abastecer Padre Marcos e Belém em 60 dias, diz presidente da Agespisa

A Barragem de Estreito vai abastecer as cidades de Padre Marcos e Belém em 60 dias. A informação foi dada na manhã desta terça-feira (4) pelo diretor presidente da Agespisa,