Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

CALDEIRÃO | Estradas são terraplanadas e garantem o escoamento da mandioca

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande do Piauí já iniciou o trabalho de recuperação e melhoria das estradas vicinais que cortam o município. O objetivo é oferecer melhores condições de trafegabilidade e acesso entre sede e as comunidades rurais.

O trabalho teve início da região de serra, uma área de produção agrícola, com destaque para a mandioca, onde a trafegabilidade era comprometida com a chegada das chuvas, em virtude do surgimento de poços e o consequente acúmulo de água nas estradas.

Para garantir o escoamento da produção até as fábricas de beneficiamento da mandioca, os municípios de Caldeirão Grande do Piauí e Marcolândia firmaram uma parceria. “Fizemos uma parceria com o município de Marcolândia, através do prefeito Chico Pitu. Estamos fazendo a terraplanagem na região de serra do nosso município, e a Prefeitura de Marcolândia nas estradas que dão acesso às fábricas”, explicou o prefeito João Vianney.

Vianney explicou que a terraplanagem era um anseio da comunidade. “Esse serviço era um anseio e um pedido da comunidade, principalmente dos agricultores, que precisam dessas estradas para transportarem a produção das raízes da mandioca para as fábricas em Marcolândia. Sempre no período chuvoso, ficava intrafegável em virtude das poças de água, e eles estavam tendo que fazer uma trajeto mais distante, aumentando a quilometragem e o custo da viagem. Mas esse ano, depois desse trabalho reforçado, a realidade é outra. Já estamos com cerca de 8 quilômetros de estrada toda terraplanada”, disse.

O serviço será realizado em toda a região de serra. O município está utilizando as máquinas do próprio município e, também, duas caçambas e uma escavadeira locadas. “Iniciamos na Serra dos Pereiros e até o final do período chuvoso queremos estar com todas as estradas vicinais do município recuperadas. Algumas regiões estamos nas jazidas, deixando o material preparado para realizar o trabalho após o período chuvoso, e outros, como aqui, já estamos deixando pronto, aproveitando a terra molhada para fazer uma boa compactação”, pontuou Vianney.

Publicidade

O prefeito salientou que os recursos aplicados no serviço é oriundo da arrecadação do ICMS. “Nós fizemos um trabalho e conseguimos aumentar o coeficiente do nosso ICMS. Hoje as parcelas que o município recebe semanalmente tem sido aplicadas principalmente na infraestrutura do município. A Educação, a Saúde e Assistência Social já tem fundos próprios, e para a infraestrutura nós estamos destinando os recursos do ICMS, devolvendo o imposto em benefícios para a população”, disse.

O orçamento para as estradas é em torno de 600 mil reais, que serão gastos com a aquisição do combustível e a locação das máquinas.

_Mais imagens

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS