Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Caldeirão Grande do Piauí apresenta experiência de sucesso no Congresso das Cidades

Publicado

em

O Centro de Convenções Atlantic City, em Teresina, sedia desde a última segunda-feira (6), o II Congresso das Cidades, um evento promovido pelo Sebrae no Piauí, o Grupo Cidade Verde de Comunicação e o Governo do Estado. Os pilares desta edição do evento são Gestão, Inovação e Desenvolvimento Humano.

O Congresso das Cidades apresenta, debate e dissemina propostas, inovações, informações, soluções inteligentes e conhecimentos práticos para empreendedores e gestores públicos, buscando o desenvolvimento das cidades piauienses.


_Congresso em imagens
-FOTOS | Congresso das Cidades – 1º dia
-FOTOS | Congresso das Cidades – 2º dia


Dentro da ampla e rica programação, na tarde desta terça-feira (7) aconteceu o Fórum de Secretários Municipais, onde alguns municípios do Piauí apresentaram iniciativas de sucesso, que tem promovido o desenvolvimento e melhorado a vida da população.

Um dos municípios participantes foi Caldeirão Grande do Piauí, representado pelo secretário de Agricultura, Glauber Ramon, que explanou sobre o projeto Sertão Empreendedor, que foi iniciado no município em 2015, com a identificação da ovinocaprinocultura como a cadeia produtiva. Os beneficiários do projeto são os produtores associados da Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos de Caldeirão Grande do Piauí, num total de 20 famílias.

Publicidade

“Os objetivos do projeto são promover a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos rurais, por meio do fomento à inovação, ao empreendedorismo e à difusão das tecnologias sociais, de produção, de gestão e de boas práticas de convivência com o semiárido”, explicou o secretário.

Ramon destacou que, a partir da implementação de tecnologias de gestão e boras práticas, o Sertão Empreendedor criou alternativas de produção mesmo nos períodos de estiagem e proporcionou a geração de emprego e renda no meio rural.

De acordo com o secretário municipal, o projeto fortaleceu um evento tradicional no município voltado para o setor, a Expocaboclos, feira de ovinos e caprinos que acontece anualmente, fomentando a agricultura familiar e oportunizando aos produtores locais o intercâmbio, a exposição e comercialização de seus animais com expositores de todos os Estados no Nordeste.

O prefeito João Vianney também participou do Fórum. Em entrevista, ele reafirmou que o projeto tem desenvolvido a agricultura familiar e dado destaque para o município. “Dos 36 municípios contemplados com o projeto, Caldeirão Grande foi destaque. E hoje estamos mostrando para todo o Piauí. Para nós é gratificante estar no segundo Congresso, e, juntamente com o Sebrae, mostrar que uma iniciativa como essa pode ser transformadora quando devidamente abraçada, como fizemos.”, disse.

Segundo o prefeito, essa não é a primeira vez que a agricultura familiar eleva o nome do município. “Caldeirão Grande foi destaque no Globo Rural, que mostrou um dos produtores do município comercializando a carne de caprino, do bode, para um renomado restaurante do Pernambuco.”, disse.

Publicidade

Sobre a feira de ovinos e caprinos, o prefeito anunciou que o evento acontecerá no período de 15 a 18 de novembro de 2019, na fazenda Caboclos. “A Expocaboclos é um evento que cresce a cada ano, graças ao trabalho desse grupo da Associação, do Sebrae, da Prefeitura e os produtores rurais. É um evento que está no calendário local, mas que deixou de ser um evento somente do nosso município, é mas de todo o Piauí e Nordeste.”

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS