Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Caldeirão Grande do Piauí sedia o VI Encontro da Rede Araripe com três Estados

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande do Piauí juntamente com a Rede de Agricultores e Experimentadores do Araripe (Rede Araripe) promoveram durante os dias 25 e 26 de outubro, o VI Encontro da Rede Araripe. Esta Edição teve como tema: “Agricultura familiar do semiárido – Conquistas e estratégias de manutenção de direitos”.

Mais imagens do 1º dia!

Mais imagens do 2º dia!

No primeiro dia de encontro (25), antes do início das atividades, os conferencistas participaram de um café da manhã, em seguida se dirigiram ao Auditório Maria Santa de Alencar, onde diversos representantes de instituições e órgãos comporam a mesa de honra. Após a execução do hino nacional brasileiro, os mesmos participaram de uma ‘mesa redonda’, com o objetivo de discutirem diversas temáticas acerca da agricultura familiar e semiárido.

Dentre os participantes da mesa estava o coordenador da Rede Araripe, Adão de Jesus, que explicou qual o objetivo do evento e sobre a atuação da Rede Araripe. “Ela surge dentro de um conjunto de organizações que envolvem regiões do Piauí, Ceará e Pernambuco, e temos nossa rede de agricultores e uma gama de parceiros que nos apóiam na condução e incentivo das produções, assim como nas discussões das políticas públicas da agricultura familiar”, falou Adão de Jesus.

Publicidade

Adão de Jesus, representante da Rede Araripe

Grande número de pessoas participou do encontro

Outra personalidade importante que trouxe contribuições para as discussões da mesa redonda foi o coordenador do Projeto Viva o Semiárido do Estado do Piauí, Francisco Ribeiro, conhecido como Chicão. O coordenador frisou a importância da fomentação deste momento para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Chicão destacou importancia do encontro

“Essa troca de informações é grandiosa e esse encontro possibilita isto. Encontramos sempre novidades, tanto nas palestras como nas feiras e oficinas. Destaco também a importância da realização da segunda etapa deste encontro que é a visita nas várias experiências aqui de Caldeirão Grande”, falou Chicão.

Publicidade

Participantes durante oficina

Durante a tarde do primeiro dia do encontro, os participantes puderam participar de 5 oficinas diferentes, de acordo com suas devidas escolhas, dentre as quais, sobre Certificação Orgânica e Participativa; Acesso a Mercado Justo e Solidário; Saberes Tradicionais da Caatinga; Cultura da Mandioca no Araripe e Segurança Alimentar e Nutricional.

Terreiro de Inovações

Durante a noite da sexta-feira, 25, a programação seguiu com o Terreiro de Inovações. O coordenador do órgão “Caatinga”, do Estado do Pernambuco, Paulo Pedro, destacou que o momento que possibilitou a troca de sementes, venda de itens da agricultura familiar, partilha de ideias das tecnologias utilizadas no semiárido e apresentações culturais, enriqueceu ainda mais o VI Encontro da Rede Araripe.

Paulo Pedro, da “Caatinga”

Publicidade

Experiências foram apresentadas no Terreiro

Produtos oriundos da agricultura foram apresentados e comercilaizados no evento

No Terreiro de Inovações, além dos relatos de experiências com as tecnologias utilizadas no semiárido, a população em geral participou de uma noite de forró, onde contaram com as apresentações de cantores forrozeiros e violeiros.

Momento do Terreiro das Inovações

O prefeito municipal de Caldeirão Grande do Piauí, João Vianney, além de dar total apoio para a realização das atividades esteve participando do encontro desde as primeiras horas. Vianney destacou a importância do evento para o cenário municipal. “Durante este dia, foram desenvolvidas diversas atividades voltadas para a agricultura familiar. Quero agradecer a participação dos vereadores, secretários, colaboradores e população em geral. É um evento que traz desenvolvimento para a agricultura familiar”, contou o prefeito.

Publicidade

Prefeito João Vianney

No dia 26, a programação seguiu pela manhã com visitas nas comunidades e propriedades da zona rural do município, ocasião em que os participantes conheceram projetos desenvolvidos na região como a criação de galinha caipira, plantio do alho e hortaliças, e a criação de caprinos e ovinos.

Visitas as experiências dos agricultores familiares

Na parte da tarde deste último dia aconteceu o momento de partilha das experiências, com a socialização dos resultados das oficinas e visitas, e ainda, os encaminhamentos finais. O secretário de agricultura de Caldeirão Grande do Piauí, Glauber Ramon, também esteve acompanhando as atividades desenvolvidas no encontro.

Fonte: FolhaAtual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS