Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Caldeirão Grande do Piauí celebra a 85ª festa de São José; veja fotos

Publicado

em

A devoção a São José, padroeiro de Caldeirão Grande do Piauí, foi manifestada mais uma vez. Desde o último dia 10 de março, todas as noites, um grande número de fiéis católicos se reunia para participar das nove noites de novena e missa, em preparação para a festa religiosa do santo.

E na tarde desta terça-feira, 19 de março, em frente a Igreja da cidade, foi celebrada a missa solene em homenagem a São José, o esposo de Maria, considerado o “pai terreno” de Jesus Cristo, um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.

A celebração foi presidida pelo padre José Pio Feitosa Marinho, pároco local, e contou com a participação, mais uma vez, de um grande número de devotos, pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, do próprio município ou vindo de outras cidades da região. Os fiéis enfrentaram o sol para assistir e participarem da santa missa.

Padre Pio Feitosa preside a celebração

No início da noite, após a celebração eucarística, os fiéis saíram em caminhada pelas ruas da cidade de Caldeirão Grande do Piauí, entoando cânticos e conduzindo a imagem do santo padroeiro, uma manifestação de fé e devoção.

Devotos conduzem a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade

O ponto alto do mais tradicional evento religioso do município encerrou com o rito de exposição, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, que foi conduzido pelo sacerdote, um momento de profunda reflexão.

Publicidade

Momento de adoração ao Santíssimo Sacramento

O 85º festejo de São José já é considerado um dos mais participativos da história, superando as expectativas da organização, segundo o padre Pio.

“Foi uma festa que envolveu todo município, os moradores da cidade e das comunidades rurais, crianças, idosos e casais, como também, as cidades vizinhas, que participaram efetivamente dessa festa. Para nós é um momento de muita alegria em ver pessoas que não vinham na missa e hoje estão envolvidas no serviço dessa festa.”, disse, dirigindo agradecimentos a todos. “O nosso muito obrigado a cada um e a cada uma que colaboraram com a realização desta festa de São José”.

Ao término do festejo, momento de forte evangelização, o sacerdote disse esperar que a comunidade tenha sido realmente tocada. “A nossa esperança é que, depois de ter celebrado essa festa com muita alegria, todos continuem professando sua fé no dia a dia, por que a vida cristã não é apenas na festa, mas sim, um processo de evangelização continuado.”, pontuou.

O prefeito do município, João Vianney de Sousa Alencar, participou da missa e procissão acompanhado da esposa Luciana Carvalho. O casal é um grande apoiador do festejo.

Prefeito Vianney, a esposa Luciana Carvalho e o padre Pio durante a procissão

Em entrevista, Vianney manifestou a satisfação em participar de mais uma festa de São José. “Estamos encerrando com muita alegria, feliz com a realização desse grande festejo. Digo grande do ponto de vista da evangelização, mas, também, da participação da comunidade local e dos municípios vizinhos. Esta foi a maior festa de nosso padroeiro São José e entra para a história. Foram 10 dias de muita oração para o nosso padroeiro São José, que vai abençoar ainda mais a nossa terra”, pontuou.

Publicidade

Outras autoridades também participaram da missa solene, como a vice-prefeita Zulene Pereira e o esposo Rinaldo Oliveira, além de vereadores e secretários municipais.

Autoridades presentes na missa solene

O festejo de São José é uma das mais antigas tradições religiosas de Caldeirão Grande do Piauí. São 85 anos de devoção. Tudo começou quando o município ainda era uma pequena comunidade, e com o passar dos anos, se tornou a maior manifestação religiosa local. Este ano, festejo refletiu sobre o tema “São José, esposo fiel e servidor”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS