Connect with us

Alagoinha do Piauí

Cajucultores participam de reunião no SEBRAE em Picos e discutem estratégias de produção

Publicado

em

O Banco do Nordeste do Brasil, por meio da Superintendência Estadual do Piauí e dos Agentes de Desenvolvimento, Agivan Luz e Francimar Bonfim, realizou nesta segunda-feira (26), no auditório do SEBRAE de Picos, a segunda reunião, tendo como objetivo construir o Plano de Ação Territorial para atividades da Cajucultura.

Através do PRODETER – Programa de Desenvolvimento Territorial, o BNB vem contribuindo para a organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região. O Território Vale do Guaribas, priorizou a atividade da Cajucultura, por se tratar de uma atividade com elevada importância socioeconômica, além de ser vocação natural da região e também por oferecer oportunidades de postos de trabalho e geração de renda para muitas famílias do campo.

A primeira reunião ocorrida no dia 20 fevereiro, definiu que o principal problema da cajucultura é a grande área de pomares que fora dizimada ao longo dos últimos anos. No entanto, a construção do Plano de Ação contém objetivo geral,  objetivos específicos e as metas anuais para serem desenvolvidas.

Conforme o Plano de Ação, o objetivo geral é o alvo, fim ou resultado que se deseja atingir. A meta é uma composição do objetivo ao longo do tempo, e, os objetivos específicos, constituem o desdobramento do objetivo geral, ou seja, todos os objetivos específicos devem permitir o alcance do objetivo geral.

A construção do plano de Ação Territorial conta com o apoio de várias entidades parceiras como:  Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Secretarias de Agricultura, Câmaras de Vereadores, Prefeituras, EMATER, COCAJUPI, SEBRAE, APPA, MPA, Conselho Territorial, Projeto VIVA SEMIARIDO, APSEM, SINCAJUPI, AEAMP entre outras organizações.

Publicidade

A reunião ocorrida nesta terça, marca o segundo encontro de um total de três reuniões.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pio IX, Naldo Andrade, esteve no encontro e falou sobre as expectativas do projeto.

“Estamos nesse projeto que conta com representantes da sociedade civil, agricultores, cajucultores, sindicalistas […] O projeto está sendo muito bem estruturado e construído porque estão sempre procurando identificar as dificuldades e os problemas da Cajucultura, para assim restaurar as áreas que foram perdidas. Uma das atividades definidas no plano de ação é aumentar a produção em 20% nos próximos 8 anos, além de sanar as perdas que houveram nos campos por conta do envelhecimento dos cajueiros e também dos anos de estiagem”, disse o sindicalista.

O projeto contempla os municípios de Dom Expedito Lopes, Picos, Alagoinha do Piauí, Francisco Santos, Campo Grande do Piauí, Santo Antônio de Lisboa e Monsenhor Hipólito.

A próxima reunião está prevista para o dia 28 de maio.

Publicidade

Fotos:

  

Da redação Cidades Na Net, com informações da AD do Banco do Nordeste Brasil


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS